Até 17,8 km/l: Inmetro divulga os 10 SUVs flex com menor consumo em 2022
Os SUVs são a categoria de automóveis mais desejada do Brasil e aos poucos estão tomando o lugar de minivans, hatches médios e até sedãs na preferência dos consumidores.
A maior altura em relação ao solo e a posição de dirigir elevada são fatores que ajudam a explicar o sucesso dos utilitários esportivos. Contudo, outro fator influencia a escolha: o consumo de combustível.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Com disparada dos preços da gasolina e do etanol, modelos mais econômicos e eficientes fazem a diferença na hora de fechar as contas. Sabendo disso, apresentamos os 10 SUVs flex menos gastões comercializados no Brasil atualmente.
Os dados são do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que acaba de atualizar as médias de consumo dos veículos comercializados em 2022 no País, seguindo os parâmetros do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).
Além de trazer os utilitários esportivos lançados neste ano, a relação inclui veículos já comercializados no ano passado no País e cuja motorização passou por alterações a partir de 2022 para atender os novos limites de emissões impostos pelo Proconve L7 - a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
O ranking que você confere a seguir considera os SUVs bicombustíveis com menor consumo em MJ/km e exclui as opções totalmente elétricas ou movidas apenas a gasolina ou diesel.
O campeão é o híbrido Toyota Corolla Cross, que surpreende ao ser mais econômico na cidade que na estrada - em vias urbanas, seu motor elétrico é mais acionado, ajudando a reduzir o gasto de gasolina ou etanol.
A lista traz a versão mais barata de cada modelo, quando há mais de uma disponível com o mesmo consumo. Utilitários esportivos com a mesma média aparecem empatados na relação.
Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro
O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui.
Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover.
Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel.
A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Veja os 10 SUVs mais econômicos do Brasil em 2022
-
Toyota Corolla
Versão XRV Hybrid
Motor 1.8 híbrido flex e câmbio CVTNota B
Consumo energético - 1,31 MJ/kmConsumo cidade - 11,8 km/l (etanol)
Consumo estrada - 9,7 km/l (etanol)
Consumo cidade - 17,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,7 km/l (gasolina)
-
Fiat Pulse
Versão Drive 1.3 CVT
Motor 1.3 flex e câmbio CVTNota B
Consumo energético - 1,56 MJ/kmConsumo cidade - 9,2 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,4 km/l (etanol)
Consumo cidade - 12,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,3 km/l (gasolina)
-
Volkswagen Nivus
Versão Comfortline
Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchasNota B
Consumo energético - 1,66 MJ/kmConsumo cidade - 8,3 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,1 km/l (etanol)
Consumo cidade - 12,1 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,2 km/l (gasolina)
-
Volkswagen T-Cross
Versão Sense
Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchasNota B
Consumo energético - 1,66 MJ/kmConsumo cidade - 8,3 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10 km/l (etanol)
Consumo cidade - 12 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,4 km/l (gasolina)
-
Citroën C4 Cactus
Versão Shine THP Pack
Motor 1.6 turbo flex e câmbio automático de 6 marchasNota B
Consumo energético - 1,73 MJ/kmConsumo cidade - 8,2 km/l (etanol)
Consumo estrada - 9,5 km/l (etanol)
Consumo cidade - 11,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 13,4 km/l (gasolina)
-
Nissan Kicks
Versão Sense CVT
Motor 1.6 flex e câmbio CVTNota C
Consumo energético - 1,75 MJ/kmConsumo cidade - 7,8 km/l (etanol)
Consumo estrada - 9,6 km/l (etanol)
Consumo cidade - 11,4 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 13,9 km/l (gasolina)
-
Hyundai Creta
Versão Comfort
Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchasNota C
Consumo energético - 1,78 MJ/kmConsumo cidade - 8,2 km/l (etanol)
Consumo estrada - 8,9 km/l (etanol)
Consumo cidade - 12 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 12,2 km/l (gasolina)
-
Chevrolet Tracker
Versão 1.0 Turbo
Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchasNota C
Consumo energético - 1,79 MJ/kmConsumo cidade - 7,7 km/l (etanol)
Consumo estrada - 9,5 km/l (etanol)
Consumo cidade - 11,2 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 13,4 km/l (gasolina)
-
Peugeot 2008
Versão Griffe
Motor 1.6 turbo flex e câmbio automático de 6 marchasNota C
Consumo energético - 1,81 MJ/kmConsumo cidade - 7,8 km/l (etanol)
Consumo estrada - 9,1 km/l (etanol)
Consumo cidade - 11,2 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 12,9 km/l (gasolina)
-
Renault Duster
Versão Zen Manual
Motor 1.6 flex e câmbio manual de 5 marchasNota C
Consumo energético - 1,81 MJ/kmConsumo cidade - 8,1 km/l (etanol)
Consumo estrada - 8,5 km/l (etanol)
Consumo cidade - 11,6 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 12,3 km/l (gasolina)
-
Jeep Renegade
Versão Sport
Motor 1.3 turbo flex e câmbio automático de 6 marchasNota C
Consumo energético - 1,83 MJ/kmConsumo cidade - 7,7 km/l (etanol)
Consumo estrada - 9,1 km/l (etanol)
Consumo cidade - 11 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 12,8 km/l (gasolina)
-
Volkswagen Taos
Versão Comfortline
Motor 1.4 turbo flex e câmbio automático de 6 marchasNota C
Consumo energético - 1,84 MJ/kmConsumo cidade - 7,6 km/l (etanol)
Consumo estrada - 9,1 km/l (etanol)
Consumo cidade - 10,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 13 km/l (gasolina)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.