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Até 17,8 km/l na cidade: Inmetro mostra SUVs flex mais econômicos de 2023

Equipado com motor 1.5 aspirado e câmbio CVT, Honda HR-V é um dos SUVs flex mais eficientes do Brasil - Divulgação
Equipado com motor 1.5 aspirado e câmbio CVT, Honda HR-V é um dos SUVs flex mais eficientes do Brasil Imagem: Divulgação

Alessandro Reis, do UOL, em São Paulo (SP)

03/12/2023 04h00Atualizada em 04/12/2023 23h08

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) acaba de atualizar a lista com o consumo médio de combustível dos veículos zero-quilômetro comercializados em 2023 no Brasil - entre eles os SUVs, segmento mais badalado e com maior volume de vendas no país.

Confira abaixo a relação atualizada dos dez utilitários esportivos flex mais econômicos do país segundo o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), com menor consumo em MJ/km do Brasil.

A lista considera a versão mais eficiente de cada modelo e coloca na mesma colocação veículos com média de consumo geral idêntica - por essa razão, tem mais de dez itens.

Vale destacar que os utilitários esportivos híbridos da lista têm menor consumo na cidade porque, no ciclo urbano, o auxílio do motor elétrico na propulsão é maior, poupando mais combustível do que no ciclo rodoviário.

Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro

O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui

Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover

Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel

A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes

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Os SUVs flex mais econômicos de 2023

  • Rafaela Borges/UOL

    Toyota Corolla Cross

    Motor 1.8 híbrido flex e câmbio CVT

    Nota B
    Consumo energético - 1,31 MJ/km

    Consumo cidade - 11,8 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,7 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 17,8 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,7 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Fiat Pulse

    Motor 1.3 flex e câmbio CVT

    Nota B
    Consumo energético - 1,58 MJ/km

    Consumo cidade - 9 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 10,3 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 12,8 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14 km/l (gasolina)
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  • Divulgação

    Honda HR-V

    Motor 1.5 flex e câmbio CVT

    Nota B
    Consumo energético - 1,62 MJ/km

    Consumo cidade - 8,8 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,8 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 12,7 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,9 km/l (gasolina)
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  • Simon Plestenjak/UOL

    Fiat Fastback

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio CVT

    Nota B
    Consumo energético - 1,65 MJ/km

    Consumo cidade - 8,4 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 10,2 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,9 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,6 km/l (gasolina)
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  • Divulgação

    Volkswagen Nivus

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,66 MJ/km

    Consumo cidade - 8,3 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 10,1 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 12,1 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,2 km/l (gasolina)
    Leia mais

  • Divulgação

    Volkswagen T-Cross

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,66 MJ/km

    Consumo cidade - 8,3 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 10 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 12 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,4 km/l (gasolina)
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  • Divulgação

    Citroën C4 Cactus

    Motor 1.6 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,73 MJ/km

    Consumo cidade - 8,2 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,5 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,7 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,4 km/l (gasolina)
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  • Divulgação

    Hyundai Creta

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota C
    Consumo energético - 1,75 MJ/km

    Consumo cidade - 8,3 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,1 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,9 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 12,6 km/l (gasolina)
    Leia mais

  • Divulgação

    Caoa Chery Tiggo 5X Hybrid

    Motor 1.5 turbo flex híbrido leve e câmbio CVT

    Nota C
    Consumo energético - 1,76 MJ/km

    Consumo cidade - 8,7 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 8,8 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,8 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 12,3 km/l (gasolina)
    Leia mais

  • Divulgação

    Nissan Kicks

    Motor 1.6 flex e câmbio CVT

    Nota C
    Consumo energético - 1,76 MJ/km

    Consumo cidade - 7,8 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,5 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,4 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,8 km/l (gasolina)
    Leia mais

  • Divulgação

    Chevrolet Tracker

    Motor 1.0 turbo flex e e câmbio automático de 6 marchas

    Nota C
    Consumo energético - 1,78 MJ/km

    Consumo cidade - 7,8 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,6 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,2 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,6 km/l (gasolina)

  • Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

    Peugeot 2008

    Motor 1.6 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota C
    Consumo energético - 1,81 MJ/km

    Consumo cidade - 7,8 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,1 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,2 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 12,9 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Renault Duster

    Motor 1.6 flex e e câmbio manual de 5 marchas

    Nota C
    Consumo energético - 1,81 MJ/km

    Consumo cidade - 8,1 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 8,5 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,6 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 12,3 km/l (gasolina)

Fonte: Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)