Até 18 km/l na cidade: Inmetro divulga os 10 SUVs flex mais econômicos
![Primeiro SUV híbrido flex já lançado, Corolla Cross é o utilitário esportivo bicombustível mais eficiente do mercado brasileiro, segundo Inmetro - Murilo Góes/UOL](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/48/2021/03/10/toyota-corolla-cross-xrx-1615389551802_v2_900x506.jpg)
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) acaba de atualizar as médias de consumo dos veículos comercializados em 2022 no Brasil, seguindo os parâmetros do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).
A lista inclui SUVs recém chegados ao mercado, como o Fiat Fastback, a nova geração do Honda HR-V e a versão híbrida leve do Caoa Chery Tiggo 5X Pro.
Esses três lançamentos estão entre os utilitários esportivos flex mais eficientes país - a liderança ainda é do Toyota Corolla Cross híbrido, capaz de percorrer quase 18 km na cidade com apenas um litro de gasolina.
Vale destacar: por trazer propulsão híbrida, o SUV da marca japonesa inverte a lógica e bebe menos na cidade, onde o motor elétrico que ajuda a poupar combustível é mais acionado.
O ranking que você confere a seguir traz os dez utilitários esportivos bicombustíveis com menor consumo em MJ/km e exclui as opções totalmente elétricas ou movidas apenas a gasolina ou diesel.
A lista traz sempre a motorização mais eficiente de determinado modelo, quando há mais de uma disponível, as médias de consumo já consideram os novos limites de emissões determinados, a partir de 2022, pelo Proconve L7 - a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro
O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui.
Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover.
Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel.
A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes.
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Os 10 SUVs flex mais econômicos do Brasil
-
Toyota Corolla Cross
Motor 1.8 híbrido flex e câmbio CVT
Nota B
Consumo energético - 1,31 MJ/kmConsumo cidade - 11,8 km/l (etanol)
Consumo estrada - 9,7 km/l (etanol)
Consumo cidade - 17,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,7 km/l (gasolina)
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Fiat Pulse
Motor 1.3 flex e câmbio CVT
Nota B
Consumo energético - 1,56 MJ/kmConsumo cidade - 9,2 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,4 km/l (etanol)
Consumo cidade - 12,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,3 km/l (gasolina)
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Honda HR-V
Motor 1.5 flex e câmbio CVT
Nota B
Consumo energético - 1,62 MJ/kmConsumo cidade - 8,8 km/l (etanol)
Consumo estrada - 9,8 km/l (etanol)
Consumo cidade - 12,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 13,9 km/l (gasolina)
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Fiat Fastback
Motor 1.0 turbo flex e câmbio CVT
Nota B
Consumo energético - 1,65 MJ/kmConsumo cidade - 8,4 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,2 km/l (etanol)
Consumo cidade - 11,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,6 km/l (gasolina)
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Volkswagen Nivus
Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,66 MJ/kmConsumo cidade - 8,3 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,1 km/l (etanol)
Consumo cidade - 12,1 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,2 km/l (gasolina)
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Volkswagen T-Cross
Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,66 MJ/kmConsumo cidade - 8,3 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10 km/l (etanol)
Consumo cidade - 12 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,4 km/l (gasolina)
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Citroën C4 Cactus
Motor 1.6 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,73 MJ/kmConsumo cidade - 8,2 km/l (etanol)
Consumo estrada - 9,5 km/l (etanol)
Consumo cidade - 11,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 13,4 km/l (gasolina)
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Nissan Kicks
Motor 1.6 flex e câmbio CVT
Nota C
Consumo energético - 1,75 MJ/kmConsumo cidade - 7,8 km/l (etanol)
Consumo estrada - 9,6 km/l (etanol)
Consumo cidade - 11,4 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 13,9 km/l (gasolina)
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Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid
Motor 1.5 turbo flex híbrido leve e câmbio CVT
Nota C
Consumo energético - 1,76 MJ/kmConsumo cidade - 8,7 km/l (etanol)
Consumo estrada - 8,8 km/l (etanol)
Consumo cidade - 11,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 12,3 km/l (gasolina)
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Versão Comfort
Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchasNota C
Consumo energético - 1,78 MJ/kmConsumo cidade - 8,2 km/l (etanol)
Consumo estrada - 8,9 km/l (etanol)
Consumo cidade - 12 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 12,2 km/l (gasolina)
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