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Até 18 km/l na cidade: Inmetro divulga os 10 SUVs flex mais econômicos

Primeiro SUV híbrido flex já lançado, Corolla Cross é o utilitário esportivo bicombustível mais eficiente do mercado brasileiro, segundo Inmetro - Murilo Góes/UOL
Primeiro SUV híbrido flex já lançado, Corolla Cross é o utilitário esportivo bicombustível mais eficiente do mercado brasileiro, segundo Inmetro Imagem: Murilo Góes/UOL

Alessandro Reis, do UOL, em São Paulo (SP)

12/10/2022 04h00

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) acaba de atualizar as médias de consumo dos veículos comercializados em 2022 no Brasil, seguindo os parâmetros do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).

A lista inclui SUVs recém chegados ao mercado, como o Fiat Fastback, a nova geração do Honda HR-V e a versão híbrida leve do Caoa Chery Tiggo 5X Pro.

Esses três lançamentos estão entre os utilitários esportivos flex mais eficientes país - a liderança ainda é do Toyota Corolla Cross híbrido, capaz de percorrer quase 18 km na cidade com apenas um litro de gasolina.

Vale destacar: por trazer propulsão híbrida, o SUV da marca japonesa inverte a lógica e bebe menos na cidade, onde o motor elétrico que ajuda a poupar combustível é mais acionado.

O ranking que você confere a seguir traz os dez utilitários esportivos bicombustíveis com menor consumo em MJ/km e exclui as opções totalmente elétricas ou movidas apenas a gasolina ou diesel.

A lista traz sempre a motorização mais eficiente de determinado modelo, quando há mais de uma disponível, as médias de consumo já consideram os novos limites de emissões determinados, a partir de 2022, pelo Proconve L7 - a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.

Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro

O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui.

Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover.

Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel.

A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes.

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Os 10 SUVs flex mais econômicos do Brasil

  • Murilo Góes/UOL

    Toyota Corolla Cross

    Motor 1.8 híbrido flex e câmbio CVT

    Nota B
    Consumo energético - 1,31 MJ/km

    Consumo cidade - 11,8 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,7 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 17,8 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,7 km/l (gasolina)
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  • Divulgação

    Fiat Pulse

    Motor 1.3 flex e câmbio CVT

    Nota B
    Consumo energético - 1,56 MJ/km

    Consumo cidade - 9,2 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 10,4 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 12,9 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,3 km/l (gasolina)
    Leia mais

  • Divulgação

    Honda HR-V

    Motor 1.5 flex e câmbio CVT

    Nota B
    Consumo energético - 1,62 MJ/km

    Consumo cidade - 8,8 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,8 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 12,7 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,9 km/l (gasolina)
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  • Simon Plestenjak/UOL

    Fiat Fastback

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio CVT

    Nota B
    Consumo energético - 1,65 MJ/km

    Consumo cidade - 8,4 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 10,2 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,9 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,6 km/l (gasolina)
    Leia mais

  • Divulgação

    Volkswagen Nivus

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,66 MJ/km

    Consumo cidade - 8,3 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 10,1 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 12,1 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,2 km/l (gasolina)
    Leia mais

  • Divulgação

    Volkswagen T-Cross

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,66 MJ/km

    Consumo cidade - 8,3 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 10 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 12 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,4 km/l (gasolina)
    Leia mais

  • Divulgação

    Citroën C4 Cactus

    Motor 1.6 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,73 MJ/km

    Consumo cidade - 8,2 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,5 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,7 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,4 km/l (gasolina)
    Leia mais

  • Divulgação

    Nissan Kicks

    Motor 1.6 flex e câmbio CVT

    Nota C
    Consumo energético - 1,75 MJ/km

    Consumo cidade - 7,8 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,6 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,4 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,9 km/l (gasolina)
    Leia mais

  • Divulgação

    Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid

    Motor 1.5 turbo flex híbrido leve e câmbio CVT

    Nota C
    Consumo energético - 1,76 MJ/km

    Consumo cidade - 8,7 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 8,8 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,8 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 12,3 km/l (gasolina)
    Leia mais

  • Divulgação

    Hyundai Creta

    Versão Comfort
    Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota C
    Consumo energético - 1,78 MJ/km

    Consumo cidade - 8,2 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 8,9 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 12 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 12,2 km/l (gasolina)
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Fonte: Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)