Até 18,5 km/l: Inmetro atualiza lista dos 10 sedãs flex mais econômicos
Em nova atualização da lista do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veícular), o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) trouxe os consumos de todos os veículos comercializados no Brasil. Entre eles estão os sedãs, que apesar de terem perdido espaço no mercado para os SUVs, seguem sendo importantes para as montadoras.
Aqui, o UOL Carros traz os dez sedãs flex mais econômicos do mercado nacional de acordo com o último levantamento feito pela entidade.
É importante dizer que o Toyota Corolla, líder do ranking, tem menor consumo na cidade do que na estrada por ter propulsão híbrida. No ambiente urbano, as frenagens recarregam as baterias, poupando mais combustível.
Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro
O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui
Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover
Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel
A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes
Os sedãs mais econômicos do Brasil em 2024
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Toyota Corolla
Motor 1.8 híbrido flex e câmbio CVT
Nota A
Consumo energético - 1,21 MJ/kmConsumo cidade - 12,8 km/l (etanol) / 18,5 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 11,1 km/l (etanol) / 15,7 km/l (gasolina)
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Chevrolet Onix Plus
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,39 MJ/kmConsumo cidade - 9,7 km/l (etanol) / 13,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 12,2 km/l (etanol) / 17,4 km/l (gasolina)
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Fiat Cronos
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,44 MJ/kmConsumo cidade - 9,8 km/l (etanol) / 13,5 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 11,4 km/l (etanol) / 16,6 km/l (gasolina)
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Hyundai HB20S
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota A
Consumo energético - 1,49 MJ/kmConsumo cidade - 9,6 km/l (etanol) / 13,4 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 10,8 km/l (etanol) / 15,3 km/l (gasolina)
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Volkswagen Virtus
Motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,56 MJ/kmConsumo cidade - 8,9 km/l (etanol) / 12,5 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 10,8 km/l (etanol) / 15,4 km/l (gasolina)
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Honda City
Motor 1.5 flex e câmbio CVT
Nota A
Consumo energético - 1,53 MJ/kmConsumo cidade - 9,2 km/l (etanol) / 13,1 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 10,5 km/l (etanol) / 15,2 km/l (gasolina)
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Renault Logan
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,53 MJ/kmConsumo cidade - 9,6 km/l (etanol) / 13,6 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 9,8 km/l (etanol) / 14,4 km/l (gasolina)
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Toyota Yaris Sedan
Motor 1.5 flex e câmbio CVT
Nota B
Consumo energético - 1,55 MJ/kmConsumo cidade - 9,2 km/l (etanol) / 12,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 10,6 km/l (etanol) / 14,9 km/l (gasolina)
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Chery Arrizo 6
Motor 1.5 turbo flex e câmbio CVT
Nota B
Consumo energético - 1,63 MJ/kmConsumo cidade - 8,9 km/l (etanol) / 12,5 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 9,9 km/l (etanol) / 13,5 km/l (gasolina)
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Nissan Versa
Motor 1.6 flex e câmbio CVT
Nota B
Consumo energético - 1,66 MJ/kmConsumo cidade - 8,1 km/l (etanol) / 11,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 10,5 km/l (etanol) / 15,0 km/l (gasolina)
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