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BYD na Bahia: marca tem SUV com mil km por tanque e o elétrico mais barato

Guilherme Menezes/ UOL Carros
Imagem: Guilherme Menezes/ UOL Carros

Do UOL, em São Paulo

29/06/2023 11h46

A BYD assumirá a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, em anúncio programado para a próxima terça-feira. Os últimos detalhes foram acertados em reunião da vice-presidente global da marca chinesa, Stella Li, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Casa Civil Rui Costa, o governador do estado Jerônimo Rodrigues, além de outros políticos em Brasília (DF).

O UOL apurou que a montadora ainda pediu a concessão do porto de Aratu, que tinha sido cedido à Ford e que será utilizado para a produção de energia eólica. Ainda solicitou a Lula a necessidade de rever condições de produção, a exemplo de PIS/Cofins e IPI.

Junto da vice-presidente, a redação também conseguiu confirmar que serão feitos até seis modelos diferentes na nova fábrica, cuja capacidade produtiva será de 150 mil ou 160 mil unidades por ano. Quais serão os modelos e como eles são? Confira a seguir.

BYD que vão virar nacionais

  • Divulgação

    Tan

    O Tan EV vai na contramão da onda dos SUVs. O sedã grande tem design esportivo que faz jus ao desempenho entregue pelos dois motores elétricos.

    A potência é de 517 cv e o torque de 69,3 kgfm está disponível o tempo todo. Isso resulta em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e velocidade máxima de 186 km/h. Leia mais

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    Han

    O Han foi o primeiro modelo lançado pela BYD no mercado brasileiro. Maior carro elétrico à venda no país, o SUV tem 4,87 m de comprimento, sendo 2,82 m de entre-eixos. As dimensões generosas resultam em bastante espaço para até sete passageiros.

    Assim como o Tan, o Han tem uma cabine de encher os olhos. Destaque para o acabamento de ótima qualidade e a vistosa tela de 15,6 polegadas, que pode ser disposta na vertical ou horizontal ao toque de um botão.

    O SUV é movido por dois motores elétricos, que entregam 517 cv e 69,3 kgfm de torque instantâneo. A bateria é feita de lítio-ferro-fosfato, que oferece maior resistência em impactos, mas é mais pesada. Leia mais

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    Yuan Plus EV

    O Yuan Plus foi lançado simultaneamente ao Song e curiosamente custa o mesmo que o SUV híbrido. O modelo é um dos cotados para ser fabricado no Brasil.

    O motor elétrico é instalado no eixo dianteiro e tem 150 KW (204 cv), com torque instantâneo de 31,6 kgfm. Segundo a BYD, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

    A autonomia declarada é de 458 km, mas a marca não revelou qual a metodologia foi utilizada. Leia mais

  • Guilherme Menezes/UOL Carros

    Song Plus

    O único modelo híbrido vendido pela BYD no país é capaz de rodar mais de 1.000 km sem abastecer - 1.100 km, segundo a fabricante.

    O modelo possui a tecnologia DM-i, que prioriza o funcionamento do Song Plus em modo elétrico. De acordo com a marca, o SUV utiliza apenas energia elétrica em trajetos curtos e, se necessário, o motor a combustão entra em ação. São três modos de funcionamento: EV (que desliga a combustão), HEV paralelo (calcula a utilização mais eficiente) e HEV em série (mantém os dois ligados).

    O motor a combustão funciona no ciclo Atkinson. Tem 1,5 litro e gera até 110 cv e 14 kgfm. Enquanto isso, o motor elétrico gera 179 cv e 32 kgfm. Segundo a BYD, chega aos 100 km/h em 8.5 segundos e tem autonomia 100% elétrica de 51 km. Leia mais

  • Guilherme Menezes/UOL Carros

    Dolphin

    Lançado ontem (28), trata-se do carro elétrico mais barato do Brasil, por R$ 149.800 (com carregador wallbox incluído). Com visual inspirado na vida marinha (na tradução do inglês, Dolphin significa 'Golfinho'), sua motorização elétrica entrega 95 cv e 18,4 kgfm, a partir de 44,9 kWh. Assim, acelera até 100 km/h em 10,9 segundos, com máxima de 160 km/h.

    Segundo a marca, para recarregar de 30% a 80%, leva apenas 30 minutos em aparelhos do tipo rápido, com 60 kW. Os números sobem para 6,8 horas em 3,3 kW ou 3,5 horas com 7 kW. No ciclo PBE, faz 291 km de autonomia, com 0,42 mJ/Km, ou 11 centavos por km rodado. Mas nos nossos testes pudemos passar dos 400 km apenas em uso urbano.

    Vem equipado com câmeras e sensores frontais, laterais, traseiras e 360º, piloto automático, central multimídia rotativa de 12,8 polegadas com conectividade para smartphones, cluster digital de 5 polegadas, entre outros. Leia mais

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    Seagull (provável)

    A executiva confirmou ao UOL Carros que um modelo ainda mais em contado que o Dolphin está nos planos da marca para a nova fábrica da BYD em Camaçari. Não por menos, há pouco mais de duas semanas, os chineses registraram o modelo no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

    Quanto analisamos o portfólio completo no exterior, o único elegível para o posto é outro modelo da chamada 'Linha Ocean': o Seagull, feito sob a mesma plataforma do "irmão" maior.

    Foi lançado em abril deste ano no Salão de Xangai 2023. O carro elétrico mais barato da montadora chinesa tem preços que variam entre 78.800 e 95.800 yuans, o equivalente a R$ 52.800 e R$ 64.200 em uma conversão direta. Com 10 cm a mais que o Kwid em comprimento, tem interior praticamente idêntico ao do Dolphin.

    Só o motor que é mais fraco. Com 74 cv e 13,7 kgfm, é alimentado pela bateria de lâmina (Blade) com capacidade de 30 kWh ou 38,8 kWh, suficiente para o alcance de 305 km ou 405 km pelo ciclo chinês, respectivamente. Leia mais