Campeões de rali e motocross ensinam a encarar offroad; assista
Da Infomoto
28/12/2015 15h32
Não precisa ser uma trilha muito fechada ou com subidas íngremes para fazer muitos motociclistas entrarem em pânico. Qualquer estradinha de chão batido pode causar medo de um tombo até em pilotos experientes. Mas calma! Conduzir uma moto nessas condições não precisa ser apavorante: apenas exige cuidado e aplicação de técnicas particulares de pilotagem.
Infomoto foi atrás de dois especialistas do mundo das competições para ajudá-lo a virar craque no fora-de-estrada: o piloto de rali Jean Azevedo, nove vezes campeão brasileiro de rali e prestes a iniciar sua 18ª participação no Dakar, e Stefany Serrão, já consagrada campeã latino-americana e bicampeã brasileira de motocross. Confira abaixo cinco dicas dadas pelas duas feras do motociclismo sobre a terra. Para vê-los aplicando os conceitos na prática, é só assistir ao vídeo.
Offroad sobre duas rodas em cinco passos
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Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto Aderência
O nível de aderência diminui bastante em uma via não asfaltada, mesmo em comparação com uma estrada de asfalto molhada. Portanto, ande sempre a velocidades reduzidas e faça tudo com muita suavidade. “Nunca faça movimentos bruscos, nem mesmo de frenagem ou aceleração”, ensina Serrão.
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Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto Posicionamento
Já reparou que os pilotos de corridas offroad estão sempre de pé? Não é por caso: mesmo que sua moto não seja trail, posicionar-se assim garante maior controle da moto e também uma visão mais ampla do caminho, para antecipar obstáculos como curvas ou buracos. “Use as pernas para apertar o tanque”, explica a competidora de motocross. Tal procedimento garante reações mais uniformes.
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Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto Frenagem
Frear sobre a terra -- que, lembre-se, possui aderência muito menor e mais irregular -- é outro processo que exige sensibilidade por parte do piloto. “Tem que usar sempre os dois freios e saber dosá-los de acordo com o grip, porque a chance de a roda travar é grande”, ressalta Azevedo. Ser suave nos movimentos também é muito importante nesta etapa.
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Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto Curvas
Diferentemente da tocada esportiva, em que o motociclista "se joga" para dentro da curva a fim de facilitar a tangência, no fora-de-estrada é preciso usar o peso do corpo como um pêndulo sobre a moto. “No caso de uma curva para a direita, por exemplo, a gente joga o peso do corpo sobre a pedaleira esquerda, do lado de fora da curva”, exemplifica Jean. Tudo, claro, em velocidades baixas, para evitar desequilíbrio ou perda de aderência.
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Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto Subida
O mais importante ao enfrentar uma subida íngreme é acertar a velocidade, para não iniciar o trecho nem lento nem rápido demais. “Se deixar para acelerar no meio, a moto tende a patinar”, diz o multicampeão de rali. O ideal é engatar uma marcha mais baixa, deixar o giro um pouco mais alto e buscar o torque antes de entrar no aclive, para ganhar embalo. Quando chegar a ele, incline o corpo à frente, para evitar que a moto empine.