Topo

Cuidado com os ladrões: veja os 10 sedãs mais roubados ou furtados em SP

Toyota Corolla está entre os 10 sedãs mais roubados ou furtados do Estado de São Paulo nos 8 primeiros meses de 2021 - Divulgação
Toyota Corolla está entre os 10 sedãs mais roubados ou furtados do Estado de São Paulo nos 8 primeiros meses de 2021 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/10/2021 04h00

Dono da maior frota de veículos do Brasil, com cerca de 30 milhões de unidades, São Paulo registrou 6.799 roubos ou furtos de sedãs no período de janeiro a agosto deste ano.

As informações são da Ituran, empresa de rastreamento veicular, com base em dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública do governo paulista. A pedido de UOL Carros, a companhia apontou os dez sedãs mais furtados ou roubados no Estado durante os primeiros oito meses de 2021. Confira a lista abaixo.

Segundo Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, os sedãs mais visados pelos ladrões têm de cinco a dez anos de fabricação e são responsáveis por 37,34% das ocorrências no período mencionado. Em seguida, vêm os exemplares produzidos há mais de uma década, com 35,03%.

"Isso acontece porque os exemplares mais antigos e com maior frota circulante têm grande demanda por peças da parte de desmanches e oficinas ilegais. Além disso, os três modelos mais visados - Chevrolet Prisma, Volkswagen Voyage e Fiat Grand Siena - são muito utilizados por motoristas de aplicativo, que se tornaram alvos dos criminosos", explica.

Ainda assim, pontua Boutti, o número de furtos de sedãs (74,42%) é muito maior do que o de roubos (25,58%), quando o veículo é levado mediante violência ou ameaça contra o condutor.

"Os furtos predominam porque porque são um crime muito mais ameno no Código Penal e mais difícil de provar. Os criminosos só roubam para levar veículos que não podem ser furtados, devido a tecnologias antifurto", explica.

Especificamente em relação aos sedãs, os roubos ou furtos acontecem mais no período noturno (32,53%), seguido pela manhã (27,5%) e pela tarde (23,87%). Por sua vez, quarta (17,03%) e quinta-feira (16,84%) são os dias da semana com maior quantidade de ocorrências - de acordo com a Ituran.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Os 10 sedãs mais roubados ou furtados em SP

  • Divulgação

    Chevrolet Prisma

    872 unidades roubadas ou furtadas

  • Simon Plestenjak/UOL

    Volkswagen Voyage

    803 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Fiat Siena/Grand Siena

    787 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Chevrolet Monza

    549 unidades roubadas ou furtadas

  • Murilo Góes/UOL

    Renault Logan

    409 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Chevrolet Cobalt

    370 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Honda Civic

    370 unidades roubadas ou furtadas

  • Murilo Góes/UOL

    Hyundai HB20S

    355 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Chevrolet Classic

    291 unidades roubadas ou furtadas

  • Divulgação

    Toyota Corolla

    258 unidades roubadas ou furtadas

Fonte: Ituran, com base em dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo