Cuidado com os ladrões: veja os 10 sedãs mais roubados ou furtados em SP
Dono da maior frota de veículos do Brasil, com cerca de 30 milhões de unidades, São Paulo registrou 6.799 roubos ou furtos de sedãs no período de janeiro a agosto deste ano.
As informações são da Ituran, empresa de rastreamento veicular, com base em dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública do governo paulista. A pedido de UOL Carros, a companhia apontou os dez sedãs mais furtados ou roubados no Estado durante os primeiros oito meses de 2021. Confira a lista abaixo.
Segundo Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, os sedãs mais visados pelos ladrões têm de cinco a dez anos de fabricação e são responsáveis por 37,34% das ocorrências no período mencionado. Em seguida, vêm os exemplares produzidos há mais de uma década, com 35,03%.
"Isso acontece porque os exemplares mais antigos e com maior frota circulante têm grande demanda por peças da parte de desmanches e oficinas ilegais. Além disso, os três modelos mais visados - Chevrolet Prisma, Volkswagen Voyage e Fiat Grand Siena - são muito utilizados por motoristas de aplicativo, que se tornaram alvos dos criminosos", explica.
Ainda assim, pontua Boutti, o número de furtos de sedãs (74,42%) é muito maior do que o de roubos (25,58%), quando o veículo é levado mediante violência ou ameaça contra o condutor.
"Os furtos predominam porque porque são um crime muito mais ameno no Código Penal e mais difícil de provar. Os criminosos só roubam para levar veículos que não podem ser furtados, devido a tecnologias antifurto", explica.
Especificamente em relação aos sedãs, os roubos ou furtos acontecem mais no período noturno (32,53%), seguido pela manhã (27,5%) e pela tarde (23,87%). Por sua vez, quarta (17,03%) e quinta-feira (16,84%) são os dias da semana com maior quantidade de ocorrências - de acordo com a Ituran.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Os 10 sedãs mais roubados ou furtados em SP
-
Chevrolet Prisma
872 unidades roubadas ou furtadas
-
Volkswagen Voyage
803 unidades roubadas ou furtadas
-
Fiat Siena/Grand Siena
787 unidades roubadas ou furtadas
-
Chevrolet Monza
549 unidades roubadas ou furtadas
-
Renault Logan
409 unidades roubadas ou furtadas
-
Chevrolet Cobalt
370 unidades roubadas ou furtadas
-
Honda Civic
370 unidades roubadas ou furtadas
-
Hyundai HB20S
355 unidades roubadas ou furtadas
-
Chevrolet Classic
291 unidades roubadas ou furtadas
-
Toyota Corolla
258 unidades roubadas ou furtadas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.