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De Stellantis a VW, como marcas devem gastar mais de R$ 100 bi no Brasil

Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) - Divulgação
Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) Imagem: Divulgação

Alessandro Reis e Gabriel Lima, do UOL e colaboração para o UOL

22/05/2024 04h00

Nesta semana, a Stellantis, dona das marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, deu mais detalhes sobre o investimento de R$ 30 bilhões entre 2025 e 2030 que já havia anunciado em março passado para o mercado brasileiro.

Em evento na fábrica de Betim (MG) realizado na última segunda-feira (20) o conglomerado automotivo anunciou que, do total, R$ 14 bilhões serão destinados à unidade de Minas Gerais.

Lá, os recursos serão aplicados no desenvolvimento e na produção de novos veículos com tecnologia híbrida flex Bio-Hybrid.

Este é apenas mais um aporte anunciado nos últimos meses pelas montadoras com foco na eletrificação, para atender os limites de emissões de poluentes cada vez mais rígidos estabelecidos pelo governo.

O total de investimentos de montadoras no mercado brasileiro para os próximos anos chega a R$ 101 bilhões.

Confira mais detalhes na lista a seguir.

R$ 101 bilhões em investimentos

  • Alessandro Reis/UOL

    Stellantis

    Dona de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, a Stellantis anunciou no início de março, em Brasília (DF), o investimento de R$ 30 bilhões para o lançamento de 40 novos produtos entre 2025 e 2030 no Brasil.

    Segundo o conglomerado automotivo, trata-se do maior aporte da indústria automotiva na região. Os novos recursos não incluem os R$ 16,2 bilhões já anunciados anteriormente pela companha, que serão desembolsados até 2025.

    Da mesma forma que aportes de outras montadoras, o mega investimento da Stellantis tem foco no desenvolvimento e na produção de veículos eletrificados. No caso do grupo automotivo europeu, o objetivo é lançar híbridos flex ou modelos 100% elétricos, para atingir as metas de descarbonização e atender os limites de emissões de poluentes exigidos pelo governo no programa de incentivo à indústria automotiva Mover.

    Nesta semana, a Stellantis divulgou mais detalhes sobre a destinação dos recursos - do total, R$ 14 bilhões serão destinados à fábrica de Betim (MG), que produz veículos Fiat e também motores e transmissões.. Leia mais

  • Honda

    A marca japonesa anunciou um investimento no Brasil de R$ 4,2 bilhões de 2024 a 2030. Em anúncio feito ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto, a Honda informou que o aporte será utilizado para o lançamento de um novo SUV de entrada, que contará com tecnologia híbrido flex, e a nova geração do WR-V. Leia mais

  • Jorge Moraes/UOL

    Mitsubishi

    Representante oficial da Mitsubishi no Brasil, a HPE promete investir R$ 4 bilhões em sua fábrica localizada em Catalão (GO) até 2032.

    O novo ciclo de investimentos tem como objetivo a "adequação de sua unidade fabril para a produção de novos produtos e desenvolvimento de novas tecnologias" com propulsão híbrida flex, informa comunicado da empresa.

    A HPE informa que a fábrica de Catalão produz os SUVs Eclipse Cross e Eclipse Cross Sport, além da gama da picape L200 Triton Sport. Leia mais

  • Reprodução

    BYD

    A BYD anunciou no dia 18 de março, em Camaçari (BA), aumento do investimento da empresa no Brasil, de R$ 3 bilhões para R$ 5,5 bilhões, para a construção da sua linha de produção de veículos no município, onde estava localizada a fábrica da Ford.

    Trata-se de um valor 83% superior do que foi anunciado inicialmente.

    Além do reforço nos investimentos, a BYD também anunciou a construção de cinco prédios residenciais, que serão destinados aos funcionários da fábrica. Os empreendimentos ficarão a 3,5 km de distância do complexo, em uma área de aproximadamente 81 mil m² e terão a capacidade de abrigar 4.230 pessoas.

    A previsão será de gerar 10 mil empregos. Até o fim de 2024, os primeiros veículos da marca chinesa começarão a ser montados no complexo com peças importadas - a produção completa dos carros na Bahia deve começar entre 2024 e 2025 e terá capacidade instalada de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil veículos na segunda etapa. Leia mais

  • Toyota/Divulgação

    Toyota

    A Toyota anunciou no dia 5 de março, na sede da montadora em Sorocaba (SP), um investimento de R$ 11 bilhões no mercado brasileiro, com a criação de mais de 2.000 novos empregos até 2030.

    Segundo a montadora, o aporte milionário de recursos, que é o maior da história da marca japonesa no Brasil, servirá para a produção de novos veículos no país, incluindo modelos com a tecnologia híbrida flex que hoje já equipa o sedã Corolla e o SUV Corolla Cross.

    Dentre os novos modelos que vêm aí, está o SUV compacto híbrido e bicombustível anunciado pela Toyota no ano passado, com início da produção previso para 2025 e que será o Yaris Cross, segundo o colunista de UOL Carros Marlos Ney Vidal Leia mais

  • Simon Plestenjak / UOL

    Hyundai

    Em fevereiro, a marca sul-coreana anunciou investimento de US$ 1,1 bilhão no Brasil (aproximadamente R$ 5,5 bilhões na cotação atual) em um ciclo até 2032.

    O foco do investimento será o desenvolvimento de novas tecnologias tendo como meta carros híbridos, elétricos e "hidrogênio verde".

    Atualmente, a Hyundai tem fábricas em Piracicaba (SP), Araraquara (SP) e Anápolis (GO) em parceria com a Caoa.

    O hidrogênio é um plano da marca para atender o mercado de veículos pesados, não produzindo ônibus e caminhões, e sim fornecendo tecnologia para empresas no país, já que possui domínio desta tecnologia na Coreia do Sul. Leia mais

  • Caoa Chery

    Em agosto do último ano, a Caoa Chery anunciou um aporte de R$ 3 bilhões no país até 2028. A marca afirmou que o novo investimento trará 800 novos empregos em sua fábrica, localizada em Anápolis (GO).

    Um dos modelos que receberá o investimento será o Tiggo 5X Sport, que terá sua capacidade ampliada em 150%. Leia mais

  • Renault

    Em dezembro de 2023 a marca francesa comunicou que visa injetar em seu Complexo Ayrton Senna, no Paraná, um montante de R$ 2 bilhões.

    O foco da Renault é um SUV médio totalmente novo sob a plataforma modular CMF-V e que chega ao mercado em 2025.

    O carro será maior do que o Duster e em nada se parecerá com qualquer produto Dacia: será um 100% Renault em design, tecnologia e acabamento. Leia mais

  • Divulgação

    Nissan

    A marca japonesa prometeu um investimento de R$ 2,8 bilhões entre 2023 e 2025 no Brasil para a produção de dois novos SUVs - um deles será a nova geração do Nissan Kicks (foto) em 2025.

    O outro modelo será um utilitário esportivo desenvolvido para o Brasil e que deve ser exportado para 20 países. Sua estreia deve ocorrer em 2026. Leia mais

  • Divulgação

    GWM

    A chinesa divulgou em 2022 que investiria R$ 10 bilhões durante ciclo produtivo após adquirir uma fábrica que pertencia à Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), próxima a Campinas.

    O SUV híbrido Haval H6 será o primeiro a ser produzido. Leia mais

  • Divulgação

    General Motors

    A empresa dona da marca Chevrolet anunciou em janeiro deste ano um investimento de R$ 7 bilhões em um novo ciclo de investimento que durará até o ano de 2028.

    A marca não deu detalhes de como alocará seus recursos durante o período, mas confirmou seis lançamentos para o ano de 2024 - com três deles sendo Blazer e Equinox elétricos e a nova Spin. Leia mais

  • Volkswagen

    Depois de prometer um investimento de R$ 7 bilhões no Brasil entre 2022 e 2026, a marca anunciou que aumentará o aporte até 2028, adicionando mais R$ 9 bilhões e chegando assim a R$ 16 bilhões.

    A Volks terá 16 novos carros (flex, híbridos e elétricos) no país, entre nacionais e importados, sendo que quatro estão prometidos ainda para 2024.

    As principais novidade são um SUV compacto que será produzido em Taubaté (SP) e uma picape intermediária feita em São José dos Pinhais (PR). Leia mais

Fonte: Montadoras de veículos