Topo

Defender, VW ID.3 e mais: veja 5 estreias globais do Salão de Frankfurt

Compacto ID.3 promete ser um dos campeões de vendas da Volkswagen - Volkswagen/Divulgação
Compacto ID.3 promete ser um dos campeões de vendas da Volkswagen
Imagem: Volkswagen/Divulgação

Do UOL, em Frankfurt (Alemanha)*

12/09/2019 12h00

O Salão de Frankfurt pode não ter apresentado tantas novidades como em outras edições.

Mesmo assim, o evento trouxe bons lançamentos em vários segmentos. A indústria automotiva indica que a eletrificação realmente veio para ficar e que alguns segmentos ainda vão permanecer em alta por bons anos.

Listamos a seguir cinco das principais estreias realizadas durante o evento alemão, e que estarão nas ruas da Europa (e do mundo) nos próximos anos.

Novidades de Frankfurt

  • Divulgação

    Land Rover Defender

    Ele voltou. O Defender ressurge totalmente repaginado, mas sem esquecer as raízes. O jipe ressurge como uma família composta por versões de duas portas (90), quatro portas (110). O design combina inspiração no passado com linhas modernizadas. Serão oferecidas quatro motorizações: 2.0 turbo de 300 cv, 3.0 de seis cilindros com 400 cv (do tipo híbrido leve, com sistema elétrico de 48 volts) e 2.0 turbodiesel de 200 cv e 240 cv. O jipão deve desembarcar no Brasil no segundo semestre de 2020, onde será posicionado entre o Discovery Sport e o Discovery. Ou seja, preços ficarão entre R$ 350 mil e R$ 400 mil. Leia mais

  • Ricardo Ribeiro/Colaboração para o UOL

    Volkswagen ID.3

    O ID.3 é um dos modelos mais importantes da história recente da Volkswagen. Pioneiro da família ID, ele abre uma linha de veículos elétricos acessíveis. Na Europa, onde começa a ser entregue no início do ano que vem, o preço da versão básica ficará abaixo de 30 mil euros. Há três opções de baterias, e a autonomia pode chegar a até 550 quilômetros. O motor elétrico no eixo traseiro entrega 204 cv e 31,6 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 160 km/h.Segundo a marca, ainda não há previsão de venda no Brasil. Leia mais

  • Vitor Matsubara/UOL

    Honda E

    O simpático compacto foi um dos grandes lançamentos mundiais revelados em Frankfurt. A versão definitiva do estudo mostrado no começo do ano tem um motor elétrico posicionado no eixo traseiro. São duas opções de potência: 137 cv ou 156 cv. O torque máximo é de 32,1 kgfm em ambos os casos. Aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em menos de oito segundos. A autonomia do compacto é de até 220 quilômetros e 80% da carga total pode ser obtida em apenas 30 minutos se o veículo estiver plugado em um carregador rápido. Leia mais

  • Vitor Matsubara/UOL

    Lamborghini Sián

    O Sián é o primeiro superesportivo híbrido fabricado na história da Lamborghini. Apenas 63 unidades serão produzidas, e todas já estão vendidas. O modelo combina o 6.5 V12 aspirado da Aventador SVJ, recalibrado para entregar 795 cv, com um motor elétrico de 48 volts que entrega 34 cv. A potência combinada é estimada em 830 cv. Esse motor elétrico é conectado à transmissão para auxiliar em manobras em baixa velocidade e marcha a ré. Assim, o Sián precisa de apenas 2,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e passa dos 350 km/h de velocidade máxima. A potência não é armazenada em uma bateria de íon-lítio convencional, e sim em um supercapacitor três vezes mais poderoso do que as células e três vezes mais leve do que uma bateria com a mesma voltagem. Leia mais

  • Vitor Matsubara/UOL

    Opel Corsa

    Agora feito sobre a plataforma do novo Peugeot 208, o Opel Corsa traz quatro motorizações, incluindo um motor 1.2 turbo com 75 cv, 100 cv ou 130 cv. Há também uma inédita versão elétrica, com 136 cv. O design é mais esportivo e reforça a impressão de o carro ser maior do que realmente é. Alguns detalhes internos até passam despercebidos por muita gente, mas não pelos fãs de PSA. Maçanetas internas, botões e até manopla do câmbio vieram de outros carros franceses. Leia mais