Dez compactos brasileiros (atuais) que são pioneiros em tecnologia
Pode demorar, mas eventualmente alguns equipamentos típicos de carros maiores e mais caros acabam chegando ao filão de hatches ou sedãs compactos no Brasil. UOL Carros preparou uma lista de 10 veículos pequenos vendidos atualmente aqui que trouxeram alguma inovação tecnológica para o segmento. Confira:
Os pioneiros
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Honda City: ar-condicionado digital
O Honda City chegou em 2009 querendo impressionar o consumidor brasileiro por sua lista robusta de equipamentos. Um dos itens mais interessantes de seu pacote era o ar-condicionado digital, até então restrito a modelos médios e que fora incorporado já na versão intermediária EX. Hoje o equipamento já é obrigatório nas versões de topo de qualquer carro que queira ser atrativo. Leia mais
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Fiat Palio: controle de cruzeiro
A Fiat é mestre em usar o lançamento de algum carro para "causar". Com a segunda geração do Palio, que chegou ao mercado em novembro de 2011, não foi diferente: o compacto trazia no pacote da versão Essence Dualogic o controle de cruzeiro, equipamento que até hoje não é tão fácil assim de se encontrar num carrinho generalista. Leia mais
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Chevrolet Onix: câmbio automático de seis marchas
Responsável por iniciar um novo ciclo da General Motors no Brasil, o Chevrolet Onix teve como grande trunfo a inclusão do câmbio automático convencional de seis marchas como opcional na configuração 1.4. Muito superior aos automatizados monoembreagem e também aos automáticos de quatro velocidades, ele elevou o nível do segmento e tende a padronizar os caminhos daqui por diante. Hyundai HB20 já copiou a solução, e pode anotar: Fiat X6H (e depois o Uno), Volkswagen Gol e Ford Ka devem seguir o mesmo caminho em algum momento. Leia mais
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Peugeot 208: ar-condicionado de duas zonas
É verdade que o Peugeot 208 nunca "pegou" de verdade no Brasil. Uma pena, pois é um veículo com muitas qualidades para seu segmento. Uma delas é a presença de ar-condicionado digital com duas zonas de ventilação, mimo oferecido desde a apresentação oficial do hatch, em abril de 2013, na versão de topo Griffe. Leia mais
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Ford Fiesta: câmbio de dupla embreagem
O sofrimento dos trancos parecia ter chegado ao fim com o lançamento do Ford New Fiesta, em 2013. Reposicionado como hatch premium, trazia como grande diferencial a transmissão automatizada Powershift, de dupla embreagem. Sim, ela dava (e ainda dá) um banho nas rivais I-Motion, Dualogic e Easytronic, mas a marca acabou queimando o produto ao não saber como corrigir os problemas de confiabilidade. Como consequência, nos próximos anos a caixa vai ser substituída em toda a gama por uma automática convencional (o EcoSport será o primeiro da fila). Leia mais
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Ford Ka: controle eletrônico de estabilidade
Outra bola dentro da Ford foi equipar a atual geração do Ka, lançada em julho de 2014, com controle eletrônico de estabilidade e tração na versão de topo SEL, mesmo na configuração 1.0. Previsto para se tornar obrigatório no Brasil até 2022, aos poucos o item começa a invadir o segmento de hatches compactos, estando presente já em rivais como Volkswagen Fox e Fiat Uno. Leia mais
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Fiat Uno: start-stop
Podia ser só uma reestilização de meia-vida, mas a Fiat usou alguns truques para provocar impacto com a chegada da linha 2015 do Uno, em setembro de 2014. A versão Evolution era a mais aguardada, pois estreava entre veículos pequenos do país a presença da tecnologia start-stop, que promove desligamento e religamento automático do motor durante paradas breves, a fim de economizar combustível. Leia mais
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Volkswagen Fox: smartphone projetado
Em junho de 2015, sem muito alarde, a Volkswagen deu início a uma nova febre nesta era de carros conectados: a das centrais multimídia com projeção de celulares, via sistemas Apple CarPlay, Android Auto ou MirrorLink. O curioso é que, neste caso, a tecnologia chegou antes mesmo de ter sido disseminada em modelos de maior parte e também de marcas no exterior. Pioneirismo global. Leia mais
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Hyundai HB20: faróis automáticos e com DRL em LED
O Hyundai HB20 é, com certeza, um dos modelos que mais impactos geraram no mercado brasileiro nesta década. O facelift feito em setembro de 2015 é um exemplo disso. Ali, a marca coreana elevou o nível do pequeno e arrojado hatch ao equipar a versão Premium com faróis de acendimento automático (sensor de luminosidade) e luz diurna em LED. Os equipamentos vieram na hora certa, pois poucos meses depois a recém-implantada lei do farol baixo suscitou a discussão sobre a possível obrigatoriedade dos itens em todos os veículos do país. Leia mais
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Renault Kwid: airbags de cortina
O mais novo membro da lista ainda não está nas ruas, mas já promete provocar transformações. O pequenino hatch altinho Renault Kwid será lançado na virada deste semestre e terá como grande novidade a presença de quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais de cortina. Tudo para melhorar a segurança de um projeto cuja base, de baixo custo, apresentou desempenho irrisório nos testes de impacto do Global NCAP, a divisão asiática do programa. Leia mais
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