Dez motos que vão mexer com o mercado de duas rodas no Brasil em 2018
Todo mundo faz planos para o novo ano. Aquela dieta que nunca começa, a tão sonhada viagem, uma mudança na carreira, começar a se exercitar... Tem até quem resolva guardar dinheiro para trocar de moto.
Se este for seu caso, novas opções não faltarão. Algumas novidades mostradas no Salão Duas Rodas do ano passado estão para chegar às lojas ao longo do ano, e serão acompanhadas por outros lançamentos, alguns mundiais. Tem modelo de todos os portes e para todos os gostos e usos: esportiva, clássica, moderna, aventureira...
Confira a lista que preparamos com as 10 principais motos de diversas categorias para acelerar em 2018.
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Elas chegam em 2018
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Yamaha XTZ 150 CrosserZ
Mostrada no Salão Duas Rodas 2017, a versão mais aventureira da trail de 150cc chega às lojas já em fevereiro. Tem paralama alto e novos protetores na bengala a pedido dos próprios consumidores que, segundo a Yamaha, solicitaram as mudanças para rodar na terra. Grafismos e a exclusiva cor marrom são outras novidades do modelo, que tem a mesma base mecânica da agora rebatizada da CrosserS. Preço ainda não divulgado.
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BMW G 310 GS
Inspirada na famosa linha de aventureiras alemãs, a compacta G 310 GS faz a estreia do monocilíndrico de 313 cc e 34 cv em uma plataforma mais versátil. Com roda aro 19 na dianteira e suspensões de longo curso, a pequena aventureira tem freios ABS que podem ser desligados para andar na terra. Também serve para quem quer viajar: tanque de 11 litros, posição de pilotagem confortável e bagageiro de série. Chega ainda no primeiro semestre e custará perto de R$ 24.000.
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KTM Duke 390
Outra novidade do salão foi a nova geração da Duke 390. Naked está de visual novo -- faróis de LED posicionados horizontalmente --, ciclística aprimorada -- freios ABS de dois canais -- e um monocilíndrico de 44 cv auxiliado por acelerador eletrônico. Destaque para o novo painel de TFT, que pode até espelhar o celular. Sem preço e data definidoa, mas KTM garante que chega em algum momento deste ano.
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Kawasaki Ninja 400
Substituto da bem-sucedida Ninjinha 300, o novo modelo traz um motor maior e mais potente: 45 cv (contra os 39 cv da antiga miniesportiva). Miniesportiva tem também faróis de LED, painel totalmente digital e freios ABS de série, além de um quadro totalmente novo. Embora tenha sido apresentada no Salão Duas Rodas, não desembarcará antes do segundo semestre.
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Royal Enfield Himalayan
Batizada de Himalayan, em referência à famosa cadeia de montanhas, a trail finalmente estreará no Brasil (no exterior ela já existe desde 2016), provavelmente ainda neste semestre. Trará motor de 410 cc com razoáveis 24,8 cv e bons 3,31 kgfm, dotado de comando simples no cabeçote e refrigeração mista com radiador de óleo. Pesando 191 kg, usará suspensões de longo curso e tanque de 15 litros para encarar longas viagens. Preço não está definido, mas espera-se que a marca siga a lógica do mercado indiano, onde a Himalayan custa menos do que a Continental GT (vendida aqui por R$ 24.500).
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Triumph Tiger 800
Nova geração sofreu mais de 200 mudanças, a começar pelo design. Acabamentos novos e sistema de iluminação em LED conferiram um ar mais sofisticado à aventureira inglesa. Também foi aprimorada a eletrônica, com seis modos de pilotagem e painel de TFT. Há ainda a promessa de evolução em conforto, graças a rearranjos na posição de pilotagem e à adoção de novo para-brisa ajustável em cinco posições. Previsão de início das vendas para o segundo semestre, sem preço definido.
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Kawasaki Z 900RS
Outra boa notícia da Kawasaki para 2018: a "clássica moderna" Z 900RS será vendida aqui. Recém-lançada no Japão, foi inspirada na antiga Z1, dos anos 70, e por isso ostenta um charmoso visual retrô. Nem por isso deixa de usar o que há de mais atual em motorização: seu 4-cilindros em linha de 900 cc é capaz de produzir 111 cv, e conta com acelerador eletrônico e controle de tração. Só não se empolgue tão cedo: lançamento ocorrerá só no final do ano.
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Ducati SuperSport S
Para quem curte o estilo esportivo da marca italiana, mas não abre mão do conforto, a SuperSport S será uma boa opção. Equipada com motor bicilíndrico em V de 937 cm³, fixado ao quadro de aço em treliça, a máquina oferece 113 cv. A versão S conta também suspensões com garfo invertido na dianteira e monobraço de alumínio na traseira, freios ABS, controle de tração e quickshift (assistência eletrônica para trocas rápidas de marcha sem precisar acionar a embreagem) de série. Sem preço ou prazo definidos.
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Harley-Davidson Fat Boy
Nem a icônica Fat Boy escapou da reformulação que a Harley-Davidson promoveu na linha Softail. Na parte visual, ganhou um impactante farol de LED, além de rodas de alumínio aro 18 com novo desenho e pneus mais largos. Chassi foi redesenhado e fez modelo "emagrecer" 16 quilos. Motorização ficará por conta do novo Milwaukee-Eight, que estará disponível em duas especificações: 107 (1.753 cm³) ou 114 polegadas (1.868 cm³). Já pode ser encomendada a partir de R$ 69.980.
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Honda Gold Wing Tour
Luxuosa grã-turismo japonesa foi redesenhada dos pés à cabeça. Design mais atual incluiu faróis de LED e linhas futuristas. Motor de 1.800 cc ganhou quatro válvulas para cada um dos seis cilindros opostos, além de controle de tração e sistema “Idling Stop”, que interrompe o funcionamento em paradas mais longas. Outra novidade é a adoção de câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas na versão de topo, batizada "DCT Airbag". Ah, e a nova central multimídia de sete polegadas marcará a estreia do sistema de projeção de celulares Apple CarPlay em uma moto. Preço? Ainda não divulgado, mas uma coisa já é possível garantir: será alto.
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