Está a pé? Veja 10 dicas para chegar seguro e evitar ser atropelado
Do UOL, em São Paulo (SP)
21/10/2017 08h00
UOL Carros trata, sempre que pode, dos cuidados que motoristas ou condutores de moto devem ter com segurança no trânsito, incluindo aí a atenção com o pedestre: faixa de segurança, área de preferência e semáforo devem ser sempre respeitados, conforme determina a legislação.
Mas outro elemento importante na equação é o próprio pedestre, que, adotando alguns hábitos e precauções, ficará muito menos sujeito a atropelamentos, que, infelizmente, tantas vezes resultam em morte.
Com base em informações fornecidas por especialistas do Cesvi/Mapfre, órgão de reparação e segurança viária, selecionamos dez dicas para circular a pé em vias públicas -- inclusive levando crianças -- sem se expor a riscos desnecessários:
-
Sempre atravesse a via em local com semáforo ou faixa de segurança
Se não for possível, sinalize com uma das mãos a intenção de passagem e só atravesse quando o(s) veículo(s) tiver(em) parado ou reduzido a velocidade, permitindo que você passe sem riscos.
-
Use sempre a calçada e evite caminhar na pista
Vale, inclusive para o meio-fio, onde um tropeço pode resultar em grave acidente. Só utilize a via dos automóveis durante o tempo necessário para atravessá-la.
-
E se precisar usar a pista?
Prefira fazê-lo sempre em linha reta, perpendicular à calçada, pois assim o caminho a percorrer é mais curto e rápido. Com isso, o pedestre fica menos exposto.
-
Procure ver e ser visto
Evite atravessar em curvas ou trechos nos quais os condutores terão dificuldade de enxergá-lo, como na parte superior de uma subida. Atente ao movimento dos veículos nos dois sentidos.
-
Atenção total
Ao caminhar, espacialmente na hora de atravessar uma rua ou avenida, tenha todos os sentidos sempre atentos. Isso significa nunca fazer a travessia com fones nos ouvidos, pois isso pode dificultar que você perceba um veículo se aproximando.
-
Segure bem as crianças!
Ao caminhar com crianças, a travessia deve ser feita sempre segurando a mão com firmeza. Ao caminhar na calçada, evite que a criança caminhe perto da via e leve-a sempre pela mão.
-
Atenção com idosos e pessoas com movimentos limitados
Da mesma forma que com crianças, adultos que estejam acompanhando idosos, gestantes ou pessoas com deficiência devem sempre ajudá-los a fazer a travessia com segurança.
-
Cuidado ao desembarcar e atravessar a rua
Atravessar uma via junto à dianteira ou à traseira de um veículo, especialmente os maiores, como caminhões e ônibus, é assumir um risco alto de ser atropelado, pois dificulta não apenas o campo de visão do pedestre, como também dos motoristas e motociclistas.
-
Não precisa correr
Para não ficar sujeito a tropeços ou à possibilidade de pisar em um buraco, principalmente em dias chuvosos, evite movimentos bruscos e repentinos, como correr. E isso vale tanto para quem começa a correr antes de atravessar ou no meio da passagem: isso pode surpreender o motorista ou o motociclista, que já acompanhava um tipo de passada, complicando a situação.
-
Sinais são para todos
Essa parece óbvia, mas nunca é demais lembrar: as regras de trânsito valem para todos e, como os condutores de veículos, os pedestres devem respeitar a sinalização, incluindo o semáforo.