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Até 18,5 km/l: Inmetro atualiza ranking dos sedãs flex mais econômicos

Hyundai HB20S Platinum Plus - Marcelo Justo/UOL
Hyundai HB20S Platinum Plus Imagem: Marcelo Justo/UOL

Gabriel Limam colaboração para o UOL

13/10/2024 05h30

Em nova lista do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), publicada no último dia 10 de outubro, os carros disponíveis no mercado brasileiro tiveram a aferição de seus consumos atualizada.

Dentre todos os modelos disponíveis, o UOL Carros aponta nesta lista os sedãs flex mais econômicos disponíveis atualmente.

O ranking do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) traz as médias de todos os modelos e versões de carros de passeio e comerciais leves disponíveis no mercado. A lista considera a versão mais eficiente de cada modelo.

Em primeiro lugar, temos o Toyota Corolla em sua versão híbrida, que utiliza mais o auxílio do motor elétrico no ciclo urbano, poupando mais combustível do que no ciclo rodoviário.

Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro

O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui

Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover

Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel

A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes

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Os sedãs flex mais econômicos do Brasil

  • Divulgação

    Toyota Corolla

    Motor 1.8 flex e câmbio CVT

    Nota A
    Consumo energético - 1,21 MJ/km

    Consumo cidade - 12,8 km/l (etanol) / 18,5 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 11,1 km/l (etanol) / 15,7 km/l (gasolina)

  • Chevrolet Onix Plus

    Motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,42 MJ/km

    Consumo cidade - 9,3 km/l (etanol) / 12,0 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,5 km/l (etanol) / 17,4 km/l (gasolina)

  • Fiat Cronos

    Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,47 MJ/km

    Consumo cidade - 9,8 km/l (etanol) / 13,4 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 11,0 km/l (etanol) / 15,6 km/l (gasolina)

  • Hyundai HB20S

    Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

    Nota A
    Consumo energético - 1,49 MJ/km

    Consumo cidade - 9,6 km/l (etanol) / 10,8 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,4 km/l (etanol) / 15,3 km/l (gasolina)

  • Honda City

    Motor 1.5 flex e câmbio CVT

    Nota A
    Consumo energético - 1,53 MJ/km

    Consumo cidade - 9,2 km/l (etanol) / 10,5 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,1 km/l (etanol) / 15,2 km/l (gasolina)

  • Renault Logan

    Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,53 MJ/km

    Consumo cidade - 9,6 km/l (etanol) / 9,8 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,6 km/l (etanol) / 14,4 km/l (gasolina)

  • Volkswagen Virtus

    Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

    Nota B
    Consumo energético - 1,56 MJ/km

    Consumo cidade - 8,9 km/l (etanol) / 10,8 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 12,5 km/l (etanol) / 15,4 km/l (gasolina)

  • Toyota Yaris Sedan

    Motor 1.5 flex e câmbio CVT

    Nota B
    Consumo energético - 1,63 MJ/km

    Consumo cidade - 8,9 km/l (etanol) / 12,2 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 10,0 km/l (etanol) / 13,8 km/l (gasolina)

  • Nissan Versa

    Motor 1.6 flex e câmbio CVT

    Nota B
    Consumo energético - 1,66 MJ/km

    Consumo cidade - 8,1 km/l (etanol) / 10,5 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 11,8 km/l (etanol) / 15,0 km/l (gasolina)

Fonte: Inmetro