Inmetro divulga os carros flex com menor consumo em 2022; confira o top 10
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) acaba de atualizar a lista com o consumo de combustível de veículos comercializados em 2022 no Brasil.
Nessa atualização, o ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular traz as médias de 743 modelos ou versões de carros de passeio e comerciais leves hoje disponíveis no mercado, produzidos por 33 montadoras diferentes.
Além de trazer automóveis lançados recentemente, como o novo Volkswagen Polo equipado com motor 1.0 turbo e câmbio manual, a relação inclui veículos já comercializados no ano passado no País, cuja motorização passou por alterações para atender os novos limites de emissões impostos pelo Proconve L7 - a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
O ranking que você confere a seguir considera os dez carros flex com menor consumo em MJ/km do Brasil e desconsidera veículos híbridos ou elétricos.
A lista traz a versão mais barata de cada modelo, quando há mais de uma disponível com o mesmo consumo. Automóveis com a mesma média aparecem empatados na relação.
Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro
O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui.
Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover.
Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel.
A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Os 10 carros flex mais econômicos do Brasil
-
Renault Kwid Zen
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,36 MJ/kmConsumo cidade - 10,8 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11 km/l (etanol)
Consumo cidade - 15,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,7 km/l (gasolina)
-
Hyundai HB20S Platinum
Motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 6 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,37 MJ/kmConsumo cidade - 10,1 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11,9 km/l (etanol)
Consumo cidade - 14,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 16,9 km/l (gasolina)
-
Peugeot 208 Like
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,37 MJ/kmConsumo cidade - 10,4 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11,3 km/l (etanol)
Consumo cidade - 14,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 16,3 km/l (gasolina)
-
Chevrolet Onix Plus LT
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,38 MJ/kmConsumo cidade - 9,6 km/l (etanol)
Consumo estrada - 12,5 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 17,6 km/l (gasolina)
-
Volkswagen Polo TSI
Motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,42 MJ/kmConsumo cidade - 9,6 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11,5 km/l (etanol)
Consumo cidade - 14 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 16,4 km/l (gasolina)
-
Fiat Argo Drive 1.0
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,43 MJ/kmConsumo cidade - 9,8 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11 km/l (etanol)
Consumo cidade - 14,1 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,8 km/l (gasolina)
-
Hyundai HB20 Platinum
Motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 6 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,47 MJ/kmConsumo cidade - 9,5 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,9 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,5 km/l (gasolina)
-
Volkswagen Voyage 1.0
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,47 MJ/kmConsumo cidade - 9,5 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,9 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,5 km/l (gasolina)
-
Renault Sandero S Edition
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,48 MJ/kmConsumo cidade - 10 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,2 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,7 km/l (gasolina)
-
Volkswagen Gol 1.0
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,49 MJ/kmConsumo cidade - 9,4 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,7 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,2 km/l (gasolina)
-
Fiat Cronos 1.3
Motor 1.3 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,50 MJ/kmConsumo cidade - 9,1 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11,2 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,9 km/l (gasolina)
-
Fiat Mobi Like
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,50 MJ/kmConsumo cidade - 9,6 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,4 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,5 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15 km/l (gasolina)
-
Honda City EX
Motor 1.5 flex e câmbio CVT
Nota B
Consumo energético - 1,53 MJ/kmConsumo cidade - 9,2 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,5 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,1 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,2 km/l (gasolina)
-
Honda City Hatch EXL
Motor 1.5 flex e câmbio CVT
Nota B
Consumo energético - 1,53 MJ/kmConsumo cidade - 9,1 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,5 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,8 km/l (gasolina)
-
Renault Logan Life
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,53 MJ/kmConsumo cidade - 9,6 km/l (etanol)
Consumo estrada - 9,8 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,6 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,4 km/l (gasolina)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.