Até 17 km/l: Inmetro divulga os carros flex mais econômicos em 2023
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) acaba de atualizar a lista com o consumo de combustível de veículos comercializados em 2023 no Brasil.
Nessa atualização, o ranking do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) traz as médias de 747 modelos ou versões de carros de passeio e comerciais leves hoje disponíveis no mercado, produzidos por 35 montadoras diferentes.
O PBEV completa 15 anos em 2023 e a nova lista inclui desde lançamentos recentes até veículos já comercializados no ano passado - cuja motorização passou por alterações para atender os novos limites de emissões impostos pelo Proconve L7, a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
A tabela, cujo conteúdo completo será divulgado amanhã (1º) no site do Inmetro, também traz alguns lançamentos recentes, como a nova geração da picape Chevrolet Montana, o elétrico Peugeot E-2008 e a volta da marca McLaren ao PBEV, com o super esportivo Artura, híbrido plug-in.
Em comparação com a tabela anterior, há melhoria de 5% na média de consumo energético nos carros da categoria SUV grande, que caiu de 1,95 MJ/km para 1,85 MJ/km. Também houve redução de aproximadamente 2% nos SUV compactos, com queda de 1,84 MJ/km para 1,80 MJ/km. A melhoria se deve principalmente ao ingresso dos novos modelos elétricos e híbridos no programa" Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos do Inmetro
Confira abaixo a relação atualizada dos carros flex com menor consumo em MJ/km do Brasil, sem considerar veículos híbridos ou elétricos. A lista foi obtida com exclusividade por UOL Carros.
Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro
- O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui
- Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover
- Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel
- A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes
Metodologia reduz autonomia de elétricos em 30%
Outra novidade do PBEV para 2023 é a nova apresentação do consumo de veículos elétricos, o que reflete diretamente na respectiva autonomia.
Os dados de eficiência energética dos carros e utilitários elétricos mantêm a metodologia definida pela EPA (Environmental Protection Agency), que utiliza a mesma norma SAE, já referendada junto às montadoras e importadores de veículos no Brasil desde 2020.
Esta metodologia prevê um fator de correção de 30% nos ensaios de autonomia dos veículos elétricos, com o objetivo de aproximar os valores obtidos em laboratório das condições reais de uso.
"Não há mudança no método de ensaio, mas sim uma novidade na apresentação da informação para o consumidor, que passa a ver, na tabela, a autonomia do veículo em distância percorrida, e não a conversão em km/l, como era feito anteriormente. Esse formato acompanha a evolução do mercado de carros elétricos e vem sendo discutido com toda a indústria há alguns anos - tendo passado, inclusive, por consulta pública em 2020", comenta Souza.
Os ensaios são baseados na metodologia norte-americana da SAE (Society of Automotive Engineers).
Desde a publicação da Portaria Inmetro 377/2011, os modelos a combustão já trazem os valores na etiqueta e nas divulgações devidamente ajustados para refletir o uso cotidiano em quilometragem por litro (km/l), que são apresentados como autonomia real, através da aplicação de fatores de correção de aproximadamente 28% em relação aos valores obtidos nos ensaios em laboratório.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Os 10 carros flex com menor consumo em 2023
-
Renault Kwid
Versão Zen ou Intense
Nota B
Consumo energético - 1,36 MJ/kmConsumo cidade - 10,8 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11 km/l (etanol)
Consumo cidade - 15,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,7 km/l (gasolina)
-
Peugeot 208
Versão Like Manual
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,37 MJ/kmConsumo cidade - 10,4 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11,3 km/l (etanol)
Consumo cidade - 14,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 16,3 km/l (gasolina)
-
Chevrolet Onix Plus
Versão 1.0 LT Manual
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,40 MJ/kmConsumo cidade - 9,5 km/l (etanol)
Consumo estrada - 12,4 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,6 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 17,5 km/l (gasolina)
-
Volkswagen Polo
Versão TSI Manual
Motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,42 MJ/kmConsumo cidade - 9,6 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11,5 km/l (etanol)
Consumo cidade - 14 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 16,4 km/l (gasolina)
-
Fiat Cronos
Versão Drive 1.0
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,42 MJ/kmConsumo cidade - 9,9 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11,4 km/l (etanol)
Consumo cidade - 14 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 16,1 km/l (gasolina)
-
Fiat Mobi
Versão Easy
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchasNota B
Consumo energético - 1,44 MJ/kmConsumo cidade - 9,8 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11 km/l (etanol)
Consumo cidade - 14,2 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,5 km/l (gasolina)
-
Chevrolet Onix Plus
Versão 1.0 Turbo Manual
Motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 6 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,44 MJ/kmConsumo cidade - 9,3 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11,8 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,4 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 16,9 km/l (gasolina)
-
Chevrolet Onix
Versão 1.0 Manual
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,45 MJ/kmConsumo cidade - 9,4 km/l (etanol)
Consumo estrada - 11,6 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 16,6 km/l (gasolina)
-
Volkswagen Voyage
Versão MPI
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético - 1,47 MJ/kmConsumo cidade - 9,5 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,9 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 15,6 km/l (gasolina)
-
Renault Sandero
Versão S Edition
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchasNota B
Consumo energético - 1,48 MJ/kmConsumo cidade - 10 km/l (etanol)
Consumo estrada - 10,2 km/l (etanol)
Consumo cidade - 13,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada - 14,7 km/l (gasolina)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.