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Inmetro divulga os SUVs flex mais econômicos; consumo chega a quase 20 km/l

Fiat Pulse é o SUV flex sem sistema híbrido de propulsão com o menor consumo de combustível do Brasil - Divulgação
Fiat Pulse é o SUV flex sem sistema híbrido de propulsão com o menor consumo de combustível do Brasil Imagem: Divulgação

Alessandro Reis, do UOL, em São Paulo (SP)

03/02/2024 04h00

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) acaba de atualizar a lista atualizada com o consumo de combustível de veículos comercializados em 2024 no Brasil.

Nessa atualização, publicada anteontem (1º) no site oficial do instituto, o ranking do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) traz as médias de 813 modelos e versões de carros de passeio e comerciais leves hoje disponíveis no mercado, produzidos por 36 marcas diferentes.

A nova lista inclui os SUVs, que são os carros mais desejados pelos consumidores brasileiros.

Confira abaixo a relação atualizada dos dez utilitários esportivos flex com menor consumo em MJ/km do Brasil.

A lista considera a versão mais eficiente de cada modelo zero-quilômetro e coloca na mesma colocação veículos com média de consumo geral idêntica - tem, portanto, mais de dez itens.

Vale destacar que o primeiros colocado - Toyota Corolla Cross - tem menor consumo na cidade devido à propulsão híbrida, que utiliza mais o auxílio do motor elétrico no ciclo urbano, poupando mais combustível, do que no ciclo rodoviário. Na cidade, esse tipo de veículo também consegue recarregar as respectivas baterias no anda e para do trânsito, aproveitando a energia das frenagens e das desacelerações.

Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro

O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui

Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover

Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel

A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes

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Os SUVs mais econômicos do Brasil

  • Rafaela Borges/UOL

    Toyota Corolla Cross

    Motor 1.8 com sistema híbrido flex e câmbio CVT

    Nota B
    Consumo energético - 1,31 MJ/km

    Consumo cidade - 11,8 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,7 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 17,8 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,7 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Fiat Pulse

    Motor 1.3 flex e câmbio CVT ou manual de 5 marchas

    Nota C
    Consumo energético - 1,58 MJ/km

    Consumo cidade - 9 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 10,4 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 12,5 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,7 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Honda HR-V

    Motor 1.5 flex e câmbio CVT

    Nota C
    Consumo energético - 1,62 MJ/km

    Consumo cidade - 8,8 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,8 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 12,7 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,9 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Fiat Fastback

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio CVT

    Nota C
    Consumo energético - 1,65 MJ/km

    Consumo cidade - 8,4 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 10,2 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,9 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,6 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Volkswagen T-Cross

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota C
    Consumo energético - 1,67 MJ/km

    Consumo cidade - 8,2 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 10,1 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,9 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,3 km/l (gasolina)

  • Murilo Góes/UOL

    Volkswagen Nivus

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota C
    Consumo energético - 1,68 MJ/km

    Consumo cidade - 8,3 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,9 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,9 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 14,1 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Citroën C4 Cactus

    Motor 1.6 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota C
    Consumo energético - 1,73 MJ/km

    Consumo cidade - 8,2 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,5 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,7 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,4 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Hyundai Creta

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota C
    Consumo energético - 1,75 MJ/km

    Consumo cidade - 8,3 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,1 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,9 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 12,6 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Caoa Chery Tiggo 5X Pro

    Motor 1.5 turbo flex com sistema híbrido leve e câmbio CVT

    Nota C
    Consumo energético - 1,76 MJ/km

    Consumo cidade - 8,7 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 8,8 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,8 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 12,3 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Nissan Kicks

    Motor 1.6 flex e câmbio CVT

    Nota C
    Consumo energético - 1,76 MJ/km

    Consumo cidade - 7,8 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,5 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,4 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,8 km/l (gasolina)

  • Divulgação

    Chevrolet Tracker

    Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

    Nota C
    Consumo energético - 1,78 MJ/km

    Consumo cidade - 7,8 km/l (etanol)
    Consumo estrada - 9,6 km/l (etanol)

    Consumo cidade - 11,2 km/l (gasolina)
    Consumo estrada - 13,6 km/l (gasolina)

Fonte: Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)