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Levaram bomba: os carros mais inseguros avaliados em crash test de 2024

Citroën C3 Aircross no Latin NCAP 2024 - Divulgação
Citroën C3 Aircross no Latin NCAP 2024 Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

03/01/2025 05h30

Todos os anos, o Latin NCAP, entidade responsável por testes de segurança veicular, avalia veículos dentro da região latino-americana e Caribe para aferir sua segurança.

O modelo testado está sempre em sua versão mais básica e são alguns dos mais vendidos do mercado. O carro pode tanto ter sido adquirido pela entidade como enviado pela montadora.

Desta forma, é feita uma avaliação de segurança na qual quanto mais estrelas de cinco possíveis o automóvel obtiver, mais seguro é o modelo.

Neste último ano, quatro carros obtiveram zero ou uma estrela do Latin NCAP. Confira quais foram:

Carros mal avaliados pelo Latin NCAP em 2024

  • Citroën C3 Aircross (Zero estrelas)

    Produzido em Porto Real (RJ), o modelo conseguiu apenas 33% de segurança para adultos, 49,6% para pedestres, 11,4% de segurança infantil e 35% nos sistemas de assistência à condução.

    O Aircross foi submetido aos testes de impacto frontal a 64 km/h, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e controle eletrônico de estabilidade (ESC). Sem airbags laterais, ele não foi testado para impacto lateral com poste.

  • Renault Sandero / Logan / Stepway (Zero estrelas)

    Os três modelos não mantiveram o habitáculo estruturalmente preservado. Após os testes, ambos ficaram com 33% de segurança para adultos, 46% para pedestres, 61% de segurança infantil e 0% nos sistemas de assistência à condução por não possuírem estes recursos em suas versões mais básicas.

    Os três foram criticados especialmente em testes de impacto laterais, oferecendo proteção fraca para o peito e pobre para a cabeça no impacto com poste.

  • Chevrolet Groove (Zero estrelas)

    O SUV que não é vendido no Brasil, apenas em México, Chile Peru e Uruguai, recebeu zero estrelas em sua avaliação. Ele teve aferida 39% de proteção para adultos, 36% para pedestres e 69% para crianças.

    Entre os destaques negativos, a área dos pés foi considerada instável e a estrutura do carro foi tida como "incapaz de suportar cargas maiores". O modelo não foi testado para impacto lateral por não oferecer proteção lateral para a cabeça.

  • Toyota Raize (Uma estrela)

    Vendido fora do Brasil, o SUV subcompacto também não foi bem em suas aferições, ficando com uma estrela. Ele ofereceu proteção de adulto de 41%, proteção de crianças de 72%, pedestres de 59% e sistema de segurança de 59%.

    A ausência de itens como bolsas infláveis laterais e de cortina e falta de detector de pedestres e frenagem automática pesaram em sua avaliação.

Fonte: Latin NCAP

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