"Miss Brasil de carros" ignora chuva e elege o melhor clássico do país
Um Packard Saoutchik Limo, de 1931, foi o vencedor do "Car Day Brasil Concours d’Elegance", realizado no último sábado (7), na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo (SP). Mas o que é um concurso de elegância de carros?
A inspiração vem do "Pebble Beach Concours d’Elegance", criado em 1950 na Califórnia (EUA), para medir a elegância de automóveis clássicos. Para fazer a comparação com algo que todo mundo conhece, o concurso de Pebble Beach seria o "Miss Mundo" de carros clássicos, enquanto o de São Paulo seria o "Miss Brasil".
Aquele que atingir, segundo a avaliação de um júri especializado, níveis surreais de importância histórica, beleza, estilo e originalidade é o vencedor e leva o prêmio "Best Of Show".
Organizado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), o "Car Day" contou com participantes que pagarem R$ 350 de inscrição e juízes da Fédération Internationale des Véhicules Anciens (FIVA), a entidade máxima do setor, presenças que ratificaram a importância do colecionismo de automóveis clássicos no Brasil.
"O evento foi muito bom, com uma seleção de automóveis de nível internacional", afirmou Alec Daly, embaixador da FIVA para a América do Sul.
José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil e também entusiasta e colecionador de automóveis, levou doze carros de seu acervo. "Estava faltando um evento desse no Brasil. 'Araxá' (evento similar, bianual, em Minas Gerais) é muito bonito, mas no último ano caiu o nível dos carros, sem clássicos de verdade. Aqui não: estão os melhores carros do país", avaliou.
Veja mais
+ Quer negociar carros novos e antigos? Use a Tabela Fipe
+ GM quer ser líder de SUVs no Brasil
+ Kombi Last Edition é clássico ou mico?
+ Entenda o que é e para que serve a placa preta
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram de UOL Carros
Entre "ancestrais", "veteranos" e guarda-chuvas
No "Car Day", os carros expostos foram divididos em três fases: "Pré-Guerra" (produzidos até 31 de dezembro de1945), "Grandes Clássicos Pós-Guerra" (até 31 de dezembro de 1960) e "Clássicos Esportivos Europeus" (até 1977).
Dentro de cada fase, as premiações ocorrem por categorias: "Ancestor" (fabricados até dezembro de 1905), "Veteran" (de janeiro de 1906 a dezembro de 1918), "Vintage" (janeiro de 1919 a dezembro de 1930), "Post Vintage" (janeiro de 1931 a dezembro de 1945), "Post War" (janeiro de 1946 a dezembro de 1960) e "Sports Cars". Os três melhores de cada uma são premiados.
Além de exposição de autos clássicos, o "Car Day" foi um desfile de guarda-chuvas charmosos, por conta da chuva. O mais charmoso era um da marca Rolls-Royce, evidentemente retirado de dentro de um. Mas isso gerou problemas, não frisson.
"O evento foi feito com boas intenções, mas faltou experiência. Os carros não deveriam estar no campo, porque agora a chuva os impede de sair e entrar, por conta do colchão de areia sob o campo. Meu carro deveria ter ficado em posição de destaque, mas ficou de fora do campo, e isso me incomoda. Deveria haver um plano B", lamentou um colecionador que pediu para não ser identificado.
Com ou sem chuva, a intenção da FBVA é voltar em 2018. "Tivemos o problema da chuva, mas todos os aspectos técnicos acordados com a FIVA foram cumpridos. Esse é um evento para motivar as pessoas a saírem com suas raridades, e foi o que aconteceu", confirmou Roberto Suga, presidente da entidade.
De fato, não é todo dia que se vê Ferrari Barchetta 1952, Piaggio Vespa 400, Cord 812 Phaeton, Isotta Fraschini 8AS, Mercedes-Benz Manheim 1938, Mercedes-Benz Gullwing ("Asa de Gaivota") 1956, entre outros automóveis dignos de serem chamados de raridades.
* Rodrigo Mora é especialista em clássico e não tem medo da chuva
Destaques do Car Day Brasil Concours d?Elegance
-
Car Day Brasil
Juízes da Fiva (Federação Internacional de Veículos Antigos) avaliaram cada modelo exposto... e se protegeram da chuva de todas as formas Leia mais
-
Cadillac
Coleção de Cadillac enfileirada na Hípica Paulista Leia mais
-
Jaguar
Car Day Brasil tirou da garagem raridades, como modelos da Jaguar da década de 1950 Leia mais
-
Packard Saoutchik Limo 1931
Packard Saoutchik Limo 1931, venceu Car Day Brasil Concours d'Elegance e levou o prêmio "Best of Show"
-
Packard Saoutchik Limo 1931
Packard Saoutchik Limo 1931, o "Best of Show" do Car Day Brasil Concours d'Elegance Leia mais
-
Packard Saoutchik Limo 1931
Packard Saoutchik Limo 1931, o "Best of Show" do Car Day Brasil Concours d'Elegance, recebe premiação ao lado do proprietário e dos juízes da FIVA Leia mais
-
Packard Saoutchik Limo 1931
Packard Saoutchik Limo 1931, o "Best of Show" do Car Day Brasil Concours d'Elegance Leia mais
-
Packard Saoutchik Limo 1931
Packard Saoutchik Limo 1931, o "Best of Show" do Car Day Brasil Concours d'Elegance Leia mais
-
Packard Saoutchik Limo 1931
Packard Saoutchik Limo 1931, o "Best of Show" do Car Day Brasil Concours d'Elegance Leia mais
-
Chevrolet Baby Grand 1917
Baby Grand levou o FBVA Special Prize
-
Chevrolet Baby Grand 1917
-
Chevrolet Baby Grand 1917
-
Isotta Fraschini 8AS
Modelo foi premiado na categoria Vintage (1919 a 1930)
-
Isotta Fraschini 8AS
-
Isotta Fraschini 8AS
-
Isotta Fraschini 8AS
-
Cadillac Brougham
José Luiz Gandini, chefão da Kia no Brasil, e seu Cadilac premiado na categoria Post War (1946 a 1960)
-
Porsche Speedster 1958
Speedster teve rodas feitas especialmente para sua apresentação no Salão de Paris
-
Porsche Speedster 1958
Modelo já passou por Pebble Beach e fora premiado no concurso de elegância de Laguna Seca (EUA)
-
Rolls-Royce Silver Wraith 1953
Esse Rolls-Royce Silver Wraith 1953 pertenceu ao ex-presidente Getúlio Vargas
-
Rolls-Royce Silver Wraith 1953
-
Armstrong Siddeley
Este é considerado um dos mais raros do mundo
-
De Tomaso Deauville
Todo anos 1970 quando visto por fora...
-
De Tomaso Deauville
... e também por dentro
-
Fiat Abarth 1959
Olhe a belíssima cor desse exemplar
-
Fiat Abarth 1959
Abarth tinha motor traseiro
-
Allard J2 1950
-
Allard J2 1950
-
Porsche 356 1955
-
Cord 812 Phaeton 1937
-
Cord 812 Phaeton 1937
-
Ferrari Daytona
-
Ferrari Daytona
-
Ferrari Barchetta 1952
-
Ferrari Barchetta 1952
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.