Topo

Aposentados: 5 carros que se despediram com destinos mais nobres que o Gol

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/01/2023 04h00

O último grande adeus da indústria automotiva foi o Gol, acompanhado do Voyage. Ainda que o hatch da Volkswagen tenha ganhado a edição comemorativa "Last Edition", ambos os modelos foram encerrados, com as últimas unidades de cada, justamente na versão mais básica do catálogo. Inclusive, o último exemplar do Gol já estava faturado para compor os pátios da Localiza e, assim, virar só mais um dos vários carros de aluguel do Brasil.

Em contraponto ao fim que a Volkswagen deu para dois dos seus grandes ícones de vendas, os outros carros importantes na história da indústria nacional, por sua vez, tiveram mais dignidade. O UOL Carros "escavou" registros e apurou com fontes que indicam o destino desses modelos. Veja quais são a seguir.

Além do Gol: os outros 5 últimos carros fabricados

  • Divulgação

    Fiat Uno Mille

    Limitada a 2.000 unidades numeradas, a edição final "Grazie Mille" do Uno foi oferecida em duas cores: prata e um tom claro de verde denominado "Saquarema".

    Foi esta última opção de pintura a escolhida para a última unidade. Seu destino já estava pré-determinado: entrar para o acervo de modelos históricos da fabricante, na fábrica de Betim (MG).

  • Divulgação

    Chevrolet Opala

    O modelo foi o primeiro carro de passeio da GM no Brasil. Além de ser muito importante por isso, era referência de luxo em todo o período de sua produção (entre 1968 e 16 de abril de 1992). Foi nesta última data que a última unidade saiu da planta de São Caetano do Sul. O modelo em questão pertence ao colecionador Alexandre Badolato, na versão Diplomata da série especial Collectors, com a cor "Vermelho Ciprius".

  • Divulgação / Ford

    Jeep Willys

    Recentemente entrevistamos o chef Rodrigo Macêdo, que também nos comentou sobre o paradeiro do último Jeep CJ-5, que saiu da linha de produção brasileira, na fábrica do Ipiranga (SP), em março de 1983. Seu avô, o empresário José Dias de Macêdo, foi quem começou com a representação da marca Jeep no Brasil. E a última unidade, na cor branca, foi dada a ele de presente pela Ford. Hoje, se encontra em uma fazenda da família em Quixeramobim (CE).

  • Divulgação / Clube do Ford

    Ford Maverick

    Foram 108.237 Mavericks produzidos e vendidos no Brasil. Na época, era referência no Brasil, tal como o Dart e o Opala. No caso, o último exemplar do modelo da Ford está na posse dos irmãos Eduardo e Rafael, conforme apurado pelo blog do Clube do Maverick. Trata-se de um GT, na cor prata, e que não está mais totalmente original. Recebeu melhorias especialmente no conjunto mecânico.

  • Divulgação

    Toyota Bandeirante

    No centro de visitas da fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) está o último Toyota Bandeirante em exibição, na cor azul. A fabricante tem apreço especial pelo modelo, uma vez que foi o primeiro carro a ser produzido no país. O utilitário teve sua última unidade produzida em 28 de novembro de 2001, sendo a unidade número 104.621.