O que a Vespa e o Pato Donald têm em comum? Veja 5 curiosidades
Com André Deliberato, do UOL, em São Paulo (SP)
29/01/2016 20h04
Chegar aos 70 anos é motivo de comemoração para qualquer veículo. Agora, chegar a essa idade e ser considerado ícone contemporâneo de mobilidade... não é para qualquer um. É neste seleto clube que a Vespa passa a figurar em 2016.
Para celebrar a data, o grupo Piaggio apresentou versões do scooter inspiradas nos modelos dos anos 1940, mas recheadas de tecnologia -- destaque para a chegada dos freios ABS (antitravamento) nas versões de 150 e 125 cc.
Veja abaixo mais mais curiosidades sobre a Vespinha.
Vespa completa 70 anos
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Pato Donald
Quando Enrico Piaggio teve a ideia de produzir uma motocicleta, ele levou seu projeto ao designer aeronáutico Corradino D'Ascanio. Este, que não gostava de motocicletas por achá-las desconfortáveis, decidiu cobrir todo o conjunto com uma carenagem, eliminando o contato do piloto com as partes engraxadas. Com isso, em 1943, surgia o protótipo Moto Piaggio 5 (MP5), apelidado de Paperino -- nome do Pato Donald na Itália. O projeto, todavia, acabou rejeitado por Piaggio.
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Versão com quatro rodas
Com apenas dois lugares e motor traseiro, o Vespa 400 foi um micro-veículo vendido na Europa entre 1957 e 1971. O carro tinha um (também pequeno) motor de dois cilindros, de 393 cc, com 14 cavalos. Foram 30 mil unidades produzidas.
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Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Astro de cinema
A Vespa também estrelou alguns clássicos do cinema. Um dos seus maiores trabalhos foi em "A Princesa e o Plebeu" (1953), com Audrey Hepburn. Além de diversos outros filmes, o scooter ainda apareceu no seriado "Os Simpsons".
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Décadas longe do Brasil
A Vespa teve uma breve passagem pelo Brasil na década de 1950, mas sem muito sucesso: seu auge aconteceu 30 anos depois, nos anos 1980, quando a versão PX 200 passou a ser produzida no país. Atualmente, o scooter chega ao Brasil por meio de importadores independentes e com preços salgados.
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Imagem: Divulgação/Fondazione Piaggio Onlus Imagem: Divulgação/Fondazione Piaggio Onlus Centro de história
O museo da Piaggio tem um grande acervo de modelos e empresta frequentemente unidadas raras da Vespa a museus conhecidos, como o Guggenheim Museum, de Bilbao, o Centre Pompidou, de Paris, e o MoMA, de Nova York, entre outros.