De compacto a hiperesportivo: os carros elétricos do Salão de Genebra
Do UOL, em São Paulo (SP)
07/03/2019 07h00
Carros elétricos devem ditar as regras da indústria automobilística nos próximos anos. Enquanto não chega a vez dos autônomos, as fabricantes investem cada vez mais nos carros movidos a eletricidade.
A edição deste ano do Salão de Genebra tem modelos para todos os gostos. Desde subcompactos como o Citroën Ami e o Fiat Centoventi até hiperesportivos, caso do Pininfarina Battista.
UOL Carros lista abaixo 10 modelos elétricos que prometem chamar atenção no evento suíço.
Os carros elétricos de Genebra
-
Imagem: Pierre Albouy/Reuters Imagem: Pierre Albouy/Reuters Volkswagen ID Buggy
O ID Buggy foi inspirado nos clássicos bugues das praias californianas. O motor principal, como seus parentes praieiros, é na traseira e tem potência combinada de 204 cv, mas há um pequeno motor adicional no eixo dianteiro para oferecer tração 4x4. Leia mais
-
Imagem: Newspress Imagem: Newspress Peugeot e-208
O novo 208 deve vir para o Brasil em 2020 e já tem versão elétrica na Europa; motor tem aproximadamente 136 cv e torque é de 26,5 kgfm. Leia mais
-
Imagem: Newspress Imagem: Newspress Polestar 2
Feito para encarar a Tesla, o Polestar 2 é um "SUV sedã" que pode não agradar todo mundo, mas anda muito: são 414 cv e 67,3 kgfm de torque. Leia mais
-
Imagem: Newspress Imagem: Newspress Audi e-tron Sportback
O e-tron Sportback é uma versão "acupêzada" do SUV e-tron, e deve aproveitar sua motorização, com 407 cv e 67,7 kgfm de torque máximo. Leia mais
-
Imagem: Harold Cunningham/AFP Imagem: Harold Cunningham/AFP Aston Martin Lagonda All Terrain
O SUV conceitual da Aston Martin traz de volta o nome Lagonda em um design extravagante inspirado nos iates de luxo. Leia mais
-
Imagem: Xu Jinquan/Xinhua Imagem: Xu Jinquan/Xinhua Honda ePrototype
Hatch foi desenvolvido exclusivamente para o mercado europeu e versão final estreia no Salão de Frankfurt; autonomia passa dos 200 km e 80% da carga das baterias pode ser obtida em apenas meia hora Leia mais
-
Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL Fiat Centoventi
Além de simpático, o Centoventi antecipa o futuro substituto do Panda; veículo é movido por baterias que podem ser substituídas facilmente e dono pode acoplar três baterias extras para ampliar a autonomia do Centoventi -- que é de entre 100 km e 500 km. Leia mais
-
Imagem: Newspress Imagem: Newspress Pininfarina Battista
O bólido feito em homeanagem a Giovanni Battista "Pinin" Farina é superlativo em todos os aspectos, inclusive na cavalaria: são 1.900 cv e torque máximo de 234,5 kgfm.
-
Imagem: Denis Balibouse/Reuters Imagem: Denis Balibouse/Reuters Citroën Ami One
O Ami One parece mais um cubo com rodas, de tão pequeno: são 2,50 m de comprimento, 1,50 m de largura e 1,50 m de altura. Totalmente urbano, ele tem autonomia de até 100 km.
-
Imagem: Newspress Imagem: Newspress Seat el-Born
O compacto elétrico da marca espanhola interessa por antecipar o Volkswagen ID -- que pode ser chamado de Neo; plataforma de ambos é a mesma MEB