Topo

Quem compra? Veja 8 carros que passaram em branco no ano de 2022

Ford Territory nunca foi destaque na categoria de SUVs médios e em 2022 a situação não foi diferente - Divulgação
Ford Territory nunca foi destaque na categoria de SUVs médios e em 2022 a situação não foi diferente Imagem: Divulgação

Guilherme Menezes, do UOL, em São Paulo (SP)

01/01/2023 04h00

O ano de 2022 acaba de terminar e alguns carros tiveram vendas abaixo do esperado pelas respectivas fabricantes - alguns, inclusive, já fizeram relativo sucesso;

De fato, a disputa pela preferência dos consumidores não é tarefa fácil.

Com o preço da matéria-prima que não para de subir, a competição cada vez mais acirrada e a escassez de componentes, as marcas precisam abusar da criatividade e da estratégia para atingir as respectivas metas de vendas.

Com base no ranking de emplacamentos da Fenabrave (a federação das concessionárias), confira oito modelos que em 2022 ficaram relegados ao papel de coadjuvantes.

Carros que venderam pouco em 2022

  • Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

    Peugeot 2008

    Para o preço, o SUV é bem equipado e acertado. Mas o projeto já está relativamente antigo para o que a própria Peugeot já oferece, no 208 e no e-2008. A versão 1.6 THP, inclusive, está entre as que mais andam de todo o segmento dos SUVs compactos. Mas nada disso parece convencer o mercado, que prefere o "primo" C4 Cactus - que vende três vezes mais.

  • Marcelo Ferraz/UOL

    VW Virtus

    O sedã compacto está prestes a ser atualizado, que aconteceu com o "irmão" VW Polo. Ainda que não seja antiquado, o projeto pede por novos elementos visuais. Os rivais já conseguem entregar mais apelo estético e, muitas vezes, com preços mais baixos. Não deixa de ser um carro que cumpre sua proposta, mas para o mercado isso não é o bastante.

  • Divulgação

    Chevrolet Camaro

    Ao contrário do Camaro, a Chevrolet do Brasil não vende o Corvette oficialmente. E não é que mais gente importa o Corvette (que é um produto mais caro) de forma independente do que compra o Camaro no país? Fora isso, o rival direto, Ford Mustang, emplaca seis vezes mais do que o único esportivo oferecido pela GM em nosso País.

  • Divulgação

    Kia Cerato

    A Kia nunca conseguiu penetrar na cultura do brasileiro o quanto merece, dada a qualidade dos seus carros, que fazem sucesso em mercados como o norte-americano. Quando olhamos para o segmento dos sedãs médios, o Kia Cerato acumula menos de 400 unidades emplacadas em 2022 - bem abaixo do já "apagado" Chevrolet Cruze - cuja geração atual está em fim de ciclo e teve mais de 8 mil emplacamentos no ano passado.

  • Divulgação

    Ford Territory

    Com menos de 1.000 unidades vendias em 2022, o Territory nunca se deu muito bem no Brasil. Concebido originalmente para o mercado chinês, chegou ao Brasil como modelo 2020 há dois anos e praticamente dobrou de preço desde então - apesar de continuar praticamente o mesmo.

  • Divulgação

    Mitsubishi Pajero Sport

    A Mitsubishi falhou na categoria em que sempre teve destaque. A distância em vendas para o Toyota SW4 cresceu, e o Pajero Sport teve vendas parecidas com as do Chevrolet Trailblazer - que, há anos, aguarda por atualizações mais profundas. Se não fosse pela clientela fiel, teria vendido menos ainda.

  • Divulgação

    Hyundai New Tucson

    Trata-se de um dos modelos com menor volume de vendas dentro da categoria dos SUVs médios, dominada pelo Jeep Compass. Para compensar, a nova geração do Tucson é aguardada para 2023 no Brasil. O Creta é quem "segura a onda" dentro da montadora sul-coreana, mas em uma categoria abaixo.

  • Divulgação

    Renault Captur

    Na "disputa interna entre Duster e Captur, o último tem se saído perdedor e emplacou nove vezes menos do que o "irmão" de plataforma da Renault. Ainda que a chegada do motor 1.3 turbo e do câmbio CVT tenha feito super bem para o Captur, pelo jeito essa e outras atualizações não foram o bastante para empolgar os clientes.

Fonte: Fenabrave