Topo

Roubos e furtos de SUVs dobram em SP; veja os mais visados pelos ladrões

Ford EcoSport é o SUV mais visado por criminosos no estado de São Paulo - Divulgação
Ford EcoSport é o SUV mais visado por criminosos no estado de São Paulo Imagem: Divulgação

Colaboração para UOL

12/09/2022 16h53

Há alguns anos, os SUVs são o tipo de veículo mais desejado pelos brasileiros. Prova disso é que, mesmo com um preço médio mais elevado na comparação com hatches e sedãs, eles se destacam na lista de carros novos mais vendidos mês após mês.

Não é surpresa que os utilitários esportivos também são visados pelos criminosos: o número de unidades roubadas ou furtadas no primeiro semestre de 2022 no Estado de São Paulo praticamente dobrou na comparação com o mesmo período de 2021.

De acordo com a empresa de rastreamento veicular Ituran, responsável pelo estudo, elaborado com base em dados da Secretaria da Segurança Pública do governo paulista, 4.423 SUVs foram furtados ou roubados entre janeiro e junho deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 2.233 - um aumento de 98%.

Segundo Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, uma das causas para a alta nas ocorrências é o aumento na quantidade de veículos nas vias, uma consequência do fim da maior parte das restrições à circulação de pessoas que vigoravam para conter a disseminação do coronavírus."Está muito explícito que os casos de roubo ou furto de veículos estão voltando às médias anteriores à pandemia", estima o especialista.

No topo da lista dos favoritos dos bandidos está o Ecosport, que saiu de linha no ano passado, após 18 anos de mercado. O modelo da Ford teve 444 sinistros de janeiro a julho de 2022.

"Essa liderança do EcoSport é uma consequência da saída da Ford do Brasil, pois faltam peças para o modelo nas concessionárias. Além disso, estamos falando de um veículo que está no mercado há muitos anos, é o pioneiro da sua categoria. Especialmente as unidades mais antigas geram demanda por peças provenientes de desmanches ilegais", analisa Boutti.

Outro dado chama atenção em relação aos SUVs: diferentemente do que acontece na lista geral de carros mais visados por bandidos, na qual o número de furtos é sempre muito superior ao de roubos, nesse caso, a divisão é bem equilibrada. 51,96% dos 4.423 SUVs alvo de crimes foram furtados, enquanto 48,04% foram roubados.

"Nem sempre o objetivo final de um roubo é o carro. Muitas vezes, os bandidos querem os pertences do proprietário ou até mesmo realizar um sequestro relâmpago. Por isso, é natural que carros mais caros tenham um número maior de roubos do que veículos mais velhos e baratos. Já a motivação do furto é sempre o carro e as respectivas peças", esclarece Rodrigo Boutti.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

SUVs mais roubados e furtados no primeiro semestre

  • Ford Ecosport

    444 unidades roubadas ou furtadas no primeiro semestre de 2022

  • Honda HR-V

    406 unidades roubadas ou furtadas no primeiro semestre de 2022

  • Hyundai Creta

    379 unidades roubadas ou furtadas no primeiro semestre de 2022

  • Jeep Renegade

    334 unidades roubadas ou furtadas no primeiro semestre de 2022

  • Hyundai Tucson

    298 unidades roubadas ou furtadas no primeiro semestre de 2022

  • Volkswagen T-Cross

    280 unidades roubadas ou furtadas no primeiro semestre de 2022

  • Jeep Compass

    248 unidades roubadas ou furtadas no primeiro semestre de 2022

  • Nissan Kicks

    187 unidades roubadas ou furtadas no primeiro semestre de 2022

  • Renault Duster

    155 unidades roubadas ou furtadas no primeiro semestre de 2022

  • Chevrolet Tracker

    142 unidades roubadas ou furtadas no primeiro semestre de 2022

Fonte: Ituran, com dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo