Salão de Xangai 2019: 10 carros que queremos ver na China
Um ano em Pequim, outro em Xangai, sempre atraindo todos os olhares em abril. Esta alternância entre as sedes dos grandes salões automotivos dá ideia da grandeza e importância da China dentro do cenário global -- nenhum outro grande mercado para carros dá conta de manter evento anual em duas cidades diferentes, com o mesmo bom nível.
Para 2019, o Salão de Xangai será, novamente, uma mostra extremamente importante para o Brasil. E a bola da vez estará com a General Motors: a gigante norte-americana voltou seus olhos -- e o orçamento -- ao oriente, que vai dar o tom do que será a Chevrolet do futuro. A nova família Onix, mas também novos crossover e SUVs da marca, ganham vida lá, para só depois chegar ao Brasil e restante do mundo.
Mas Volkswagen também promete boas novidades, assim como Porsche, Audi e até Mercedes-Benz.
Olhos vidrados também para acompanhar o que as marcas chinesas puras podem fazer. A Geely já mostrou tem as cartas na mão: comprou 10% da Mercedes-Benz, bem como controle total da submarca Smart. Além disso, o grupo é dono da Volvo e da Lotus e deve ter boas estreias dessas marcas.
A Chery, junto à parceira brasileira Caoa, também pode causar. Assim como a JAC, que é uma das maiores marcas chinesas, mas está sendo sondada pela Volkswagen, que quer ampliar sua participação no país do socialismo de mercado. UOL Carros estará no evento, trazendo as novidades a partir do dia 17, mas adiantamos o que estamos mais ansiosos para ver!
Lista de desejos
-
Chevrolet Onix 2020
A nova família começa com o sedã e ganha vida na China. O hatch também pode aparecer, ainda que como conceito, embora já ganhe vida este ano, também. Monovolume e picape ainda devem ficar fora da festa... mas nada impede que surpresas sejam feitas. No Brasil, os carros estreiam no final deste ano. Leia mais
-
Chevrolet Tracker 2020
O SUV compacto também faz parte da nova família Onix, feita sobre a plataforma global modular e compacta GEM. E também deve mostrar sua forma final no Salão de Xangai. No Brasil, estreia apenas em meados de 2020. Leia mais
-
Chevrolet Trailblazer
Sim, a GM promete roubar a festa na China. Além dos compactos, um vislumbre da próxima geração do Trailblazer, SUV montado sobre chassis, está prometido. Claro, ele também dá toda a pinta de como será a nova S10... ou não? Pode ser que a GM resolva dar identidade própria aos modelos, ainda que a base seja a mesma. É algo que a Toyota fez com Hilux e SW4, por exemplo. Leia mais
-
Renault K-ZE
Esse codinome significa uma coisa: Kwid elétrico. Aliás, duas coisas, já que a configuração real do modelo trará, além da nova motorização limpa, o novo visual do Kwid para o Brasil. Queremos muito saber dos novos rumos do pequenino. Leia mais
-
Marca Jetta
Pois é, a Volkswagen está querendo muito fazer sucesso na China, base para seu plano de manutenção da primeira posição global entre as montadoras. Além das alianças com marcas chinesas e dos modelos lançados com a própria marca VW, o grupo alemão aposta também na submarca Jetta, feita para ter modelos mais acessíveis. O nome é o mesmo do sedã feito no México, mas os carros são releituras de Seat e de Skoda.
-
Volkswagen I.D. Roomzz Concept
E que tal mais um "capítulo" da novela da nova familia de carros elétricos da Volks? Já sabemos que a linha I.D. vai atrasar um pouco seu lançamento global. Sabemos também que o Brasil não verá os modelos tão cedo. Mas ainda ser queremos ver o que o time de designers da empresa, que tem brasileiros também (como Marco Pavone, criador do up! e do Polo, e Arnaldo Cruzeiro, do T-Cross e Novo Touareg), bolou.
-
Audi Q2L e-tron
O Q2 já existe há algum tempo, mas ainda é assunto difícil para o Brasil. O crossover tem o tamanho do T-Cross, mas seu espaço dentro da linha nacional da Audi ainda é algo complicado. Seria caro demais para carro com tamanho de menos. Mas e se ele fosse maior? E se fosse eletrificado? Essa configuração será mostrada agora na China.
-
Porsche Cayenne Coupé 2019
Será a primeira aparição do novo modelo em um salão. O que ele é? Lembra do Lamborghini Urus? Lembra do Audi Q8? Ambos estiveram no último Salão de São Paulo. Pois bem, o Porsche Cayenne Coupé é primo-irmão dois dois modelos, com tanto tamanho quando o Cayenne comum, mas com caimento do teto mais esportivo. Detalhe: deve desembarcar no Brasil ainda este ano. Leia mais
-
Geely
Demos spoiler na abertura do texto: a Geely é a chinesa mais interessante do momento. Ainda que usando outras marcas. Além de Volvo (e da grife elétrica Polestar), o grupo já confirmou que terá novidades da Lotus. Mas queremos ver também o que mostrará com o próprio emblema. Lembrando que a Geely saiu correndo do Brasil após a questão da sobretaxação para importados e da crise econômica posterior... e nunca mais voltou.
-
Landwind E315
O que fazer quando o Judiciário te proíbe de fabricar seu maior sucesso, justamente porque ele era uma cópia descarada de um carro global de outra empresa? Depois de ter o clone do Evoque vetado, a Landwind vai tentar mostrar que sabe fazer os próprios automóveis: o E315 poderá ser, ou não, uma prova disso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.