Sem essa de vida loka: ser descuidado com placa da moto dá multa e pontos
Da Infomoto, em São Paulo (SP)
01/02/2017 04h00
A placa é a "certidão de nascimento" de diversos veículos terrestres motorizados no Brasil. Quando um veículo recebe a placa com letras e números, estará se ligando ao seu dono -- ou representante legal. É uma informação importante.
Assim, rodar sem a placa ou com a placa em más condições, pode causar dor de cabeça e prejuízo financeiro por conta dessa falta de identificação. A infração é considerada gravíssima, rende sete pontos no prontuário e multa de R$ 293,47.
Tem mais: o veículo pode ser recolhido, gerando um prejuízo ainda maior com valores do guincho e diárias no pátio das autoridades de trânsito.
Vamos falar de motos, especificamente: em São Paulo (SP), o guincho custa R$ 233,75 e o proprietário desembolsará mais R$ 23,58 pela diária do pátio.
Em muitos casos o piloto nem sabe que está fora da lei, pois a placa caiu no caminho e ele nem percebeu.
Além da multa, perder a placa custa mais R$ 104,29 pela nova placa e R$ 51,69 pelo lacre, se for o caso. Depois de tudo certo será preciso passar por nova vistoria que, em São Paulo, custa entre R$ 60 e R$ 80.
É melhor economizar e ficar ligado para não rodar na vida loka, certo? Confira como em dicas simples. Vá na paz!
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Vibrou?
As placas atuais tendem a vibrar mais, por conta de sua grande proporção, e acabam se partindo na área da fixação do parafuso. Em alguns casos, em motos mais “vibrantes”, caso das monocilíndricas de grande capacidade, a placa pode se romper nos dois parafusos. Outras vezes é o próprio parafuso que se soltou devido à vibração. Uma solução é usar porcas autotravantes e anéis de borracha para amenizar a vibração.
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Dobrou, quebrou
Alguns pilotos usam o truque de dobrar a placa para escapar dos radares de velocidade. Outras vezes, pode ser algum defeito no suporte. Fato é que andar com a placa dobrada da multa e apreensão do veículo, o que "quebra" seu bolso mais que a multa. Além disso, contribuirá para a quebra da placa com o tempo.
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Olha o balanço
Aerodinâmica: taí algo que não combina muito com as formas da placa, que tende a balançar pela resistência do ar, principalmente em viagens. O formato e a instalação dependerá do modelo de moto e do formato do suporte de placa, mas em muitos casos é recomendável adaptar um apoio entre o para-lama e a placa. Vale usar parafuso longo e arruelas que se apoiam e travam a placa.
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Dá uma força
O suporte de placa é um ótimo aliado do motociclista, porém não pode cobrir letras ou números. O ideal é que seja apenas uma pequena moldura para a fixação nas laterais e na parte inferior da placa, sem interferir na visibilidade. Custa em média R$ 25, e pode ser adquirida no próprio Detran, no momento da lacração.
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Sujeira não
Muitas vezes a graxa e a poeira também encobrem a placa e dificultam a leitura. O ideal é ficar atento, principalmente no período de chuvas. Evite passar pano seco, isso pode “lixar” letras e números, tornado a placa ilegível. Lave a placa com água e sabão.
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Maquiagem?
A placa também pode deixar de ser ilegível por conta do desgaste da tinta dos números e letras. Muita gente soluciona o problema pintando-os. É uma solução paliativa bastante comum e há inclusive profissionais que oferecem esse tipo de serviço antes de vistorias. Vale lembrar que fazer retoque na placa é ilegal. Fique esperto!