SUVs completões: 8 usados pelo preço do carro zero km mais barato do Brasil
Do UOL, em São Paulo
23/12/2022 04h00
Fiat Mobi (R$ 66.580) e Renault Kwid (R$ 66.590) estão praticamente empatados na disputa pelo posto de carro mais barato do Brasil. A realidade do mercado é complicada, principalmente quando comparamos com os preços desses veículos quando surgiram em 2016 e 2017, respectivamente. Enquanto o Mobi partia de R$ 31.900 no seu lançamento, o Renault custava R$ 29.990.
Para que algo pudesse minimamente justificar os preços que dobraram, tentamos achar uma contrapartida, mas pouco mudaram de lá para cá. Logo, a sensação de que "éramos felizes e não sabíamos" é inevitável.
A boa notícia é que ainda há o mercado de usados para servir de consolo. E, pelo preço dos carros mais baratos do Brasil hoje em dia, encontramos até alguns SUVs. Veja alguns que valem a pena, conforme os seguintes critérios:
- Quilometragem abaixo de 50 mil
- Até 5 anos de uso
- Câmbio automático
8 SUVs pelo preço do 0 km mais barato do Brasil
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Imagem: Murilo Góes/UOL Imagem: Murilo Góes/UOL Peugeot 2008 Griffe 2019
Desde que ganhou o câmbio Aisin de 6 marchas, passou a ser um carro bem mais confiável. O motor 1.6 aspirado entrega 120/107 cv e 15,7 e 15,7/15,4 kgfm, com etanol e gasolina, respectivamente. Conforme o Inmetro, faz 10,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina e 7,5 e 9,2 km/l com etanol, respectivamente.
Vem equipado com faróis de neblina, volante revestido em couro, câmera de ré, alarme, rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado, seis airbags, ar digital com duas zonas, teto solar panorâmico, sensor de chuva, sensor crepuscular, sensores de estacionamento traseiros, bancos com revestimento parcial em couro. -
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Renault Duster 2.0 Dynamique 2017/2018
Mais um com muita peça no mercado e pouco histórico de problemas. Legal é que vem com central multimídia com GPS, sensores no para-choque traseiro para ajudar a estacionar, controle de tração e de estabilidade, tecido aveludado nos bancos e volante revestido de couro.
Vem com motor 2.0 aspirado de 148 cv e 20,7 kgfm associado a um câmbio automático de apenas quatro marchas. Com isso, o consumo talvez seja uma das únicas defasagens do modelo. Segundo o Inmetro, na cidade, faz 6,1 km/l (etanol) e 8,9 km/l (gasolina) e, na estrada, faz 7,3 km/l (etanol) e 10,5 km/l (gasolina). -
Imagem: Murilo Góes/UOL Imagem: Murilo Góes/UOL Citroën C4 Cactus Feel 2021
O C4 é bem similar ao Peugeot 2008 em consumo e desempenho, uma vez que partilha a mesma plataforma, motor e câmbio. Entretanto, pelo fato da Feel não ser uma versão tão completa quanto a Griffe, não vem com tantos equipamentos. Por outro lado, encontramos carros mais recentes e com quilometragem ainda mais baixa.
Em comparação com o 2008, tem dirigibilidade mais direta e atributos mais parecidos com os de um hatch (enquanto o 2008 parece mais com uma minivan). Isso pode ser atrativo principalmente para o público mais jovem. -
Imagem: Redação Brasil Imagem: Redação Brasil Jeep Renegade 1.8 2019/2020
Além do visual bem aceito pelo mercado, tem dirigibilidade robusta. Além disso, vem bem equipado, com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, rodas de liga-leve de aro 16, computador de bordo, controles eletrônicos de estabilidade e tração, monitoramento da pressão dos pneus, apoio de braço central e rack no teto.
O motor é o 1.8 E.torQ 16V Flex, de 139 cv e 19,2 kgfm de torque. Funciona com câmbio automático, de seis marchas, com tração apenas dianteira e rodas de aro 16. Só não é dos mais econômicos. Faz 6,9 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol, enquanto, com gasolina, os números sobem para 10 e 12 km/l, respectivamente, pelo Inmetro. -
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Hyundai Tucson 2.0 GLS 2017
Nos anos 2000, foi um dos grandes responsáveis por associar os SUVs como carros mais refinados. Foi objeto de desejo por um bom tempo, mesmo com a chegada da segunda geração do carro, o IX35. Continuou vendendo tanto que, mesmo coexistindo com o sucessor, não deixou a produção.
Entre os principais atributos, estão a fácil manutenção e a ampla oferta de peças. Com motor 2.0 e câmbio automático de somente 4 marchas, o consumo é o que mais deixa a desejar. Segundo o Inmetro, na cidade, faz 5 km/l (etanol) e 7,4 km/l (gasolina) e, na estrada, faz 5,8 km/l (etanol) e 8,6 km/l (gasolina). -
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Caoa Chery Tiggo 2 Act 2019/2020
Talvez um dos mais compactos da lista. O Tiggo 2 é equipado com motor 1.5 flex de 16V e comando variável, com 115/110 cv e 14,9/13,8 kgfm de torque (etanol/gasolina). Um dos seus maiores trunfos é, no entanto, a lista de equipamentos (até por se tratar da versão de topo).
Importante dizer que a nova caixa automática tem apenas quatro marchas, mas isso não impede de entregar bons números de consumo. Segundo o Inmetro, faz 7,7/8,8 km/l com etanol e 10,9/12,3 km/l com gasolina (cidade/estrada). -
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação JAC T40 2018/2019
Os modelos que encontramos são os primeiros desde o seu lançamento. Já tem números de consumo e de desempenho superiores em relação ao JAC T5. Além disso, é mais moderno também.
Vem com ar-condicionado com função automática, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros. -
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Ford Ecosport SE 2019/2020
Antes de mais nada, não é mais com o Powershift. A versão SE nesse ano já havia substituído o câmbio problemático pelo mais confiável 6F15 de 6 marchas. Claro que há alguns percalços, decorrentes do fim da linha nacional da Ford, principalmente o receio do mercado para modelos como ele, o Ka e o Fiesta (que acabam impactando na liquidez). Entretanto, como produto, é um dos melhores modelos dentre esses que encontramos.
É equipado com o motor 1.5 de três cilindros, que gera 137 cv e 16,2 kgfm. São o bastante para levar o velocímetro de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos. Segundo o Inmetro, com etanol faz 7,1 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada. Com gasolina, os números sobem para 10,3 km/litro na cidade e 12,6 km/litro na estrada.