SUVs: veja quem surpreendeu ou mais perdeu vendas com crise do coronavírus
A pandemia do coronavírus atingiu em cheio o setor automotivo, com fábricas paradas, suspensão ou restrições no atendimento em concessionárias e até dificuldades para o emplacamento de veículos novos nos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito.
Tanto que as vendas de carros de passeio e comerciais leves em março apresentaram uma redução de 19,1% ante fevereiro - foi o pior resultado de março em 14 anos.
Não poderia ser diferente com a categoria dos SUVs, a que mais cresce no Brasil e que hoje é responsável por mais de 27% das vendas de veículos zero-quilômetro.
Dos dez utilitários esportivos mais vendidos em março, sete deles apresentaram queda no volume de emplacamentos, de acordo com a Fenabrave - a federação das concessionárias.
O modelo mais afetado foi o Jeep Compass, cujas vendas caíram 34,7% em março na comparação com fevereiro - quando as restrições à circulação de pessoas e o incentivo ao isolamento social de parte dos governos ainda não eram aplicadas. Caiu do quarto para o quinto lugar no ranking.
Por outro lado, o Chevrolet Tracker trocou de geração no mês passado e apresentou expressiva alta de 42,6% - foram licenciadas 1.907 unidades em março, ate 1.337 em fevereiro. Vale destacar que os emplacamentos do SUV no mês que passou incluem queimas de estoque da geração anterior. Subiu da décima para a oitava posição.
O Captur, por sua vez, reagiu a um fevereiro fraco e cresceu 17,6%. O Duster, que também trocou de geração, saltou de 720 unidades em fevereiro par 1.015 em março, com elevação de 41%. No mês passado, a dupla ficou, respectivamente, em décimo e 11º lugar.
Os utilitários esportivos da Renault são um dos poucos da categoria com vendas on-line, que podem ser realizadas diretamente no site comercial da Renault.
O Tiggo 5X é o terceiro SUV do "top 10" que viu as vendas crescerem (15%). A Caoa Chery, fabricante do modelo, passou a oferecer recentemente test-drive a domicílio dos carros da marca.
UOL Carros entrou em contato com General Motors, Renault e Caoa Chery, oferecendo espaço para comentarem os motivos de as vendas terem crescido.
De acordo com a GM, ''as medidas extraordinárias de fechamento do comércio na maior parte do Brasil, decorrentes da necessidade de isolamento social imposta pela pandemia de Covid-19, atingiram também as revendas de automóveis e acabaram represando a compra e emplacamentos de veículos em março de 2020."
As demais ainda não responderam.
Confira abaixo a lista dos dez SUVs mais emplacados em março e como foi seu desempenho na comparação com fevereiro.
Os 10 SUVs mais vendidos em março
-
Jeep Renegade
4.494 unidades comercializadas em março
Queda de 16% em relação às vendas de fevereiro
2º colocado em fevereiro
Leia mais -
Volkswagen T-Cross
4.418 unidades comercializadas em março
Queda de 17,8% em relação às vendas de fevereiro
1º colocado em fevereiro
Leia mais -
Nissan Kicks
3.597 unidades comercializadas em março
Queda de 27,4% em relação às vendas de fevereiro
3º colocado em fevereiro
Leia mais -
Hyundai Creta
3.484 unidades comercializadas em março
Queda de 21,9% em relação às vendas de fevereiro
5º colocado em fevereiro
Leia mais -
Jeep Compass
3.059 unidades comercializadas em março
Queda de 34,7% em relação às vendas de fevereiro
4º colocado em fevereiro
Leia mais -
Honda HR-V
2.761 unidades comercializadas em março
Queda de 7,6% em relação às vendas de fevereiro
6º colocado em fevereiro
Leia mais -
Ford EcoSport
2.050 unidades comercializadas em março
Queda de 16% em relação às vendas de fevereiro
7º colocado em fevereiro
Leia mais -
Chevrolet Tracker
1.907 unidades comercializadas em março
Alta de 42,6% em relação às vendas de fevereiro
10º colocado em fevereiro
Leia mais -
Caoa Chery Tiggo 5x
1.192 unidades comercializadas em março
Alta de 15% em relação às vendas de fevereiro
8º colocado em fevereiro
Leia mais -
Renault Captur
1.117 unidades comercializadas em março
Alta de 17,6% em relação às vendas de fevereiro
12º colocado em fevereiro
Leia mais
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.