Veja quais carros lançados no Salão de Genebra virão ao Brasil
Colaboração para o UOL, de Genebra (Suíça)
11/03/2019 07h00
O Salão Internacional do Automóvel de Genebra foi um salão de superlativos: o carro mais caro, o carro mais potente; luxuosos, esportivos, exclusivos; grandes fabricantes, pequenas marcas e preparadoras, todas na mesma arena.
Híbridos e elétricos também marcam presença, em uma tendência inevitável.
Genebra tira vantagem de seu globalismo. Um campo neutro, não identificado diretamente com sedes das grandes fabricantes, como outros salões. Com isso, o evento é prestigiado por montadoras e projetos de diferentes países. No entanto, a edição deste ano, traz mais novidades de interesse do mercado brasileiro que o de costume.
Para ter uma ideia do que esperar, UOL Carros listou quem já está confirmado para chegada ao nosso país -- e também quem pode aparecer de "surpresa". Confira a lista e diga por qual deles você está ansioso.
Passaporte carimbado
-
Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL Peugeot 208 2020
A nova geração do Peugeot 208 fará escala na Argentina. A PSA ainda estuda como fazer a venda do novo compacto. Rumores falam em trazê-lo da Argentina, país que não tem fabrica os compactos de Peugeot ou Citröen nos últimos anos. De toda forma, sabe-se que Porto Real (RJ) seguirá fabricando o 208 atual -- e pode ser que também o novo. A estratégia de fazer conviver duas gerações, muito utilizada por Fiat e Volkswagen, será adotada por um tempo. Junto ao 208, o 2008 também terá mudanças. Leia mais
-
Imagem: Fabrice Coffrini/AFP Imagem: Fabrice Coffrini/AFP Renault Clio 5 "genérico"
A quinta geração do Renault Clio adota um caminho mais complexo. O novo, com cara de Mègane e mais equipado, com direito a sistemas de assistência ao motorista, não vem. A conta não fecha e a plataforma ainda não está disponível para o país. Mas o visual do Clio 5 francês vai inspirar uma renovação de Sandero e Logan, a ser fabricada em São José dos Pinhais (PR), com lançamento entre 2020 e 2021. A plataforma será Dacia, em um processo semelhante ao que ocorre hoje com o Captur. Uma versão simplificada (e mais barata de produzir) do europeu, mas um avanço do modelo atual, que aspira brigar entre compactos premium, como o novo Volkswagen Polo. A plataforma também permitiria ganhar um pouco mais de espaço, uma vez o Clio original seria muito compacto para a necessidade do mercado brasileiro. Leia mais
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Renault Alaskan
Quem está por dentro das notícias da indústria automotiva nos últimos três anos sabe que o segmento de picapes está quase tão aquecido globalmente quanto o de SUVs e projetos não faltam. Um dos mais importantes é o do trio de picapes médias da Renault-Nissan em parceria com a Daimler. Na prática, o projeto começou com a Nissan Frontier e prevê ainda a luxuosa Mercedes-Benz Classe X e ainda uma opção "pé no chão", a Renault Alaskan. A picape da marca francesa já foi mostrada no Salão de São Paulo, mas não há qualquer novidade sobre sua chegada. Em Genebra, o que se viu foi uma versão cheia de equipamentos, tecnologia e acessórios aventureiros. Leia mais
-
Imagem: Newspress Imagem: Newspress Jeep Renegade e Compass híbrido
A eletrificação está em alta, e os motores elétricos chegaram também ao segmento "off-road", com a Jeep apresentando versões híbridas plug-in de Renegade e Compass, que podem chegar também ao Brasil. Ainda em estudo, têm potência combinada de 240 cv. Motor a gasolina na frente, movimentando as rodas dianteiras, baterias no assoalho, motor elétrico atrás, movendo o eixo traseiro. Leia mais
-
Imagem: Xu Jinquan/Xinhua Imagem: Xu Jinquan/Xinhua Ferrari F8 Tributo
Entre os esportivos, UOL Carros apurou que a Ferrari F8 Tributo estará disponível para importação no Brasil a partir final do primeiro trimestre de 2020, logo após a chegada aos EUA, ainda sem preço definido. Na Europa, as vendas começam em outubro, por 236 mil euros. No mercado brasileiro, o supercarro de 720 cv estará sujeito à variações cambiais e à extensa carga tributária, como o de costume. Leia mais
-
Imagem: Newspress Imagem: Newspress Audi Q4 e E-tron Sportback
Não é segredo para ninguém que a Audi vai apostar em um futuro dominado por carros elétricos. Tanto é que a marca aproveitou o Salão de Genebra para revelar dois modelos: o Q4 e o E-tron Sportback. Embora pareça algo distante para o Brasil, é bom lembrar que a marca trouxe o crossover E-Tron (variante mais "comum" do E-Tron Sportback) ao Salão de São Paulo. Ou seja, há intenção de ter a gama eletrificada também em nosso país. E o Q4 parece um bom começo, até mais do que os modelos da linha E-Tron. Leia mais
-
Imagem: Denis Balibouse/Reuters Imagem: Denis Balibouse/Reuters PAL-V Liberty
Um exótico carro com cara de helicóptero ou um helicóptero com cara de carro? O PAL-V Liberty já esteve e outros salões, não é uma ideia nova. Mas o projeto da Holanda também pode ser encomendado por endinheirados do Brasil. O preço? R$ 1,8 milhão. Leia mais
-
Imagem: Newspress Imagem: Newspress Toyota Corolla 2020
Já havíamos visto no Japão, em Detroit, em Los Angeles, na China... agora foi a vez de o novo Toyota Corolla dar as caras no Salão de Genebra. E com sua cota de novidade: primeiro a configuração mais esportiva da gama, o Corolla Hatchback GR Sport, com uma mãozinha da Gazoo Racing. Depois a perua Touring Sports, com direito a uma versão aventureira (Trek). Mas a configuração mais interessante para o Brasil é o sedã híbrido, que entrega bastante do que veremos aqui. O modelo tem apresentação no Brasil esperada para o final do ano. Leia mais