Topo

5 carros que as marcas cometem falta grave por não trazerem ao Brasil

Do UOL, em São Paulo

27/11/2022 04h00

A competição entre as marcas de carros pode ser comparada até com a da Copa do Mundo. Um movimento errado pode ser o bastante para comprometer vantagens estratégicas importantes.

Quando trazemos isso para o mercado brasileiro, apesar da integração global das fabricantes que atuam no Brasil, vemos que ainda há carros que fariam muito sentido para o consumidor. Veja alguns que separamos.

5 carros que são falta grave por não virem para cá

  • Divulgação

    Toyota Aqua

    O Aqua poderia ser uma boa forma da Toyota diversificar seu portfólio eletrificado. Com porte similar ao do Renault Zoe, o carro é equipado com um motor 1.5 litro a gasolina de 90 cv e 12,3 kgfm que trabalha em conjunto com um motor elétrico (duplo) de 61 cv.

    Tanto na versão com tração dianteira quanto no modelo de tração nas quatro rodas, o compacto híbrido tem consumo médio de incríveis 35,8 km/l.

  • Divulgação

    Suzuki S-Presso

    O aumento crescente da procura pelo Citroën C3 revela como esse carro poderia colocar a Suzuki no radar do mercado brasileiro. Hoje conta apenas com o aventureiro Jimny Sierra no seu portfólio.

    O S-Presso vem equipado com motor 1.0 de 3 cilindros, que produz 67 cv e um torque máximo de 9,5 kgfm. É oferecido com câmbio manual de 5 marchas ou automatizado e conta com sistema de infoentretenimento de 7,0 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay.

  • Divulgação

    Ford Escape

    Hoje a Ford no Brasil vende carros de categorias superiores. O Escape poderia se encaixar dentro da proposta. Tem duas opções híbridas: uma convencional com motor 2.5 a gasolina (em ciclo Atkinson) e outra, plug-in, que têm a mesma potência de 213 cv.

    O consumo de ambas as versões também é igual, com 17,4 km/l no ciclo combinado da EPA. Também há versões convencionais, tanto com motor 1.5 turbo de 182 cv, quanto o 2.0 EcoBoost do Bronco, com 253 cv.

  • Divulgação

    Hyundai Venue

    O 'irmão' menor do Creta certamente consolidaria ainda mais a presença da Hyundai no segmento dos SUVs, atualmente o mais importante para as montadoras.

    Ele vem com motores 1.2 aspirado de 83 cv, 1.6 aspirado de 125 cv, 1.0 turbo GDI de 120 cv e até o 1.5 CRDi turbodiesel de 100 cv. O câmbio pode ser manual, automático convencional ou automatizado DCT de dupla embreagem e 7 marchas.

  • Divulgação

    Audi A1 Allstreet

    Arriscamos dizer que esse carro venderia até mais do que o A3, que hoje é o modelo mais em conta oferecido pela marca. Com visual mais aventureiro, no exterior pode ser escolhido com motores turbo de 1,0 litro de três cilindros e 1,5 litro de quatro cilindros. Pode ter 95 cv e 18 kgfm, 110 cv e 20 kgfm, ou 150 cv e 25 kgfm, com câmbio manual ou automático S Tronic de 7 marchas.