Nova Aprilia Dorsoduro 1200 acirra concorrência no segmento
Depois de apresentada no Salão de Milão no ano passado, a Aprilia Dorsoduro 1200 chega ao mercado europeu. O novo modelo amplia a família Dorsoduro com um motor de maior capacidade, juntando-se a Dorsoduro 750. A nova supermoto da marca italiana é cheia de tecnologia, mas tem no desempenho seu principal apelo.
Mapa de gerenciamento do motor, -- Sport, Touring e Rain -- freios ABS e controle de tração são colocados a disposição do interessado nesta Aprilia. Toda essa tecnologia embarcada vem pra ajudar o piloto a domar o propulsor de 1200 cm³, dois cilindros em V, quatro válvulas por cilindro, DOHC e refrigeração líquida. Essas características entregam ao condutor desta máquina italiana 130 cavalos de potência máxima a 8.700 rpm e um torque máximo de 11.7 kgfm a 7.200 rpm. Tudo, claro, alimentado por injeção eletrônica de combustível.
Classificada como "maximotard" pela Aprilia, a nova Dorsoduro 1200 traz um dos maiores motores da categoria. Entretanto, o quadro de treliça em aço tubular é leve e ágil, segundo a marca, e com isso a pilotagem se torna mais fácil e divertida.
Muito torque em baixas rotações e ainda esportividade para altas velocidades finais são as principais características dos dois cilindros em “V” que estão no coração da Dorsoduro 1200. E para não perder o controle de tanta potência, pinças radiais de freios da grife Brembo são responsáveis por parar esta motocicleta.
CICLÍSTICA
A Aprilia trouxe soluções aplicadas em competição para a ciclística na nova Dorsoduro 1200. Já citado, o quadro é muito resistente e ágil e foi desenvolvido no Mundial de Supermoto. O amortecedor traseiro desta Aprilia é fixado lateralmente, liberando espaço para os dois escapamentos posicionados sob o banco.
Nas suspensões, especificações de superesportivas. A dianteira traz garfo invertido Sachs (upside-down) com tubos de 43 mm de diâmetro com ajuste na pré carga da mola -- o curso é de 160 mm. Já o monoamortecedor traseiro, localizado lateralmente, tem 155 mm de curso.
Os freios são da marca Brembo. Na frente, dois discos flutuantes de 320 mm e pinça de quatro pistões. Na traseira, um disco simples de 240 mm mordido por um pistão único. Lembrando que a Aprilia disponibiliza uma versão com sistema ABS, que pode ser desligado no punho por aqueles que queiram pilotar mais esportivamente, bem no estilo supermotard.
O painel de instruções é completo. Traz conta-giros analógico, uma tela de cristal líquido com velocímetro digital e um computador de bordo com informações detalhadas. O guidão é bem leve. Feito em alumínio, combina com o estilo e a ciclística dessa Maximotard de 1.200 cm³.
BRIGA DE GIGANTES
A concorrência deste segmento fica mais disputada a cada dia. A Ducati há algum tempo disponibiliza a Hypemotard 1100. Ela tem motor de dois cilindros dispostos em “L”, refrigerado a ar, alimentado por injeção eletrônica, gerando 90 cv de potência a 7.750 rpm e torque máximo de 10.5 kgf.m a 4.750 rpm. Há também no mercado a recém lançada KTM 990 SM T ABS, que possui motor DOHC, quatro tempos, dois cilindros em “V” e refrigeração líquida. E para brigar de frente com suas concorrentes chegou a Aprilia Dorsoduro 1200. Disponível nas cores branca e preta, a nova Dorsoduro tem preço público sugerido de 12.490 euros (cerca de R$ 30 mil). (por André Jordão)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.