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Moto Guzzi Stelvio ganha novo motor para 2011

Big-trail italiana chega para a disputa em duas novas versões: Stelvio 1200 8V e a Stelvio NTX - Divulgação
Big-trail italiana chega para a disputa em duas novas versões: Stelvio 1200 8V e a Stelvio NTX Imagem: Divulgação

Da Infomoto

18/04/2011 18h56

A italiana Moto Guzzi está relançando sua big trail Stelvio 1200 8V no mercado europeu. Seu nome provém do Passo dello Stelvio, estrada que fica nos Alpes italianos e que já foi considerada umas das melhores do mundo para se pilotar uma moto. O novo modelo foi apresentado no EICMA 2010 e tem no novo motor de oito válvulas seu principal apelo. Mas não foi só isso que mudou na geração 2011 da Stelvio.

Disponível em duas versões -- Stelvio 1200 8V e Stelvio NTX --, a nova big trail passou a ter linhas de design mais arredondadas, deixando a moto com um visual moderno. Os piscas foram integrados à parte frontal da motocicleta, o pára-brisa ficou maior e o tanque de combustível agora comporta 32 litros de gasolina.

Essas reformulações das carenagens frontais e do tanque de combustível deixaram a moto mais preparada para proteger o piloto do vento e ainda propiciar uma autonomia digna de uma moto com proposta aventureira.

O quadro da Stelvio foi mantido. Segundo a marca, o sucesso da dupla viga superior em aço do modelo anterior foi o motivo da permanência. A distância entre-eixos continua a mesma, ou seja, toda a parte ciclística é igual a versão anterior.
 

Suspensão Marzzochi na dianteira, com 170 mm de curso, garante o conforto para o uso misto -- asfalto e terra. Na traseira, o monoamortecedor da Sachs com 155 mm de curso também está de acordo com a proposta da moto. E para parar a Stelvio, freios Brembo. Dois discos de 320 mm na frente e um disco simples de exatos 282 mm na traseira são os responsáveis pela segurança da big-trail italiana. O modelo conta ainda com o sistema de freios ABS de série em ambas as versões.

O diferencial da versão NTX é a disposição para o off-road. O comprador da NTX terá como adicional pintura em preto fosco, protetor do cárter, "capa" do motor e protetores de mãos, tudo pensado para um piloto mais aventureiro. A NTX ainda conta com bauletos de alumínio e uma luz de halogênio mais forte para ajudar o condutor na pilotagem noturna. Mais opções são oferecidas no catalogo de acessórios, como GPS, por exemplo.

POTÊNCIA GUZZI
A nova Stelvio 2011 carrega o maior propulsor da Moto Guzzi. São dois cilindros inclinados a 90º e montados transversalmente, com quatro válvulas por cilindro, que geram 102 cavalos de potência máxima a 7.000 rpm. Pode não parecer muito quando comparado às suas concorrentes, mas é o motor mais potente da fábrica de Mandello de Lario. E o torque surpreende: são 11,22 kgfm que aparecem já nas 5.500 rpm.

Ainda de acordo com a Moto Guzzi, este novo motor é silencioso e atende às normas europeias de emissão de poluentes. A grande responsável por isso é a nova ECU que controla a injeção eletrônica de combustível. Através dessa injeção, o sistema mede os sinais enviados por duas sondas lambdas e monitora todo o ciclo de combustão, melhorando a resposta ao comando do acelerador.

As "novas" motocicletas da Moto Guzzi chegam para disputar um mercado acirrado. BMW R 1200 GS, Ducati Multistrada, Triumph Tiger e Yamaha Ténéré, são suas principais concorrentes. Elas estarão à disposição nas concessionárias a partir de maio para o mercado europeu. Disponível nas cores branca, preta e laranja, seu preço sugerido é de 11.930,00 euros (cerca de R$ 28.000) para a versão 1200 8V e de 13.287,00 euros (R$ 30.400) para a NTX. (por André Jordão)