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Nuda 900R inaugura nova fase da Husqvarna

Agora integrante do Grupo BMW, marca sueca une em sua nova moto naked, a Nuda 900R, o ousado estilo Husq com a tecnologia de ponta da fabricante alemã - Divulgação
Agora integrante do Grupo BMW, marca sueca une em sua nova moto naked, a Nuda 900R, o ousado estilo Husq com a tecnologia de ponta da fabricante alemã Imagem: Divulgação

Da Infomoto

07/09/2011 13h08

A estratégia de marketing da BMW, detentora da Husqvarna, permitiu aos motociclistas de todo o mundo conhecer a Nuda 900R antes mesmo do Salão de Milão deste ano -- a 69ª edição do EICMA acontece de 8 a 13 de novembro. Primeiro projeto "assinado" pela marca alemã para a Husqvarna, de origem sueca, a Nuda carrega componentes que farão o piloto lembrar sempre da BMW. Isso porque o propulsor que equipa a Nuda é oriundo da linha F 800 da marca bávara. O motor dois cilindros paralelos foram retrabalhados, redimensionados (900 cm³) e a potência máxima deve ultrapassar os 100 cavalos.

Deve, pois os dados técnicos da nova motocicleta de rua da Husq não foram divulgados. Entretanto, já sabemos que a Nuda terá duas versões: a Nuda 900 e a Nuda 900R. Sendo a versão R a mais requintada, com garfo dianteiro Sachs, amortecedor Öhlins e freios da grife Brembo, além de itens em fibra de carbono. Já a Nuda 900 trará equipamentos não tão nobres e um design menos radical.

APRESENTAÇÃO ATÍPICA
Aguardada como novidade no EICMA 2011, a Nuda 900R surpreendeu. A aparição se deu no Innovation Day BMW, realizado em julho, junto com novas tecnologias e um scooter elétrico na marca alemã. Claro que a grande estrela foi a Nuda.

Todavia, parece que a BMW quis marcar território, já que as informações técnicas não acompanharam o lançamento. Sabemos que a Nuda terá um propulsor que ultrapassará os 100 cv, mas não seu torque.

É certo que a ciclística da Nuda 900R, montada sobre um quadro de treliça, terá garfos dianteiros Sachs com tubos de 48 mm, mas não foi divulgado seu curso. Os amortecedores serão Öhlins e totalmente ajustáveis. O conjunto de freios também segue a moda: a grife Brembo equipará a Nuda 900R com pinças de fixação radial, mas não sabemos o diâmetro do disco. Mas deve beirar os 300 mm.

Toda essa tecnologia terá a missão de entregar ao piloto uma moto confiável, característica primordial da BMW Motorrad. Sendo assim, os 175 quilos a seco da Nuda devem ser bem equilibrados, deixando a cargo do motociclista a escolha pela tocada que achar mais divertida.

 

DA TERRA PARA O ASFALTO
Famosa pelo seu desempenho no fora de estrada, a Husqvarna está escrevendo um capítulo novo e importante em sua história. Isso porque o Grupo BMW deu novas diretrizes às motocicletas suecas e a Nuda 900R é uma prova disso. Inclusive a marca faz questão de lembrar que antes de se tornar um sucesso nas pistas de motocross, a Husqvarna produziu motos de rua. Mas não como agora.

Aliando a alma Husq com a tecnologia BMW, a Nuda tem tudo para incomodar suas concorrentes, que, principalmente, acreditamos ser a KTM. O intuito do Grupo BMW é utilizar a Husqvarna para atrair jovens motociclistas e, por isso, a Nuda reúne qualidades para ser muito divertida.

Sem saber seu preço sugerido e qual a gama de cores a Husqvarna disponibilizará para a Nuda, aguardamos a BMW despir as curiosidades e, com o perdão do trocadilho, deixar todo projeto da Nuda sem roupa, ou sem nenhuma dúvida técnica.
(por André Jordão)