Topo

Strada 650 abre novos caminhos para Husqvarna

Com pegada off-road e motor BMW, moto é aposta da marca para atrair jovens motociclistas - Divulgação
Com pegada off-road e motor BMW, moto é aposta da marca para atrair jovens motociclistas Imagem: Divulgação

Carlos Bazela

Da Infomoto

16/01/2012 16h35

Injetar sangue novo na Husqvarna. Esse é o conceito adotado pela BMW após comprar a marca sueca em 2007. Para isso, a primeira atitude dos alemães foi utilizar a tecnologia da BMW Motorrad para desenvolver uma moto voltada para o público jovem. Assim nasceram as duas versões da Nuda -- 900 e 900R --, apresentadas ao público na última edição do Salão de Motos de Milão (EICMA 2011), e que devem entrar em produção ainda este ano na Europa.

Entretanto, a marca bávara não parou por aí. No mesmo salão, a Husqvarna apresentou um conceito com motor de 650 cc chamada Moab, cuja proposta era de ser uma moto de rua com design inspirado nos modelos off-road que fizeram sucesso nas décadas de 1960 e 1970. A ideia rendeu. E, em dezembro, durante o Salão de Paris, a Husqvarna apresentou a Strada.

Com linhas inspiradas no protótipo Moab, a moto também remete aos antigos modelos da Husqvarna, mas ao mesmo tempo tem proposta similar à da Nuda. Ou seja, uma motocicleta que exige pouco esforço do piloto e direcionada para o público jovem. Porém, com um propulsor mais "manso", para não assustar os pilotos menos experientes.

NATURAL DA ALEMANHA
Da mesma forma que a Nuda, todo o conceito da Moab -- e por conseqüência, da Strada -- foi feito pela BMW. Com o motor não poderia ser diferente. Mas, em vez de desenvolver um novo propulsor, a marca acabou optando pelo mesmo monocilíndrico com duplo comando no cabeçote que está presente na trail G 650GS.

Embora a motorização seja a mesma, a Husqvarna afirma ter dado um novo fôlego ao propulsor para fazê-lo levemente mais potente. Podemos esperar, então, algo superior aos 48 cv a 6500 rpm gerados pela moto alemã. Ao revelar o novo modelo, a montadora sueca confirmou um peso de 173 kg, dois quilos a menos do que a G 650 GS.

As especificações técnicas da Strada ainda não foram divulgadas pela BMW. Entretanto, nota-se pelas fotos que a nova 650cc da Husqvarna terá freio a disco nas duas rodas. Já o conjunto de suspensões, conta com garfo telescópico invertido, na dianteira, e balança monoamortecida, na traseira. A transmissão final será feita por corrente, assim como na G 650 GS.

MOTO PARA TODO MUNDO
O BMW Group vem reforçando fortemente a questão do público jovem com a Husqvarna. Tanto as duas versões da Nuda quanto a nova Strada foram projetadas para serem, acima de tudo, divertidas e atrair motociclistas iniciantes que estão em busca de sua primeira moto de média/alta cilindrada.

Além dos novatos, o grupo alemão fez questão de frisar nos materiais de divulgação da Strada que a moto também é uma boa opção para mulheres. A Husqvarna deve revelar mais detalhes da nova moto em breve, uma vez que ela está prevista para chegar ao mercado europeu ainda este ano. No Reino Unido, inclusive, já se especula que o preço será algo em torno de 5.150 libras, o equivalente a cerca de R$ 14.300.