Yamaha XT 660Z Ténéré e BMW G 650 GS provam qual aventureira é mais versátil
De um lado, um nome de respeito entre os fãs de off-road. Do outro, o apelo de uma motocicleta que carrega uma marca premium, porém a preço acessível. Ambas apostam no torque de motores monocilíndricos e na versatilidade ciclística para conquistar o consumidor. Esse é o duelo entre a Yamaha XT 660Z Ténéré e a BMW G 650 GS. Para apimentar mais a disputa, as duas têm preços bastante próximos: a lendária Ténéré 660 está cotada a R$ 31.110, enquanto a motocicleta alemã, que montada em Manaus (AM), sai por R$ 29.800.
Apesar da proposta semelhante, há mais diferenças entre elas do que os R$ 1.310. E são diferenças importantes, que o consumidor deve considerar. A começar pelo uso: será seu veículo de uso diário ou a moto vai ficar reservada para as viagens de fim de semana ou para aquela aventura até a Patagônia?
BMW É VERSÁTIL
A BMW G 650 GS ganhou novos ares com a reformulação visual do modelo 2012, ficou mais atraente. Mas por baixo manteve as características que fizeram dela um sucesso. Na motorização, o mesmo monocilíndrico com 652 cm³ de capacidade. Com comando duplo no cabeçote (DOHC), quatro válvulas e refrigeração líquida, o propulsor produz 50 cv de potência máxima a 6.500 rpm. O melhor é o torque de 6,1 kgfm já a 4.800 rpm.
Na parte ciclística, suspensões de longo curso: 170 mm na dianteira com ajuste na pré-carga e retorno; e 165 mm na balança monoamortecida traseira, também com ajuste na pré-carga da mola. Calçada com pneus de uso misto Metzeler Tourance, seu desempenho no fora de estrada é razoável. Só não é melhor em função da roda de liga leve de 19 polegadas na frente -- atrás, a roda tem 17 polegadas.
Somando essas características à boa posição de pilotagem -- ereta, típica das trails -- e à generosa espuma do banco, o resultado é uma moto bastante confortável e ainda assim versátil para encarar uma estrada de terra. Mas nada muito radical que arrisque amassar as rodas de liga-leve ou lama que vá grudar no pneu.
G 650 GS Sertão é a BMW mais off-road
O fã da BMW que procura uma moto mais aventureira pode optar pela recém-lançada G 650 GS Sertão. Com preço sugerido de R$ 32.800, a Sertão tem conjunto de suspensões com curso mais longo. O garfo telescópico dianteiro tem 210 mm de curso e trabalha em conjunto com o braço oscilante traseiro de mesmo curso, com amortecedor a gás.
Estas especificações somadas às rodas raiadas de 21 polegadas na frente (na Standard a roda dianteira tem 19 polegadas e é de liga leve) e 17 atrás credenciam a moto para enfrentar qualquer irregularidade do caminho de terra. (Da Infomoto)
Com um consumo que variou entre 19 e 21,5 km/litro, a G 650 GS ainda oferece boa autonomia (o tanque tem 14 litros de capacidade) e conforto para viagens. Em resumo, seria a opção ideal para o motociclista que quer uma trail para rodar no dia-a-dia e também para uma viagem (um pouco) aventureira.
Há ainda desenvoltura para rodar no trânsito urbano. Mesmo com guidão largo, a BMW G 650 GS passa com facilidade pelos carros engarrafados. O piloto conta com o auxílio do banco a apenas 78 cm do solo, permitindo que alguém de estatura mediana (1,70 m) apoie os pés no chão com facilidade.
YAMAHA, A ROBUSTA
A Yamaha XT 660Z Ténéré, mostrada no Salão Duas Rodas 2011, em outubro passado, ainda carrega ares de novidade. Em nossa viagem com pelo interior de São Paulo -- mesclando rodovias, estradas sinuosas e caminhos de terra -- não era raro encontrar alguém que perguntasse por detalhes do modelo.
Imponente com seu tanque de 23 litros e para-brisa pequeno, a Ténéré 660 transpira o espírito aventureiro, reforçado pelos protetores de mão e de motor em alumínio (ambos opcionais e montados na unidade testada). Dotada de roda de 21 polegadas na dianteira e suspensões com cursos bem longos -- garfo telescópico convencional com 210 mm de curso, na frente, e balança em alumínio monoamortecida com curso de 200 mm, ajustável em cinco posições, atrás -- a Ténéré parece pronta a encarar qualquer tipo de estrada. E está mesmo.
Rodamos cerca de 30 quilômetros por uma complicada trilha de terra entre as cidades de Araçariguama e Pirapora do Bom Jesus. Enquanto a Ténéré ignorava as pedras soltas e os buracos, o bom senso exigia que o piloto da G 650 GS agisse com cautela para não danificar o equipamento. Mas aqui vale ressaltar que a trail alemã não se intimidou: mesmo com roda 19 na dianteira e com pneus mais on do que off-road enfrentou bem os obstáculos. De toda forma, a Ténéré levou vantagem nessa situação.
A Ténéré 660 compartilha o mesmo motor da XT 660R. O monocilíndrico equipado com sistema de injeção eletrônica e arrefecimento líquido produz 48 cv de potência máxima a 6000 rpm e torque máximo de 5,95 kgfm a 5.500 rpm. Há uma alteração, porém: otimizado, o bloco garante mais torque em médias rotações, o que favorece ainda mais a tocada off-road. Outro detalhe faz toda a diferença: as pedaleiras mais largas da Yamaha Ténéré 600 são ideais para se pilotar de pé, facilitando acelerar na terra.
NA CIDADE
Enquanto nos trechos fora-de-estrada a Ténéré levava vantagem, no asfalto foi a vez de a BMW G 650 GS dar o troco. Principalmente nas curvas da sinuosa e bela estrada dos Romeiros, entre Pirapora do Bom Jesus e Itu. A roda de 19 polegadas na dianteira e o menor curso das suspensões permitem deitar nas curvas com mais segurança, enquanto o piloto da Ténéré fica para trás. Novamente, é bom ressaltar que isso não significa que a Yamaha seja ruim de curva, simplesmente não tem o mesmo desempenho dinâmico da BMW.
Outra situação em que a G 650 GS se sai melhor é no trânsito urbano. Mais baixa, leve (10 quilos a menos do que a Ténéré) e com um motor de comportamento mais suave, deixa o piloto mais seguro para trafegar entre os carros. Já a Ténéré é mais bruta, tem uma arrancada mais forte e pilotá-la na cidade exige mais do piloto. Além disso, a Ténéré é mais “beberrona”: fez entre 18 e 20 km/litro.
Outro ponto positivo fica por conta dos freios ABS, que podem ser desligados no off-road, itens de série na 650cc da BMW. Em frenagens de emergência funcionam muito bem. Já a Yamaha não oferece o sistema anti-travamento no Brasil, porém o freio de disco duplo na dianteira que equipa a 660Z é excelente e também para os 186 kg a seco com segurança.
USOS DISTINTOS
Embora os dois modelos comparados sejam versáteis, ou seja, vão bem em variadas situações, o que deve nortear a escolha final é realmente o uso que se dará a cada uma delas.
Se você procura uma moto para uso diário e também para viagens sem muita aventura, a BMW G 650 GS é uma boa opção. Mas se no seu caso o uso for principalmente para aventuras com uma boa dose de terra no caminho, a Yamaha XT 660Z Ténéré foi feita para você -- ou ainda a G 650 GS Sertão (leia o quadro nesta reportagem).
FICHAS TÉCNICAS
Yamaha XT 660Z Ténéré | BMW G 650 GS | |
OHC, 660cm³, monocilíndrico, quatro tempos, quatro válvulas e refrigeração líquida. | Motor | DOHC, 652cm³, monocilíndrico, quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida. |
48 cavalos a 6.000 rpm. | Potência | 50 cavalos a 6.500 rpm. |
5,95 kgfm a 5.500 rpm. | Torque | 6,1 kgfm a 4.800 rpm. |
Injeção eletrônica e partida elétrica. | Alimentação | Injeção eletrônica e partida elétrica. |
Embreagem multidisco, transmissão final por corrente, cinco marchas. | Câmbio | Transmissão final por corrente, cinco marchas. |
Tipo diamante, em aço. | Quadro | Tipo diamante. |
Dianteira com garfo telescópico de 210 mm. Traseira por balança em alumínio monoamortecida com curso de 200 mm, ajustável em cinco posições. | Suspensão | Dianteira com 170 mm e ajuste na pré-carga e retorno. Traseira de 165 mm, balança monoamortecida e ajuste na pré-carga da mola. |
Dianteiro com discos duplos, 298 mm. Traseiro com disco simples de 245 mm. | Freios | Disco simples com ABS, 300 mm à frente, 240 mm atrás. |
Dianteiro: 90/90R 21M/C 54S. Traseiro: 130/80R17M/C 65S. | Pneus | Dianteiro: 100/90-19. Traseiro: 130/80-17. |
Comprimento: 2.246 mm. Largura: 865 mm. Altura: 1.477 mm. Altura do assento: 896 mm. Entre-eixos: 1.500 mm. Distância mínima do solo: 260 mm | Dimensões | Comprimento: 2.185 mm. Largura: 905 mm. Altura: 1.160 mm. Altura do assento: 780 mm. Entre-eixos: não disponível Distância do solo: não disponível. |
186 kg. | Peso a seco | 175 kg. |
23 litros. | Tanque | 14 litros. |
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.