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Espaço Custom dá show de modelos personalizados em Milão

O Eicma Custom reúne algumas das maiores oficinas de customização do mundo - Carlos Bazela/Infomoto
O Eicma Custom reúne algumas das maiores oficinas de customização do mundo Imagem: Carlos Bazela/Infomoto

Carlos Bazela

Da Infomoto, em Milão (Itália), especial para o UOL

16/11/2012 17h11

Entre tantos lançamentos de modelos modernos e inundados de tecnologia que acontecem no Salão de Motos de Milão (EICMA 2012), um pequeno pedaço dos pavilhões 2 e 4 parece estar alheio a isso. Recheado de modelos personalizados, o Eicma Custom reúne algumas das maiores oficinas de customização do mundo, que trazem para a cidade seus projetos mais ousados para encantar possíveis clientes.

No local, diversos elementos da "cultura custom" estão presentes, desde lanchonetes com visual norte-americano até artistas de rua grafitando muros ondulados, que cortam o espaço de ponta a ponta. Também há vários acessórios, entre camisetas, jaquetas, anéis e correntes. Tudo sempre com muito couro, correntes e estampas de caveiras e demônios que traduzem o estilo de vida dos artistas.

Algumas celebridades do mundo da customização, aliás, estão mostrando seus trabalhos em Milão. Uma delas é o alemão Marcus Walz. No estande da sua oficina, a Hardcore Motorcycles, a equipe do customizador apresenta duas choppers. Seu trabalho mais ousado no Salão, entretando, é uma releitura do maxi scooter T-Max da Yamaha, que está exposto no próprio estande da marca japonesa.

CAFÉ RACERS EM ALTA
Circule pelos corredores do espaço: é possível perceber que a tendência das customizações mudou. As tradicionais choppers e bobbers equipadas com motores de dois cilindros em “V” -- geralmente oriundos de alguma Harley-Davidson -- agora dividem espaço com as esportivas café racers (nakeds com visual inspirado nas motos utilizadas em corridas de rua entre os anos de1950 e 1970).

Esse fenômeno é evidente em alguns estandes que, no lugar de mostrar apenas motos do segmento cruiser, dividem seu espaço com projetos de esportivas de alta cilindrada transformadas em café racers. Na italiana South Garage, por exemplo, o destaque vai para a moto feita com base em uma Ducati Monster.

Alguns projetos neste segmento de customização ficaram tão bons que mereciam até ser produzidos em série. É o caso das motos expostas no estande da italiana Officine GP Design. A Pathos, por exemplo, é uma MV Agusta Brutale 1090 R equipada com uma pequena bolha de proteção, tanque de alumínio, farol arredondado e rabeta com assento em estilo vintage. Para se tornar uma autêntica café racer, a moto ganhou rodas reestilizadas.

Já a Café Nero foi construída sobre uma Suzuki GSX-R 750 1998, da qual ainda conserva o propulsor e, além da pintura negra, recebeu conjunto de suspensão traseiro com dois amortecedores, semi-guidões curvados, farol redondo e, como a Pathos, rabeta vintage de assento integrado e novas rodas.

CUSTOMIZAÇÃO DE FÁBRICA
A ideia de personalizar motocicletas é tão forte na cabeça dos europeus que algumas marcas em Milão já se profissionalizaram em vender modelos que são produzidos em linha, mas tem aparência de moto customizada que foi feita exclusivamente para seu dono.

É o que acontece com a Headbanger. Embora seja uma empresa radicada na Itália, a marca traduz sua identificação com a cultura norte-americana e o movimento hippie dos anos 1960 em motocicletas que ostentam nomes como High Flyin' 500 Miles, Gypsy Soul e Summertime -- esta última batizada em alusão a música interpretada pela cantora Janis Joplin.

O espaço Eicma Custom tem tudo para crescer ainda mais e, embora muito se fale sobre a crise que se abate na Europa, esta área do Salão de Milão é a prova de que há quem não meça esforços -- ou gastos -- para ter uma motocicleta com a sua cara.

Viagem a convite do Instituto Italiano para Comércio Exterior (ICE)