Harley XL 1200 Custom CA e CB são variações de um mesmo tema
A XL 1200 Sportster Custom foi lançada mundialmente em 2011 e desembarcou por aqui em 2012. Com desenho clássico, rodas de liga leve, pneus largos, lanterna com LEDs e capa sobre o farol, a moto ostentava cromados em suas saídas de escapamento e trazia o tradicional motor Evolution de dois cilindros em "V", com acabamento em preto e aletas de refrigeração polidas. O modelo nasceu com a vocação de ser customizado e receber inúmeros acessórios ou itens personalizados.
Para 2013, a marca resolveu fazer isso por conta própria. Lançou duas novas versões com a mesma base mecânica da XL 1200 Custom. Batizadas de XL 1200 CA e XL 1200 CB, as novas motos têm o mesmo motor e quadro, mas com acabamentos, rodas e guidões diferentes.
MODELO BASE
Para criar os modelos, a Harley usou como base a Sportster XL 1200 Custom equipada com o motor Evolution, conhecido pelos fãs como Blockhead. Instalado pela primeira vez em uma motocicleta H-D em 1984, esse propulsor de dois cilindros em "V" e 1.200 cm³ vibra menos que o Twin Cam, usado nos modelos maiores, mas demonstra bom torque em baixas rotações (porém menor rendimento em altos giros). Outra diferença é que o câmbio tem apenas cinco marchas, mas a transmissão final é feita pela tradicional correia dentada.
A Sportster 1200 Custom tem visual mais encorpado e "musculoso", evidenciado pelas rodas de 16 polegadas com pneus largos -- o Michelin Scorcher na medida 130/90 R16 na frente e 150/80 R16 na traseira. Além disso, seu tanque de combustível maior (17 litros) "encorpa" ainda mais o visual da motocicleta. O único ponto falho é que a linha Sportster não conta com freios ABS.
XL 1200 CA: URBANA E ÁGIL
Com uma pintura em dois tons -- laranja e marrom escuro (que parece preto nas fotos, mas não é) -- a versão XL 1200 CA faz homenagem às corridas americanas de Stockcar, de acordo com a Harley-Davidson. Como prova de sua herança mais esportiva, o modelo tem guidão drag bar, reto e inspirado nas motos de arrancada, além de rodas de liga leve com cinco pontas.
O guidão reto em conjunto com as pedaleiras fixas no centro da moto dão ao modelo personalidade mais urbana. Ao sentar na moto, o piloto flexiona as pernas e projeta o tronco à frente para alcançar o guidão. Mais que simples questão estética, tanto guidão como pedaleiras proporcionam posição de pilotagem mais sentada.
Mais estreita que sua irmã e com o piloto em posição de "ataque", a CA é mais ágil em mudanças de direção e também passa com mais facilidade nos corredores formados pelos carros. Por outro lado, suas pedaleiras mais recuadas raspam com facilidade nas curvas e a posição de pilotagem cansa mais, principalmente, quando se pega estrada. O vento acima de 120 km/h "acerta" em cheio o peito do motociclista e, com o passar dos quilômetros, cansa.
XL 1200 CB: ESTRADEIRA E RELAX
Já a XL 1200 CB foi feita para os motociclistas que preferem o estilo estradeiro e relaxado das clássicas custom. Com pintura Black Denim (preta fosca) exclusiva, tem ar mais "sombrio" e visual "bad boy".
As mudanças ciclísticas também contribuem para o visual de moto personalizada. Em vez de liga leve, as rodas têm raios cromados e aros pintados em preto. O guidão é no estilo Mini Ape, no qual os braços vão levantados, e os comandos são avançados, com pedaleiras fixadas na parte frontal do quadro. Com isso, a posição de pilotagem é um convite a pegar a estrada: o motociclista vai sentado com as pernas esticadas e os braços relaxados.
O guidão Mini Ape, aliás, pode até transmitir a imagem de uma motocicleta pesada e difícil de manobrar, mas é surpreendente. Os braços do piloto ficam em posição mais elevada que os tradicionais guidões de motos custom, mas ele propicia conforto sem prejudicar a maneabilidade do modelo. Claro que a largura maior dificulta quem quiser circular entre os carros e prejudica um pouco contornar curvas, mas, em compensação, ela melhora muito a posição de pilotagem em estradas.
DESEMPENHO E CONSUMO
Equipadas com o mesmo conjunto motriz -- o motor Evolution de 1.202 cm³, câmbio de cinco marchas e transmissão final por correia dentada -- as duas versões (limitadas) da XL 1200 Custom têm o mesmo desempenho. Com torque máximo de 8,9 kgfm, ambas permitem utilizar marchas altas, mesmo em baixas rotações, para se rodar com conforto e sem vibração. Suas respostas são suaves. Na estrada, isso se traduz em conforto e rodagem suave.
Em função de sua arquitetura -- dois cilindros em "V" -- o fôlego do propulsor acaba cedo. Difícil precisar a rotação, já que o painel espartano dos modelos traz apenas velocímetro e luzes de advertência, sem conta-giros. Mas em 5ª marcha, a 140 km/h, não parece haver muita disposição para se acelerar mais.
Já o consumo foi um pouco alto para o rendimento do motor: ambas rodaram na casa dos 16 km/litro de gasolina. O que resultaria em uma autonomia de menos de 300 km com o tanque, que tem capacidade para 17 litros. Entretanto, a luz de reserva acendeu-se bem antes disso: com 170 km percorridos. Veja a ficha técnica:
Harley-Davidson XL 1200 Custom Limited (CA e CB)
+ Motor: Dois cilindros em "V", 1.202 cm³, refrigeração a ar.
+ Potência: n/d.
+ Torque: 8,9 kgfm a 3.500 rpm.
+ Câmbio: Cinco marchas.
+ Alimentação: Injeção eletrônica.
+ Dimensões: 2.215 mm x n/d x n/d (CxLxA).
+ Peso: 251 kg em ordem de marcha.
+ Tanque: 17 litros.
FILOSOFIAS DIFERENTES
Além das diferenças visuais, as versões CA e CB traduzem diferentes filosofias de se curtir uma moto e demonstram que pedaleiras e guidões diferentes fazem diferença grande na tocada de uma motocicleta.
A XL 1200 CA transpira esportividade e demonstra agilidade, muito em função de sua posição de pilotagem. Seria a opção ideal para quem busca uma motocicleta mais estilosa para rodar na cidade e, eventualmente, fazer uma viagem curta.
Já a XL 1200 CB é a tradução de uma moto estradeira. Faz com que seu piloto fique relaxado e não tenha pressa para acelerar demais. É o estilo mais "easy rider" de pilotar: desencanado, com as pernas esticadas, braços abertos e punhos ao vento.
As duas estão cotadas a R$ 36.500, exatos R$ 1.600 a mais que a Sportster XL 1200 Custom convencional. O preço é competitivo, levando-se em conta a capacidade cúbica do motor e a marca Harley-Davidson no tanque.
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