Salão Duas Rodas muda para atrair também mulheres e crianças
O Salão Duas Rodas serve de termômetro para que marcas e montadoras avaliem o potencial futuro consumidor. Dizer que a moto é um veículo masculino é óbvio e basta observar as ruas para constatar que, na maioria dos casos, temos homens ao guidão. Assim, para agradar e atrair esse exército de possíveis compradores do sexo masculino, existe a receita fácil: colocar mulheres ao lado da moto a ser destacada. Mas as empresas sabem que é preciso mudar.
SALÃO PARA TODOS
Para garantir a participação do público nos últimos dias do Salão Duas Rodas 2013, a organização reforçou as atrações de entretenimento dentro e fora do Anhembi para sábado (12) e domingo (13).
TEST RIDE
As marcas Yamaha, Keeway, Honda e Ducati, oferecem ao público a possibilidade de experimentar alguns modelos. É obrigatório ter CNH com a categoria A. No estande da Yamaha, há ainda o Wheelie Machine, uma espécie de "touro mecânico" em forma de motocicleta, no qual o público pode sentir a real sensação de empinar a superesportiva Yamaha YZF-R1.
- Sábado: às 14h, 16h, 17h, 19h, 20h e 22h.
- Domingo: às 11h, 12h, 13h, 15h, 16h e 18h.
Na Ducati, a exigência é maior: é preciso ter a CNH com categoria A há pelo menos 1 ano; ser dono de motociclista com motorização acima de 600 cc (de qualquer modelo ou marca); e estar com equipamento de proteção (capacete, botas ou sapato fechado, calça comprida que cubra o tornozelo, blusa ou jaqueta de manga longa).
- Sábado: das 14h às 20h.
- Domingo: das 11h às 14h.
POR DENTRO DO ABS
O público também poderá entender como funcionam os freios com ABS (antitravamento) para motos, com demonstrações de pilotos profissionais.
- Sábado: 18h e 19h.
- Domingo: 12h, 14h e 16h.
PIRUETAS
A grade de exibições de acrobacia é extensa e vai agradar aos fãs de freestyle e manobras radicais.
- Sábado:
+ Equipe Força e Ação, manobras radicais, às 15h, 17h e 20h.
+ Jorge Negretti Motocross Show, freestyle, às 16h e 21h.
+ Desafio Internacional Playstation de Motocross Freestyle, classificação, às 16h; final às 21h.
+ Melhor Motociclista do Brasil, prova com finalistas ao longo do dia. O vencedor leva para casa uma Ducati Monster 796.
- Domingo:
+ Equipe Força e Ação, manobras radicais, às 13h e 17h.
+ Jorge Negretti Motocross Show, freestyle, às 15h e 18h. (Roberto Brandão Filho, da Infomoto)
Assim, diversas marcas já pensam "fora do quadrado" de olho no consumidor que não é fisgado por modelos maquiadas e sorridentes. Montadoras como Honda e Yamaha, as maiores do mercado, usam a criatividade para conquistar mulheres e crianças, que chegam ao Salão acompanhadas por homens... ou não.
No estande da Honda, há a "área kids", onde crianças de 4 a 10 anos curtem joguinhos e atividades lúdicas. É bom lembrar que os últimos dois dias do evento, e que devem representar o auge de procura do público, serão neste final de semana, com o feriado de 12 de outubro (quando também se comemora o "Dia das Crianças") na conta.
Monitores ensinam experiências científicas aos pequenos visitantes e transformam nomes e conceitos complicados (como vórtices, polímeros e gravidade) em cores, sons e bolinhas.
Em outro espaço, há um estúdio que permite a crianças e jovens conhecerem o mundo da televisão. Um camarim com roupas, acessórios e iluminação ajudam a criam o visual por trás do pequeno filme publicitário, que será produzido com câmeras e diretor de verdade. Adolescentes como Rhauan Oliveira, de 14 anos, foram protagonistas de filmes de 12 segundos. O vídeo estará disponível na página da marca no Facebook, de onde poderá ser compartilhado pelos visitantes. "Vou marcar meus trezentos amigos, vai bombar", afirmou o garoto.
Segundo os monitores, são feitos aproximadamente 300 vídeos por dia. Basta fazer as contas para perceber como a "divulgação espontânea" pode render dividendos bem sérios para a marca.
ESMALTE NA COR DA MOTO
Quem chega ao estande da Yamaha percebe que a marca está ligada no crescimento do público feminino. E há razão para tanto. Segundo a Abraciclo (a associação dos fabricantes de motos), cerca de 25% das vendas são feitas para mulheres.
Para agradá-las, o estande da marca no Salão tem o "Espaço Beauty", um salão de beleza completo. Lá são feitas até 60 maquiagens completas por dia, um processo para deixar pele, olhos, boca e unhas ainda mais atraentes.
Umas das grandes sacadas está em associar as cores dos esmaltes oferecidos às visitantes à pintura das motos expostas no estante.
Claro que mulheres e crianças ainda são minoria no Salão, mas deixar de agradá-los é fechar os olhos para uma parcela importante de fãs -- e compradores em potencial -- de motocicletas. E contra vendas não há preconceitos que resistam.
Cícero Lima é especialista em motocicletas e motociclistas
No salão de beleza criado pela Yamaha, a cor do esmalte é a mesma da pintura das motos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.