Topo

Salão de Milão 2013 transforma capital da moda em cidade da moto

Arthur Caldeira

Da Infomoto, em Milão (Itália)

06/11/2013 15h09Atualizada em 07/11/2013 17h50

Mais uma vez, a atenção dos motociclistas de todo o mundo se voltam a Milão. A cidade do norte da Itália, na região da Lombardia, abriga entre 7 e 10 de novembro a 71ª edição da Eicma (Esposizione Internazionale Del Motociclo), ou Salão de Motos de Milão, o maior evento do setor de ciclomotores e similares.

São números grandiosos. Mais de 1.400 expositores de diversos países distribuídos em mais de 130.000 m². É possível listar as novidades na casa das milhares, mas são mesmo os lançamentos de novos modelos de motocicletas que atraem milhares de visitantes ao belo pavilhão de Fiera Milano-Rho: são quase duas dezenas de novas motocicletas, além das atualizações e modelos conceitos.

Como as marcas não economizaram em lançamentos, o Salão de Motos de Milão 2013 acaba transformando a capital mundial da moda na capital global das duas rodas, como aliás ocorre a cada edição. Alguns destaques são: 

HONDA
Como novidade, a Honda leva a Milão a CB 650F, substituta da antiga linha Hornet, que chega com motor de maior capacidade, além de novo visual naked.

YAMAHA
Aposta no Tricity, um triciclo invertido (duas rodas à frente) para quem teme o padrão convencional, mas também adianta mudanças na MT-09 e a estreia da  MT-07, com motor de dois cilindros, 689 cm³ e 75 cv.

KAWASAKI
Há estreia no espaço dessa outra grande japonesa: a Z1000 aparece com visual modernizado e motor mais potente, de 142 cv.

BMW
Trouxe duas novas nakeds: a R NineT, criada para celebrar os 90 anos da marca no segmento e que possui motor boxer de 110 cv, e a S 1000R, versão desnuda da superesportiva S 1000RR. Também modernizou as diferentes versões da R 1200.
 
DUCATI
A grande aposta da fabricante italiana é na Monster 1200, nova naked com motor Testastretta 11°, de refrigeração líquida, que gera 135 cv de potência. 

HARLEY-DAVIDSON
Rendendo-se aos tempos mais modernos, a tradicional marca americana revelou a nova família Street, com modelos de 500 cc e 750 cc. Ambas possuem uma nova linha de motores V2 com refrigeração líquida, mas mantêm o estilo visual da montadora.
 
TRIUMPH
O estande da marca inglesa aposta em modificações, como a Rocket III customizada, e séries especiais dos modelos estradeiros, aventureiros e também a recém-lançada Thunderbird LT, custom que lembra muito clássicos da Harley-Davidson.
 
KTM
A fábrica austríaca lançou sua linha RC, com esportivas de pequeno porte, formada pelos modelos 125, 200 e 390. Todas são equipadas com o mesmo motor monocilíndrico da linha Duke, porém com ciclística refinada. Outro destaque foi a versão final da Super Duke 1290R, uma bestial naked com visual radical e motor V2 de 180 cv.
 
MV AGUSTA
Bem que a montadora italiana tentou chamar a atenção ao lançar a Turismo Veloce 800, novo modelo sport touring de 800 cc, em um estúdio de costura no centro de Milão. Mas a grande sensação foi a apresentação da série limitada da F3 800, em homenagem ao 15 vezes campeão mundial de motovelocidade, Giacomo Agostini.

O Salão de Motos de Milão tem cobertura completa da Infomoto.