Honda CB 650F e CBR 650F são opções "humildes" à Hornet
Dizer que a Honda apenas atualizou a CB 600F Hornet e sua versão carenada, a CBR 600F, seria uma forma equivocada de explicar a nova linha CB e CBR 650F, mostrada durante o Salão de Milão, no início deste mês. Afinal, a marca japonesa tratou logo de explicar que nova naked não partilha componentes e nem mesmo o sobrenome de sua antecessora.
Embora sejam equipadas com motor de capacidade cúbica maior, em 649 cm³, as duas novas criações da marca japonesa são mais dóceis e menos potentes do que as máquinas atuais da marca no segmento médio, gerando até 87 cv a 11.000 rpm. O ponto de torque máximo também foi antecipado, para 6,4 kgfm a 8.000 rpm, o que mostra a proposta de oferecer modelos mais amigáveis aos iniciantes.
A tática também pode ser observada no conjunto de suspensões (montado de forma mais convencional na parte dianteira) e nos quadros de aço (material menos nobre do que o alumínio). Tudo isso evidencia a tentativa de cortar custos de produção e deixar os modelos acessíveis a um público mais jovem e com menos dinheiro.
O visual também está diferente, deixando definitivamente claro que os modelos são voltados a outro tipo de motociclista. Os japoneses também optaram por "esconder" o escapamento abaixo do quadro, enquanto o tanque de combustível ficou menor, com capacidade de 17,3 litros, e o farol possui linhas parecidas com a linha de 500 cc da marca.
Já a CBR 650F ficou diferente em alguns detalhes, que conferem ar mais esportivo ao modelo. Entretanto, as dimensões são praticamente as mesmas, exceção feita aos 25 mm adicionais que a versão carenada apresenta em sua altura. O sistema de freios ABS é opcional na especificação naked, aumentando seu peso de 206 para 208 kg (totalmente abastecida). Já na versão carenada, é item de série, conferindo à motocicleta um peso total de 211 kg.
FICHA TÉCNICA: HONDA CB E CBR 650F
+ Motor: DOHc de quatro cilindros em linha, 649 cm³, de refrigeração líquida
+ Potência: 87 cv a 11.000 rpm
+ Torque: 6,4 kgfm a 8.000 rpm
+ Câmbio: seis marchas
+ Alimentação: injeção eletrônica
+ Dimensões: 2.110 mm X 755 mm X 1.120 mm (naked) e 2.110 mm X 755 mm X 1.145 mm (carenada)
+ Peso de tanque cheio: 206 kg (naked) e 211 kg (carenada)
+ Tanque: 17,3 litros
QUANDO E QUANTO?
Com duas novas motos focadas mais no "racional" e menos no desempenho, a Honda copia uma fórmula que já é sucesso na linha XJ6 da concorrente Yamaha. Tudo indica que o uso de materiais menos nobres e a opção por um motor menos potente tornarão a CB e a CBR 650F mais baratas do que a Hornet ou a CBR 600F, embora os preços ainda não tenham sido definidos.
No entanto, a exclusão da CB 600F da lista da marca japonesa gera uma dúvida: estaria a Honda disposta a enterrar o nome Hornet de vez, ou a marca está trabalhando em outra naked esportiva, com capacidade cúbica maior, para revitalizar a linha? O futuro irá dizer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.