Honda CB 500F vale por ser barata, dócil e econômica
Muitos torceram o nariz para as especificações da nova Honda CB 500F. Afinal, seu motor bicilíndrico de 471 cm³ não produz potência -- 50,4 cv a 8.500 rpm -- e nem torque -- 4,55 kgfm a 7.000 giros -- dos mais empolgantes. Também não possui componentes de grife, nem é a moto mais rápida (chega a 185 km/h, de acordo com a fabricante) ou a mais leve (180 kg a seco) do segmento.
Mas é preciso entender a proposta dessa família. A CB 500F é a versão naked de uma plataforma mundial criada pelos japoneses, que também conta com a carenada CBR 500R e a crossover CB 500X, ambas ainda a serem lançadas no Brasil. Seu objetivo é ser um modelo barato, amigável e econômico, para atrair um público jovem e sem muitas reservas na conta bancária. Tal conceito, aliás, foi seguido também pela linha 650F.
Por isso, a fabricante montou a moto com chassi tubular em aço, mais barato, e usando suspensões convencionais. Consequentemente, os preços ficaram na casa de R$ 22.000 para a versão básica e R$ 23.500 naquela equipada com freios ABS.
Mesmo assim, a CB 500F é bem acabada -- o painel digital e o assento em dois níveis não parecem ser de um modelo "barato" -- e possui visual moderno, com traços angulosos. As rodas em liga leve, de 17 polegadas e relativamente largas na traseira (160/60), ajudam a dar um porte mais robusto. Até o escapamento, bastante criticado, é bem desenhado, embora simples e de estética duvidosa.
EM AÇÃO
Em teste pelas ruas de São Paulo, impressionou a agilidade da 500F, mesmo pesando 180 kg. A sensação é de uma moto leve, em boa parte porque o banco fica a somente 78,5 cm do solo. O baixo nível de vibração também surpreende, apesar do motor com dois cilindros paralelos.
O propulsor, aliás, até entrega certa força nas rotações mais baixas, muito porque a relação de marchas deixou as três primeiras bem curtas, facilitando a arrancada. Isso permite que o motociclista ande boa parte do tempo em quarta, e o resultado é um consumo baixo, variando entre 20 e 22 km/l na cidade.
Na estrada, então, raramente se usa o câmbio, deixando a sexta engatada em boa parte do tempo, exceto para realizar uma ou outra ultrapassagem. Com vento contra, entretanto, os giros e a velocidade sobem com certa preguiça, deixando claras as limitações do modelo.
Em trechos sinuosos, a CB 500F permite boas inclinações tanto em curvas fechadas como abertas. Obediente, a moto mantém a trajetória sem dificuldades, transmitindo segurança. Mas o melhor é a média de consumo, aferida em 26,8 km/l. Sob chuva, a falta de potência e torque chega até a ser uma vantagem, e o sistema ABS dá segurança.
IMPERFEITA, SIM, MAS ATÉ DIVERTIDA
Por tudo isso, a nova 500 cc ficou fácil de conduzir: a posição de pilotagem é confortável e não cansa, mesmo depois de andar 300 km, e os engates do câmbio são bastante suaves. À noite, o conjunto óptico dianteiro ilumina bem.
Em algumas frenagens mais bruscas, contudo, a motocicleta inclina de leve para o lado direito, provavelmente por possuir disco simples na roda dianteira. As posições invertidas das setas e buzina no punho também incomodam um pouco, e faltam itens para facilitar a vida do condutor, como um para-brisa ou ganchos para amarrar bagagens.
O veredito é que a CB 500F está longe de ser perfeita e empolgante, mas é única no mercado e cumpre bem sua função, sendo economicamente acessível, ótima para iniciantes e até divertida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.