Dafra Maxsym 400i, R$ 20.990, é scooter para pegar a estrada
Após o grande sucesso do scooter Citycom 300i no Brasil, a Dafra lançou no país mais um produto em parceria com a taiwanesa Sym. Trata-se de um scooter maior, o Maxsym 400i ABS, projetado para aumentar o conforto na estrada sem deixar de lado as características urbanas de um modelo desse tipo.
Apresentado no último Salão Duas Rodas e lançado para o público em abril deste ano, o maxiscooter tem uma boa relação custo-benefício: cobra R$ 20.990 e oferece, de série, itens como sistema ABS (antitravamento) nos freios, espaçoso porta-objetos sob o banco, apoio de lombar para piloto e garupa, para-brisa com ajuste de altura, freio de estacionamento, entrada USB e tomada 12V. Está disponível nas cores preta e branca.
Infomoto rodou 500 quilômetros com o maxiscooter, em trechos urbanos de São Paulo (SP) e também por estradas do litoral norte do Estado, e atestou: o Maxsym é uma boa opção em seu segmento, já que custa menos do o rival Suzuki Burgman 400 (R$ 29.100). Em relação ao Citycom, representa uma evolução significativa, proporcionando algumas regalias em conforto e capacidade de bagagem. No entanto, o 400i tem como sua grande deficiência o quesito força, valendo a pena só para quem quer usá-lo em viagens.
NA ESTRADA
Por ter a estrada como principal foco, o Maxsym 400i traz carenagens e para-brisa (este com 5 cm de altura, porém ajustável só com ferramenta) avantajados, mantendo pernas e tórax protegidos contra o vento. O sistema de iluminação, com faróis de LED, possui facho bem distribuído e eficiente para pilotar à noite. Já o assento tem espuma espessa e macia, e o banco conta com os já mencionados apoio de lombar, tanto para piloto quanto para passageiro. Logo abaixo do completo painel de instrumentos, há três porta-objetos, sendo o central com travas. É nele que se encontram a entrada USB e a tomada 12V. Muito útil também é o compartimento abaixo do banco -- com iluminação própria para facilitar a visão, outro ponto positivo --, que comporta dois capacetes fechados ou até pequenas malas.
Outro item que contribui para o conforto, embora não de forma direta, é o tanque de combustível com capacidade para 14,7 litros. Como o consumo médio variou entre 17,4 e 26 km/l, a autonomia se aproximou dos 320 km, o que significa viagens com menos paradas para reabastecimento. Vale destacar ainda a posição de pilotagem: as pernas vão bem flexionadas e facilitam manobras em baixa velocidade, enquanto o apoio adicional para os pés, posicionado mais á frente, estica e relaxa o condutor.
DESEMPENHO
Equipada com motor monocilíndrico de 400 cc e quatro válvulas, o Maxsym entrega 33,3 cavalos de potência (a 7.500 rpm) e 3,2 kgfm de torque (a 5.500 giros), o suficiente para rodar em velocidade de cruzeiro com segurança. Contudo, falta torque nas retomadas e subidas, muito por conta do peso da motocicleta -- 229 kg a seco. Portanto, manobras de ultrapassagem em rodovias de pista única precisam ser muito bem calculadas.
Como a maioria dos scooters, o 400i usa câmbio automático CVT (continuamente variável), que transmite mais comodidade ao piloto, mas também não permite redução de marcha em busca de torque. O conjunto de freios, constituído por duplo disco dianteiro de 275 mm, mordido por pinça de dois pistões, e disco simples na traseira, apresenta intervenção mais lenta do ABS do que outros modelos.
As suspensões -- garfo dianteiro telescópico de 106 mm, e duplo amortecedor traseiro de 112 mm -- também são simples, mas suficientes para a proposta da máquina. Por fim, as rodas de liga leve, cujos diâmetros são de 15 polegadas na frente e 14 polegadas atrás, funcionam bem na hora de passar por buracos.
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