Veja 50 anos da história das motocicletas em fotos exclusivas
A indústria de motocicletas reúne-se na cidade de Colônia, noroeste da Alemanha, há 50 anos. A primeira Internationale Fahrrad- und Motorrad-Ausstellung (Feira Internacional de Motocicletas e Bicicletas), conhecida por IFMA, aconteceu em 1964, com o slogan "Das Mekka der Zweiradfans" -- a Meca dos fãs de duas rodas.
Até 1996, bienalmente, a charmosa cidade às margens do Rio Reno recebeu os mais importantes lançamentos do setor: em 1972, a Kawasaki mostrou a Z1, sua potente naked de quatro cilindros; em 1988, a BMW lançava a K1, primeira moto com freios ABS; quatro anos mais tarde, em 1992, a Ducati Monster era apresentada para virar um mito entre fãs de naked.Até 1996, portanto, a IFMA foi realizada em Colônia. A edição de 1998 mudou-se para uma breve temporada em Munique, no sul do país, e ganhou o nome de Intermot, que é usado até hoje.
O evento permaneceu em Munique até 2006. Dois anos mais tarde, voltou para o pavilhão de exposições de Colônia (chamado de Koelnmesse), que havia sido modernizado, mas manteve o nome Intermot. A tradição de ser palco de grandes lançamentos continuou, com BMW S 1000 RR e Suzuki Gladius em 2008 e a Kawasaki Ninja ZX-10R, de 200 cv, em 2010, por exemplo.
Neste ano, a organização criou uma exposição com roupas e motos de época, além de dedicar um espaço para que motociclistas mais experientes pudessem contar suas histórias sobre a feira. Com exclusividade para UOL Carros, a Infomoto conseguiu fotos históricas, cedidas pelos arquivos fotográficos da Koelnmesse, que mostram grandes momentos desses 50 anos do evento. Viaje no tempo com o álbum de fotos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.