Yamaha 250 Ténéré ganha motor flex e fica mais cara em 2016
A consagrada Yamaha XTZ 250 Ténéré recebeu diversas alterações na linha 2016, do design ao motor. A maior delas está no propulsor, um monocilíndrico de 250 cc, que agora é flex -- ele também ganhou novo mapeamento para poluir menos.
Por "fora", a pequena aventureira recebeu melhorias no desenho e na parte traseira, que agora inclui bagageiro (de série) e lanterna de LED. Junto com as novidades, porém, veio um preço maior: R$ 15.015 (o modelo 2015 era vendido por R$ 13.990, aumento de 7,32%).
Por "dentro"
O painel está mais moderno. O piloto tem apenas um botão para acessar as informações armazenadas em três hodômetros (um total e dois parciais) relógio e, se a moto entrar na reserva, totalizador de quilmetragem percorrida. Apesar disso, o painel anterior era mais prático, principalmente para ver o relógio, e o conta-giros analógico deu lugar a uma barra digital na horizontal que é difícil de enxergar.
Outra novidade, o aviso "eco" avisa se a moto está sendo usada de forma econômica. Na estrada, por exemplo, a troca de marchas deve ser feita a até 6.000 giros, pois acima disso a luz se apaga. Para beber pouco, o piloto deve rodar a 90 km/h, no máximo.
Ficha técnica - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2016
- Preço: R$ 15.015
- Motor: 249,5 cc, um cilindro, arrefecimento misto (líquido e ar)
- Potência: 20,9/20,7 cv a 8.000 rpm (etanol/gasolina)
- Torque: 2,1/2,09 kgfm a 6.500 rpm (etanol/gasolina)
- Câmbio: cinco marchas
- Dimensões: 2.135 mm (a) x 830 mm (l) x 1.375 mm (a)
- Peso: 154 kg (ordem de marchas)
- Tanque de combustível: 16 litros (4,8 l reserva)
Lanterna mais moderna
A Ténéré 2016 utiliza LED, o que praticamente acaba com as chances de rodar com lanterna queimada, algo extremamente comum para motociclistas -- segundo os fabricantes desse tipo de lâmpada, sua durabilidade é até 25 vezes maior em relação ao farolete convencional. O uso do LED também resultou em maior eficiência e luminosidade na parte de trás.
Em uma moto aventureira como a Ténéré, o transporte de bagagem é fundamental. Nesse quesito houve grande evolução, a começar pela nova alça para garupa: o equipamento é mais largo, oferece melhor empunhadura e práticos ganchos para a fixação de esticadores. A moto também ganhou bagageiro para apoio de objetos e furação para a instalação de bauleto, tudo mais bonito e elegante que no modelo anterior. Faltou somente opção de freios ABS (antitravamento).
Consumo e economia
Se a autonomia não for prioridade, o novo motor da Ténéré, flex, é um bom aliado. Na hora de abastecer, é possível usar etanol, gasolina ou a mistura entre os dois. Mas é bom lembrar que etanol só vale a pena se custar até 70% do preço da gasolina, já que ele oferece menor autonomia.
Abastecida com gasolina, a moto faz em média 27,4 km/litro, rodando na casa dos 110 km/h. Dessa forma, sua autonomia ainda é ponto forte: com 16 litros no tanque, ela pode rodar mais de 400 quilômetros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.