Dafra Citycom se reforça e segue mais barato que rival da Honda
Desde o seu lançamento em 2010, o Dafra Citycom reinou sozinho no mercado de scooters com maior capacidade cúbica e rodas grandes. Entretanto, neste ano, a Honda lançou o SH 300i no mercado brasileiro para abocanhar uma fatia desse segmento. Só que o scooter da Honda é caro: R$ 23.590.
A atualização visual feita no ano passado e o motor mais vigoroso dessa nova versão fazem o Citycom S 300i continuar sendo uma boa opção. E barata: R$ 18.990.
Com isso, o scooter de 300 cc da Dafra deve manter o sucesso de vendas alcançado até agora -- foram 2.581 unidades, atrás apenas de Honda PCX e Lead 110.
Novo RG
Agora, no modelo 2017, ganha motor maior e nova nomenclatura: Citycom S 300i. O "S" indica a maior capacidade cúbica do monocilíndrico -- que cresceu de 263,7 cm³ para 278,33 cm³ -- e agora produz 27,8 cavalos de potência máxima a 7.750 rpm, quase 5 cv a mais que o anterior (23 cv).
Não só por isso, mas também pela variação na taxa de câmbio, o preço também subiu: agora custa R$ 18.990 contra os R$ 17.890 da antiga versão.
Força
Embora a potência maior sirva para vender o novo Citycom S, é no torque que se nota a diferença para o propulsor anterior. O torque máximo passou de 2,4 kgfm a 5.500 rpm para 2,8 kgfm mas a 6.500 giros. Nas acelerações, o scooter Dafra de 300 cc mostra nitidamente mais vigor, com mais força em médios regimes.
Melhor: o consumo não aumentou e rodamos 24,5 km com um litro de gasolina, enquanto na estrada foram 27 km/litro. O tanque manteve a capacidade para 10 litros, o que se reflete em autonomia de pelo menos 245 km.
O consumo menor na estrada também pode ser creditado ao torque maior: a 100 km/h o conta-giros marcava 6.000 rpm, com algum fôlego para a faixa de giro de potência máxima e folga para ultrapassagens. A velocidade máxima fica em 150 km/h no velocímetro de leitura analógica.
Praticidade
No restante, o Citycom S 300i manteve as características de agilidade e praticidade para enfrentar o trânsito urbano e dar conforto em viagens curtas.
As rodas de 16 polegadas encaram bem as imperfeições do asfalto e não prejudicam tanto o espaço sob o banco: é possível até guardar um capacete integral. Ajudam ainda na estabilidade em altas velocidades, apesar de o centro de gravidade ser alto, assim como o assento a 800 mm do solo.
Na dianteira, o garfo telescópico tem 100 mm de curso. Atrás, o sistema bichoque (91 mm de curso) sofre em ruas esburacadas, mas absorve bem imperfeições menores.
O sistema de freios combinados, que a Dafra chama de FH-CBS (Full Hidraulic Combined System), tem acionamento hidráulico e divide a força de frenagem entre as rodas. Ao acionar o manete esquerdo com vontade, responsável pelo freio traseiro, até 30% da força é empregada no disco dianteiro.
No caso do Citycom, o sistema FH-CBS evita o acionamento da pinça dianteira em frenagens de baixa intensidade (medida pela força imprimida no manete esquerdo). O sistema mostrou-se suficiente para parar com segurança e estabilidade os 171 kg (peso a seco) do scooter de 300 cc.
O banco largo, tanto para o piloto como para a garupa, garantem o conforto do Citycom S 300i. Protegido pelo para-brisa, é possível rodar na estrada com conforto e, de quebra, evitar uma garoa na cidade. No quesito praticidade, há ainda um porta-objetos no escudo frontal (com tomada 12V) e um gancho para levar uma sacola.
Ficha técnica: Dafra Citycom S 300i 2017
+ Motor: monocilíndrico, 278,3 cm³, quatro válvulas, OHC, com arrefecimento líquido
+ Potência: 27,8 cv a 7.750 rpm
+ Torque: 2,8 kgfm mas a 6.500 rpm
+ Alimentação: injeção eletrônica
+ Transmissão: CVT
+ Dimensões: 2.210 mm x 785 mm x 1.445 mm (C x L x A)
+ Altura: 800 mm do assento ao solo, 125 mm (vão)
+ Entre-eixos: 1.500 mm
+ Peso: 171 kg (a seco)
+ Tanque: 10 litros
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