Honda renova visual e ciclística da NC 750X por R$ 36.500; assista
A Honda NC 750X será reestilizada no Brasil praticamente ao mesmo tempo em que na Europa. Apresentado no Salão de Milão 2015, o facelift dá à crossover visual mais jovem e ciclística modernizada.
Há um preço a se pagar pela renovação: a linha 2016, fabricada em Manaus (AM), chega às lojas 13% mais cara, saltando de R$ 32 mil para R$ 36.500, sempre dotada de ABS (sistema antitravamento) nos freios.
Como contrapartida, a fabricante passa a oferecer três anos de garantia e assistência técnica 24 horas em odo o Brasil.
O que muda
Para-brisa 10 cm mais alto, farol com luz auxiliar em LED e painel de instrumentos com tela digital e personalizável -- o motociclista pode ambientá-la usando nove cores disponíveis -- são as alterações visíveis da NC 750X.
Não para por aí: o porta-objetos, posicionado no lugar onde tradicionalmente fica o tanque de combustível, foi ampliado para 22 litros e guarda um capacete fechado com facilidade.
Conjunto de suspensões ganhou novos ajustes no garfo telescópico dianteiro, resultando em maior eficiência na passagem de óleo entre as válvulas internas, segundo a Honda.
Na traseira, o sistema monoamortecido agora oferece sete posições para regulagem da pré-carga da mola. Os cursos continuam os mesmos: 153,5 e 150 mm, respectivamente.
Pneus de sulcos mais profundos (120/70 na parte da frente e 160/60 atrás) prometem ajudar no amortecimento e oferecer mais segurança e aderência. As rodas, ambas aro 17, passam a exibir acabamento em prata fosco.
O sistema de freios é composto por um disco simples de 320 mm na dianteira e outro de 240 mm na traseira, sempre assistidos pelo sistema ABS.
FICHA TÉCNICA - HONDA NC 750X 2016
+Preço: R$ 36.500
+Motor: 2-cilindros; 745 cm³; OHC; arrefecimento líquido
+Potência: 54,5 cv (a 6.250 rpm)
+Torque: 6,94 kgfm (a 4.750 rpm)
+Alimentação: injeção eletrônica
+Câmbio: seis marchas
+Dimensões: 2,23 m (c) x 84,4 cm (l) x 1,35 m (a)
+Peso: 210 kg (a seco)
Primeiras impressões
Embora o motor bicilíndrico a gasolina de 745 cc, arrefecimento líquido, comando simples de válvulas e injeção eletrônica tenha sido mantido, ajustes no mapeamento de injeção e novo escapamento (mais eficaz e bonito, diga-se) foram incorporados a fim de atender às normas ambientais do Promot 4.
Com isso, a NC 750X passou a render 0,3 cv a menos de potência -- 54,5 cv (a 6.250 rpm). O torque está em 6,94 kgfm (a 4.750 giros). Derivado do monovolume Fit, o propulsor trabalha de forma progressiva e linear, com melhor faixa de funcionamento em médias rotações.
Em test-ride de quase 300 quilômetros pela Serra do Mar, Janeiro, deu para sentir como a crossover está fácil e segura de pilotar. As suspensões ficaram mais firmes, o que é ótimo para viajar sobre o asfalto. Já o para-brisa "esticado" fez grande diferença ao proteger o peito do piloto contra o vento.
A vocação estradeira segue intacta, assim como o baixo consumo de combustível: a autonomia média auferida ficou em 30 km/l. Não vá esperando lá um desempenho muito emocionante, porém. Sua proposta é ser racional.
Faltou oferecer protetores de mão e opções de cores mais vibrantes, fugindo das conservadoras prata metálica e preta fosca -- no exterior há configurações em tons alegres de vermelho e azul.
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