Indian Chief Classic traz melhor do retrô americano por R$ 79.990
Representante fiel do estilo retrô – tendência que vem ganhando adeptos em todo o mundo –, a Indian Chief Classic chega ao Brasil com visual clássico (inspirado em modelos dos anos 1940) e um torcudo motor V2 por salgados R$ 79.990.
Para justificar o preço alto, o modelo acrescenta itens como quadro e balança em alumínio, acelerador eletrônico, piloto automático e sistema de freios ABS (antitravamento). Entretanto, apesar dos suntuosos paralamas que cobrem quase totalmente as rodas, é desprovida de adereços e até mesmo de assento para o garupa.
Com 2,63 metros de comprimento e 341 quilos (a seco), a Chief Classic impressiona pelo porte (ressaltado ainda mais com o parrudo tanque de combustível com capacidade para 20,8 litros). Por outro lado, os 66 cm da altura do assento para o solo facilitam manobras em baixa velocidade.
Com o guidão posicionado de forma a deixar o braço do motociclista semiflexionado, a cruiser americana oferece muito conforto numa longa tocada.
Coração valente
O V2 mencionado acima se chama Thunder Stroke 111. Trata-se de um motor de 1.811 cm³ que gera impressionantes 16,5 kgfm de torque a apenas 3.000 giros. A potência, infelizmente, não é divulgada pela Indian. Motor e câmbio (de seis velocidades) montados no mesmo bloco ajudam a reduzir a vibração do conjunto.
Sua arquitetura é praticamente a mesma usada pelas Chief da década de 1940, porém com materiais atuais e tecnologias como injeção eletrônica. Na estrada, rodando em sexta marcha, velocidade e faixa de rotação crescem de forma progressiva e linear: 100 km/h a 2.300 rpm; 110 km/h a 2.550 rpm; e 120 km/h a 2.800 rpm.
Na prática, todo o torque da Chief Classic está ali para fazê-la rodar com suavidade: não é preciso ficar reduzindo marchas, basta dosar o acelerador. Na rodovia, o modelo apresentou consumo médio de 18 km/l e bastante desenvoltura para contornar curvas, apesar do tamanho.
FICHA TÉCNICA - Indian Chief 2016
+Preço: R$ 79.990
+Motor: V2 arrefecido a ar
+Potência: não divulgada
+Torque: 16,5 kgfm (a 3.000 rpm)
+Câmbio: seis marchas
+Alimentação: injeção eletrônica
+Dimensões: 2,63 m (c). Demais dados não divulgados
+Peso: 341 kg (a seco)
+Tanque de combustível: 20,8 litros
Voltada ao conforto
O que mais impressiona quando a moto está em movimento é o bom trabalho do conjunto de suspensões. De longo curso e copiando bem as irregularidades do terreno, a Chief Classic transmite conforto e segurança ao piloto.
Na dianteira, o garfo telescópico de 46 mm de diâmetro e dupla mola tem bons 119 mm de curso. Na traseira, o monoamortecedor com ajuste na pré-carga da mola oferece 94 mm.
Conjunto de freios com dois discos e pinça dupla de quatro pistões na dianteira, além de disco traseiro simples e flutuante com pinça de dois pistões -- todos com 300 mmm de diâmetro --, transmite confiança ao piloto e demonstra bom funcionamento, especialmente pelo auxílio do ABS.
Três outras características contribuem para o conforto: o banco, que, apesar de único, é bem amplo; as pedaleiras -- tipo plataforma -- revestidas de borracha; e os pneus, com generosas medidas -- 130/90 na dianteira e 180/65 na traseira --, que calçam rodas de liga leve aro 16.
Pode bater a Harley?
Em geral, a Indian Chief Classic é divertida de pilotar e um dos melhores modelos da marca: entrega torque de sobra, suspensões e freios compatíveis, bom nível de conforto, segurança e estabilidade. Além, é claro, do estilo retrô, que agrada a muitos: peças cromadas, faróis auxiliares e o luminoso índio na ponta do envolvente paralama.
Não estamos falando de uma moto para quem tem pressa de chegar ao destino, mas sim para ser apreciada e admirada ao longo do percurso. Pontos negativos vão para o preço, R$ 10 mil mais caro que o da concorrente Harley-Davidson Fat Boy (R$ 69.900), e a ausência de assento para garupa como item de série.
Apesar de fundada há 115 anos, a Indian se instalou recentemente no Brasil e ainda é desconhecida do consumidor local. Sua dura missão será mostrar ao motociclista que tem qualidades para enfrentar a tradição da Harley, presente em nosso mercado desde os anos 90.
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