Nova CB 500F tem status (e preço) de moto maior; saiba como anda
Nascida há três anos como uma motocicleta racional e multiplataforma -- quadro e motor são compartilhados com CBR 500R e CB 500X -- a Honda CB 500F pretendia ser a porta de entrada para as motos maiores da marca, oferecendo uma pilotagem acessível.
A família foi reformulada para a linha 2016. No caso do modelo naked, foram efetuados ajuste na suspensão dianteira, manetes, sistema de iluminação (agora com LEDs) e, o principal, visual novo que lhe conferiu status de moto maior.
O problema é o valor exagerado cobrado pelas novidades: R$ 28.000 já com freios ABS (antitravamento), 13% a mais do que os R$ 24.625 de sua antecessora.
Mudanças em detalhes
No quesito aparência a CB 500F evoluiu sensivelmente. Farol e lanterna em LED, além da iluminação mais eficiente, deram aspecto sofisticado. O tanque, agora com capacidade para 16,7 litros (um litro a mais), as novas aletas, a rabeta facetada e a encorpada ponteira de escapamento também contribuem para a sensação de que o modelo ficou maior.
Ao longo de uma viagem de mais de 300 quilômetros, vários outros motociclistas puxaram conversa para elogiar o visual a moto. Quase todos afirmaram que o novo desenho despertava a vontade de comprá-la. A empolgação acabava quando descobriam o preço...
Ciclística foi aprimorada. O garfo telescópico dianteiro, retrabalhado internamente, agora oferece ajuste na pré-carga da mola, embora com uso de ferramentas. Também há opção de regulagem do monoamortecedor traseiro.
Em estrada sinuosa, o amortecimento dianteiro mostrou funcionamento mais suave, mas a balança traseira ainda é macia demais para uma pilotagem esportiva.
Outra novidade é que o piloto pode mudar a altura do manete de freio. Mas é só: o conjunto segue formado por disco de 320 mm (pinça Nissin de dois pistões) na dianteira, e disco de 240 mm com pinça simples na traseira. Frenagens são eficientes, todavia, exigindo atuação do ABS somente em situações de acionamento muito brusco.
Motor é velho conhecido
Algo que não mudou na CB 500F 2016 foi o uso do bicilíndrico de 471 cc, que entrega 50,4 cv de potência (a 8.500 rpm) e 4,55 kgfm de torque (a 7.000 giros). A força é entregue de forma linear, sem assustar motociclistas entrantes ou decepcionar aqueles mais experientes.
Há bom torque em diversas faixas de giro e o câmbio recebeu pequenas mudanças para proporcionar engates suavizados. O ronco do novo escapamento, embora seja tímido, está mais empolgante que no modelo anterior.
Mesmo sem mudanças mecânicas, o consumo médio segue excelente para uma motocicleta de porte médio: 26,6 km/litro no teste de Infomoto, o que significa autonomia capaz de alcançar 400 quilômetros.
Etiqueta, um entrave
Sim, a Honda conseguiu remodelar a CB 500F refinando suas características sem deixar de lado a proposta de oferecer uma moto dócil e econômica. Entretanto, sua racionalidade esbarra no preço: com os R$ 28.000 cobrados por ela é possível levar uma Yamaha MT-07 2015, concorrente de 700 cc que tem 74,8 cv e 6,9 kgfm.
Portanto, a Honda colocou sua naked de 500 cc para competir, em custo, com rivais de especificação superior. Resta saber se a força da marca será suficiente para garantir que o modelo vai continuar sendo a referência do segmento.
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