Yamaha Factor é única moto flex do segmento de 125; leia impressões
As 125 cc sempre foram sinônimo de motos básicas destinadas a quem buscava baixo preço e economia de combustível. Isso muda se o parâmetro for a Yamaha Factor 125i 2017, que chega às lojas nos próximos dias
Por R$ 7.390, o modelo de entrada da marca traz de série itens comuns em motos maiores e/ou versões mais completas, como partida elétrica, painel digital, lampejador de farol, rodas de liga leve e pneu sem câmara.
Além disso, ela é a única 125 cc com motor bicombustível do mercado.
Como anda?
Além dos equipamentos de categorias superiores, piloto ainda conta com um painel digital (pequeno, é verdade). O lampejador de farol alto é uma boa surpresa nessa categoria, mas falta um corta-corrente (engine stop) nos comandos do punho.
O motor flex não tem trancos ou barulhos ao ser ligado. Os 134 kg (em ordem de marcha) da Factor são empurrados com entusiasmo e a facilidade de pilotar é grande -- com etanol, são 11,1 cv e 1,16 kgfm.
Traduzindo: é possível chegar a 120 km/h na estrada sem vento contra. Mas seu ritmo mais adequado está entre 90 e 100 km/h, quando o motor trabalha entre 6.500 e 7.000 giros. Na subida ela não supera 90 km/h.
O conjunto se mostrou acertado e permite mudanças rápidas de direção. No trânsito, a moto acelera com facilidade e não exige excessivas trocas de marchas. A 60 km/h, é possível rodar em quinta marcha com o motor a 5.000 giros.
FICHA TÉCNICA - Yamaha Factor 125i 2017
+ Preço: R$ 7.390 (sem frete)
+ Motor: um cilindro, SOHC, bicombustível, arrefecimento a ar
+ Potência: 11,1 cv a 7.500 rpm (etanol) e 11 cv a 7.500 rpm (gasolina)
+ Torque: 1,163 kgfm a 6..000 (etanol) e 1,153 kgfm a 6.000 rpm (gasolina)
+ Alimentação: injeção eletrônica
+ Câmbio: cinco marchas
+ Dimensões (CxLxA): 2.015 mm x 735 mm x 1.085 mm
+ Peso: 124 kg (em ordem de marcha)
+ Tanque: 15,7 litros
Olho no bolso
A elevada autonomia e o baixo consumo são atrativos da Factor quando abastecida com gasolina: 46,8 km/litro, número que pode garantir até 550 km com apenas um tanque. São 15,7 litros de voume para combustível.
Equipada com freio a disco de 245 mm na dianteira e tambor de 130 mm na traseira, ela transmite confiança em frenagens.
Na prática, a Factor é opção interessante para quem quer uma moto racional e flex. Mas fique atento: concessionárias de São Paulo e do interior paulista têm cobrado R$ 7.750, mais que o valor sugerido pela marca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.