Embora os faróis mais utilizados sejam os halógenos, muitos modelos estão adotando novas tecnologias. A mais recente é a de LEDs, recurso que substituiu o xenônio como solução mais eficaz. Mas, como toda tecnologia, a evolução é marcante e soluções inéditas estão virando a esquina. Recentemente, a Ford apresentou uma nova geração de faróis inteligentes. Eles são capazes de projetar informações da direção, percurso e GPS na própria pista. É uma solução ainda mais eficaz, pois permite que o motorista permaneça sempre com os olhos no caminho, algo que o ligeiramente distrativo head up display deve um pouco. Embora não tenha nem previsão de adoção comercial, o novo equipamento já é uma solução melhor do que a projeção de informações no próprio para-brisa, algo que até pode oferecer recursos de realidade aumentada, mas que é, na verdade, uma outra distração. Manter o motorista focado na pista é algo fundamental. O tempo de resposta pode ser a diferença entre causar ou não um acidente. Para você ter um parâmetro, um carro rodando a 90 km/h cobre 25 metros em um segundo, distância que é quase a mesma exigida para frear totalmente o mesmo modelo. De acordo com o fabricante, a tecnologia pode informar o motorista sobre mudanças no tempo, piso escorregadio e também exibir informações do GPS. Enquanto o futuro não chega, outros fabricantes já oferecem algumas revoluções para os consumidores brasileiros. Muitos compactos já trazem iluminação por LEDs, algo que tende a se tornar cada vez mais comum. É inevitável pensar apenas em itens de segurança ativa (exemplo da frenagem automática ou controle eletrônico de estabilidade) e passiva (airbags e estrutura moderna). Porém, os faróis representam um elemento de segurança ativa e tanto — aquelas capazes de evitar um acidente. Alguns compactos trazem a iluminação de LEDs apenas em suas versões intermediárias ou, principalmente, apenas na topo de linha. Uma exceção é a Volkswagen. A marca apresentou os novos faróis do facelift do Polo e, de acordo com o fabricante, todas as configurações do modelo renovado terão faróis do tipo. Há uma pegadinha: quando foi indagada se todos os Polos contarão com a mesma, a resposta foi evasiva, uma vez que o Polo Track, futura versão de acesso do carro, pode não contar com reestilização ou faróis de LEDs — algo a se confirmar. De qualquer forma, o recurso oferece dois níveis de tecnologia. O LED tradicional já representa uma evolução e tanto perante os halógenos, dado que oferece 50% a mais de intensidade e, de quebra, mais de 130 metros de alcance, número que é 85% maior. Como de costume, a versão mais cara será a única a ter uma variante mais tecnológica de LED: o Polo GTS. O esportivo virá com faróis matriciais, uma tecnologia batizada de IQ. Light (IQ é uma referência ao coeficiente de inteligência). Eles utilizam informações Por exemplo, quando um carro estiver vindo no sentido contrário, apenas ele deixará de ser iluminado pelos LEDs, o que anula o ofuscamento e não deixa de iluminar todo o resto ao redor. Parece que o futuro será brilhante. Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros. **** MAIS SOBRE CARROS E AUTOMOBILISMO: NEWSLETTER DE FLAVIO GOMES Todo domingo, Flavio Gomes escreve sobre a Fórmula 1 e outras competições do automobilismo e relata bastidores de sua longa carreira como jornalista. Para se cadastrar e receber a newsletter semanal, clique aqui. PUBLICIDADE | | |