O carro elétrico precisa sempre reaproveitar energia ao máximo. Tamanha importância disso que as fabricantes participam de uma verdadeira corrida para o desenvolvimento de novas tecnologias que aprimorem a autonomia dos veículos. Um dos primeiros grandes feitos foi a criação da regeneração durante as desacelerações e frenagens. Agora, a BMW está preparando mais um, tão relevante quanto. O site CarBuzz descobriu uma patente da marca na Alemanha que, de forma técnica, descreve como funcionará o esquema de reaproveitamento de energia pelo sistema de suspensão dos carros. Ou seja, ao passar em buracos, valetas e lombadas, os carros vão ser beneficiados. Os documentos indicam que o i7 será o primeiro a receber a novidade, sem previsão de quando. De forma resumida, o desenvolvimento utilizará a movimentação vertical do carro para gerar eletricidade. O mecanismo terá um pequeno disco que gira conforme o braço de suspensão sobe. O sistema também conta com uma embreagem que libera o movimento na hora da descida. Desse modo, a suspensão tanto ficará livre para o seu funcionamento principal (que é suavizar o carro e manter a sua estabilidade), quanto para gerar energia. Que isso vai encarecer ainda mais os modelos que receberem a tecnologia, isso não é surpresa. Claro que, como serão modelos mais caros que vão utilizar em um primeiro momento, o ganho de eficiência deverá compensar o aumento proporcional dos custos para o cliente final. Ainda resta saber, com exatidão, o quanto a mais que os carros vão passar a rodar com a novidade. PUBLICIDADE | | |